Dicas de controle financeiro para o seu dia a dia

Você sabia que a maior causa de endividamento do brasileiro é a falta de cuidados com as finanças e de um controle financeiro adequado? 

O controle financeiro pode salvar o seu mês e te ajudar a tomar decisões que evitem a inadimplência financeira.

Seu nome limpo é importantíssimo para conseguir crédito melhores, cartões de crédito com limite alto e até contribuir para a compra da sua casa própria.

Seu nome limpo e as suas conta em dia são um certificado de “bom pagador” para o mercado. Além disso, manter as finanças sob controle colabora e muito para sua saúde financeira, física e mental.

Passar por longos períodos e diversos ciclos de endividamentos causa um desgaste muito maior do que se pode imaginar.

 

O básico do Controle Financeiro na prática

 

Passo 1:

Controlar as finanças é um hábito e ele precisa ser alimentado diariamente. No começo é um pouco complicado manter a regularidade, mas depois tudo fica mais fácil.

Comece pelo básico, nesta hora vale tudo, desde até um bom caderninho e uma caneta para começar a registrar tudo aquilo que você gasta e tudo aquilo que você recebe, até uma planilha de Excel.

No final do mês, depois de registrar tudo, você tem o primeiro extrato das sua finanças. Dessa forma, fica muito mais fácil de enxergar por onde seu dinheiro está “escapando”.

Depois de descobrir o quanto de dinheiro você está gastando de forma desnecessária, experimente fazer um teste simulando o quanto de dinheiro você juntaria ao longo dos anos se investisse ele de alguma forma.

O site www.calculadora.com.br e sua calculadora de investimentos pode te auxiliar nesta conta.

 

Passo 2:

 

Corte tudo aquilo que é supérfluo. Está gastando demais com comida na rua? Opte por comer mais em casa ou preparar e levar algo de casa para o trabalho.

Gastos com supermercado? Opte por comprar somente o necessário. Energia alta? Evite muito tenho no chuveiro durante banhos quentes. São “pequenas” mudanças que fazem a diferença no final do mês.

 

Passo 3: (dica de ouro – Ferramentas que podem te ajudar no controle financeiro)

 

Depois do laço afetivo que você criou com as suas contas é a hora de aprofundar a relação. O aprofundar a relação no mundo financeiro é a busca por respostas de acordo com as informações que você tira dos dados financeiros que você colheu durante o mês.

Sistemas de controle financeiro online entregam mais informações/dados sobre sua vida financeira com muito mais praticidade e rapidez que uma caderneta de papel e uma planilha de Excel.

São diversos relatórios, dentre alguns têm-se: controle de metas de orçamento e despesas, visão geral das suas contas, relatórios por categoria e mais uma infinidade de benefícios que podem ajudar a tomar as melhores decisões na hora de gastar o seu dinheiro.

Já pensou em ter suas contas na palma da mão e alimentar o seu financeiro em tempo real? Pois é, um site de controle financeiro online oferece toda essa praticidade.

 

Investimentos que rendem mais que a poupança

 

Depois do passo 2, que você cortou os supérfluos e começou a economizar em outras áreas, uma graninha, mesmo que pequena, começa a sobrar no fim do mês.

Opte sempre por deixar as finanças no verde, seu nome limpo e pense em guardar um pouco do seu dinheiro.

“Ah, mas sobra muito pouco”

Para guardar uma graninha, não precisa de muito dinheiro. Conheça o Tesouro Selic, por exemplo, que é um título público que você pode começar a investir com menos de 100 reais, não paga taxa nenhuma para investir, você pode sacar quando quiser e ainda rende mais que a poupança.

Existem outras possibilidades que você pode começar com pouca grana, o importante é sempre guardar um pouquinho.

Futuramente, o juros sobre juros podem transformar seu “pouquinho” de todo mês em uma boa grana.

 

Dica de diamante

 

Lembra do controle financeiro da Dica 3? Pois é, ele também serve para controle dos seus investimentos.

Depois de ter suas finanças sob controle e começar a fechar seus meses sempre de forma positiva você poderá se tornar um investidor.

Utilize um bom gerenciador de investimentosassim, você terá o controle da sua vida financeira de forma ainda mais completa e efetiva.

Texto produzido por Finanças Forever