Advogado digital

Advogado digital: como as redes sociais influenciam no marketing do escritório?

A tecnologia está cada dia mais presente na vida das pessoas e principalmente no meio ambiente do trabalho. Nossa sociedade está sempre passando por transformações e a partir disso acabam por surgir novas formas de atuação, como é o caso do advogado de Direito Digital.

O direito brasileiro está sendo povoado por novas leis que regulamentam o comportamento social e a segurança digital das pessoas. Com isso, nascem diferentes formas de atuação na advocacia digital, pautando-se também na aplicação de leis voltadas para o direito digital.

Advogado Digital: o que é e o que faz?

Mas você sabe o que é um advogado digital e o que ele faz? Esta recente carreira engloba práticas relacionadas a novas tecnologias jurídicas, ferramentas e estratégias digitais, e também leis que abordam comportamentos pessoais na Internet.

Os campos de atuação são muitos e com isso muitas são as oportunidades para esse profissional no mercado.

Surge uma grande gama de atuação, ou seja, vários campos de ação para se atuar, como por exemplo:

  •     contencioso: civil, trabalhista, tributário, previdenciário e autoral;
  •     criminal: crimes no digital, injúria, difamação, calúnia e furto de dados;
  •     contratos: e-commerce e startup;
  •     consultivo: consumidor e civil;
  •     compliance: novas práticas jurídicas-empresariais relacionadas ao Direito Digital.

Qual o salário médio de um advogado digital?

Atualmente, a faixa salarial para essa categoria está em torno de R$3.474,39 e o teto salarial é de R$ 11.189,59, sendo que R$ 4.532,65 é a média do piso salarial em 2022 que visa os acordos coletivos, e leva em conta os profissionais em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) de todo o Brasil.

Já a cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Advogado Digital é a de São Paulo/SP.

Desafios de se trabalhar no digital

O profissional que atua como especialista em Direito Digital precisa gostar de estudar e estar sempre atento às mudanças relacionadas à tecnologia que, aliás, surgem constantemente e em grande velocidade.

Apesar de ser uma área tentadora, há alguns desafios de se trabalhar no digital, e o principal deles é sair de uma cultura analógica ou tradicional e entrar em uma cultura totalmente digital. Isso acaba mudando a mentalidade de algumas pessoas, e exige que elas comecem a trabalhar de forma mais colaborativa e adotem certa agilidade nos seus processos e suas decisões.

Portanto, ter treinamento e capacitação é fundamental. Primeiro, porque atribui mais conhecimento técnico e teórico sobre o que precisa ser feito. E, depois, porque essas capacitações aumentam a autoconfiança aos antigos e futuros clientes.

Como as redes sociais influenciam no Marketing do escritório?

Como tudo que envolve cultura, também é importante que os colaboradores percebam valor nesta mudança. Então, se você deseja uma nova direção no seu escritório de advocacia, é preciso mostrar como cada um pode se beneficiar dos esforços solicitados.

É válido ressaltar, que uma das ferramentas à disposição do advogado é o marketing digital jurídico. A partir dele, o profissional poderá executar estratégias legais e em conformidade com as normas éticas da OAB, as quais serão capazes de conquistar novos clientes para seu negócio, através de anúncios digitais, sites ou redes sociais.

Com uma estratégia de marketing digital, o advogado consegue criar possibilidades de comunicação com seus potenciais clientes, conseguindo focar, também, na construção de uma imagem e uma presença forte no mundo online, o que hoje em dia é muito importante para qualquer área e setor.

Atualmente há várias técnicas de marketing jurídico que podem ser utilizadas na advocacia digital e uma delas é o marketing de conteúdo. Nessa estratégia, o advogado se atenta em criar conteúdos relevantes e de qualidade para sua audiência e público, e os distribui gratuitamente no meio escolhido, seja no site, rede social ou portal jurídico.

O marketing de conteúdo permite que o advogado  consiga atrair clientes com frequência, pois seu conteúdo estará à disposição sempre que for consultado na internet. Além disso, contribui para transformar o profissional em uma autoridade na sua área de atuação, pois ele fica livre para demonstrar seus conhecimentos.

Conclusão

Por fim, é importante reforçar que existem outras técnicas de marketing digital que podem ser utilizadas, cabe ao profissional estudá-las e ver qual se adequa melhor ao seu negócio e objetivo.

Com novas áreas de atuação voltadas para o virtual, com possibilidades de implementar estratégias de marketing digital jurídico, com novas tecnologias surgindo para trazer melhorias às rotinas dos advogados, não há maneiras de negar que a advocacia digital é vista como uma propensão no mercado jurídico para os próximos anos.  

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.