Ações que podem alavancar seu negócio

Uma boa gestão de estratégias é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Neste contexto, investir em melhorias contínuas é essencial.

Do Aluguel de máquina de café expresso até soluções inovadoras para setores como o RH, há muitas ações que podem ser feitas para que o negócio avance.

Antes de um projeto empreendedor ganhar espaço no mercado, tudo começa com um bom plano de negócios que vai mapear as oportunidades, fraquezas, necessidades e pontos fortes do empreendimento.

No entanto, com as mudanças do hábito de consumo, as instabilidades econômicas e os riscos reais de qualquer projeto empreendedor, esse plano precisa ser dinâmico.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional,  cerca de 24% das microempresas fecham com menos de dois anos de existência.

Além disso, esse valor sobe para os 50% em relação às empresas com menos de quatro anos. A estatística é real, mas ter hábitos saudáveis de gestão empresarial pode trazer uma perspectiva um pouco mais animadora para o seu negócio.

Afinal, acreditar na sua ideia e traçar um plano é o primeiro passo. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo e confira algumas ações que podem alavancar seu negócio.

Invista em soluções que podem otimizar recursos

Já pensou que você pode substituir a compra de vários filtros de papel e pó pelo Aluguel de máquina de café expresso para seu escritório? A princípio essa solução pode parecer mais cara do que o cafézinho tradicional, contudo, esse pode ser um ótimo investimento a longo prazo.

Além trazer mais comodidade para os colaboradores, visitantes e clientes, a locação de uma máquina pode render uma economia de gastos e, dependendo do equipamento, ainda é possível lucrar com isso.

Não é à toa que locais como hospitais, aeroportos e rodoviárias muitas vezes apostam no Aluguel de máquina de café expresso para vender o café e tirar uma porcentagem em cima. Ou seja, essa é uma solução que pode ser aproveitada de formas múltiplas e ainda assim, garante a otimização de recursos financeiros.

Ainda está na dúvida se essa solução vale a pena? Confira o checklist abaixo com as principais vantagens:

  • Mais conforto para os colaboradores/visitantes;

  • Maior praticidade na rotina;

  • Redução de custos financeiros convencionais;

  • Design personalizado e funcional.

Outsourcing de Impressão

Além das máquinas de café, outra opção que pode ser interessante para a otimização de recursos de um negócio é o investimento em Outsourcing de Impressão.

Na prática, esse termo faz referência a locação de equipamentos como impressoras, scanners e dispositivos que fazem parte do processo de impressão.

Além de ser uma solução que cumpre a demanda do seu negócio, essa técnica se destaca por proporcionar as seguintes vantagens a curto, médio e longo prazo:

  • Redução de custos financeiros;

  • Controle remoto da quantidade de tintas/cartuchos;

  • Assistência técnica especializada durante o contrato;

  • Mais praticidade.

Neste contexto de Outsourcing de Impressão, também vale a pena refletir sobre ações que visam a economia de impressão, de forma geral.

Com as possibilidades digitais, reduzir a emissão de materiais impressos e usar a tecnologia também é uma forma de otimizar os recursos financeiros e materiais.

Essa é uma medida que, junto com outras pode ser considerada um passo para a sustentabilidade.

Invista nos recursos humanos

Se engana quem pensa que o setor de recursos humanos se limita aos processos de admissão/desligamento dos colaboradores.

Como o próprio termo sugere, esse é um setor que precisa se dedicar ao cuidado das pessoas que estão na empresa, ou seja, quem  compõe os recursos humanos.

Isso quer dizer que criar estratégias de capacitação, treinamento, reconhecimento e planos de avanço de projeção de carreira é necessário para que as coisas avancem.

Com uma boa gestão de recursos humanos, você está investindo não só na pessoa que está empresa, mas no futuro que aquele colaborador (a) pode construir ao lado do seu negócio.

Que tipo de profissional teremos no futuro e precisamos nas empresas? Essa é uma pergunta que está surtindo efeito nas pesquisas de RH, nas universidades e no mundo corporativo de forma geral.

Por isso, além de investir em necessidades que facilitam o dia a dia desse setor como a Terceirização de folha de pagamento, é importante também pensar em estratégias que causem outros impactos. São possibilidades:

  • Investir na integração de setores;

  • Incentivar a participação de pessoas em eventos/experiências;

  • Faça um estudo de plano de carreira;

  • Ofereça suporte para estudos e desenvolvimento pessoal.

Com todas essas possibilidades, deu para perceber que alavancar um negócio vai muito além de pensar em soluções limitadas como a busca por uma assistencia tecnica para consertar um produto? A gestão de uma empresa é o conjunto da obra e, por isso, só é possível avançar quando todos os setores estão em sintonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *