escolas

Administração para o gerenciamento de escolas

As escolas transmitem a base do conhecimento desde a primeira infância, até o ensino médio. Em parceria com os amigos e familiares, a escola é fundamental e indispensável para formar cidadãos com conhecimento cultural e prontos para os desafios da vida, assim como para o mercado de trabalho.

Uma escola envolve vários setores, que variam desde a contratação de profissionais de manutenção, até a definição do corpo docente. Porém, a parte administrativa também é fundamental para uma escola, seja ela uma escola de ensino fundamental, médio ou primário.

Diante da importância do setor administrativo, é importante saber sobre alguns serviços que são indispensáveis para a gestão escolar, assim como as novas atividades que a escola pode oferecer.

Parte administrativa: importância e gestão escolar

Quem pensa que uma escola só tem o desafio de ensinar os alunos, está enganado. A escola é como uma empresa normal, que precisa se ajustar em relação à logística, comercial, de comunicação e marketing, de trabalho com seus colaboradores, assim como lidar com questões contábeis e fiscais.

E se tem um serviço que é indispensável para qualquer empresa, são os serviços fiscais e contábeis. Por meio desses serviços, é possível ter controle das despesas da escola, assim como o acesso à folha de pagamento dos colaboradores e fornecedores da empresa, para gerenciar de forma mais assertiva os lucros da escola.

Algumas escolas não podem contar com esse serviço internamente, por conta da questão financeira de manter um setor, e por isso, existe como alternativa a contratação do serviço de contabilidade e assessoria por meio de empresas terceirizadas.

Essas empresas contam com profissionais de contabilidade que são qualificados para a realização das atividades e que podem ajudar nesse controle orçamentário e pagamento de contas.

Além disso, por meio desta assessoria, é possível compreender melhor o cenário socioeconômico da empresa e por meio de relatórios tomar decisões que sejam corretas e benéficas para o negócio.

Diante disso, é possível realizar também a contratação de serviços mais específicos, como é o caso da Assessoria em folha de pagamento, que irá manter o pagamento de salários e benefícios dos colaboradores sempre em dia.

Gerenciar de forma correta a parte contábil é importante para evitar problemas como multas por parte dos órgãos públicos, sonegação de impostos ou o não pagamento adequado de tributos.

Outros serviços

Cada vez mais, as escolas devem buscar oferecer diferenciais, assim como obter serviços que atraiam o público-alvo para esse ambiente. Diante de tantas escolas que existem, com vários planos pedagógicos disponíveis, os pais precisam ter um direcionamento sobre qual instituição escolher.

Muitas famílias têm buscado por um Colegio ensino fundamental sao paulo, que seja integral. Isso porque os pais costumam trabalhar o dia todo e gostariam que seus filhos continuassem tendo algum tipo de ocupação após o horário de aula.

Por isso, no colégio integral, as crianças podem ter aulas pedagógicas em um dos turnos, e no outro horário, realizar atividades, como:

  • Prática de esportes;
  • Aulas de literatura;
  • Aulas de música;
  • Aulas de instrumentos musicais;
  • Aulas de libras;
  • Aulas de outros idiomas.

Além de enriquecer a formação cultural da criança, e contribuir para o seu desenvolvimento, a escola consegue também atrair a atenção dos pais pelos serviços prestados. Diante dessa possibilidade, esse tipo de ação tem sido buscada cada vez mais e pode representar um diferencial para o negócio.

Por isso, algumas escolas têm investido em um pacote promocional entre as aulas que são ofertadas e o transporte das crianças. Existem empresas que trabalham com a Locação de ônibus para o transporte escolar, e que podem fazer parcerias com a escola para conceder um desconto aos pais, assim como a escola pode contratar um profissional capacitado para realizar o deslocamento dessas crianças.

Esse tipo de serviço é ideal para quem vive em cidades mais afastadas, ou para os pais que querem escapar do trânsito, essa é uma forma segura de garantir que os filhos cheguem à escola em segurança e no horário correto.

Diante disso, a escola também tem a opção de realizar o aluguel de onibus, ou de contratar uma empresa de vans especializada em transporte escolar.

Vale ressaltar que, para realizar o transporte de crianças e adolescentes, é importante ser uma van ou ônibus registrado nos órgãos municipais regulamentadores, para garantir a segurança e o bem-estar das crianças.