wordpress

A velocidade de carregamento dos sites importa para o marketing digital

Você já parou para pensar na importância do SEO para o site de sua empresa? Afinal, a otimização de sites garante uma maior visibilidade e credibilidade, acarretando no aumento de clientes e vendas.

As técnicas usadas para isso são bastante variadas. Contudo, as maior parte das ações se concentram em otimizar as palavras-chave, títulos de posts e em fazer link building. 

Entretanto, pouquíssimas pessoas se atentam a um fato extremamente importante e que pode implicar, inclusive, na perda precoce de clientes: a velocidade de carregamento de seu site.

Contudo, o carregamento é extremamente importante pois:

  • A demora na resposta de uma página pode fazer o leitor migrar;
  • A resposta da página é responsável pela fluidez pelos conteúdos;
  • Quanto mais otimizado, mais conteúdos são consumidos;
  • O conteúdo é visto por completo rapidamente, prendendo o leitor.

Por isso, separamos um material para que você possa impulsionar esse processo, tornando-o mais ágil e satisfatório aos clientes. Acompanhe:

Foque na otimização de imagens

Uma vez que apresentam inúmeros detalhes e cores diferentes, é normal que as imagens sejam os arquivos mais pesados presentes nos sites.

Assim, elas podem ser um fator em potencial que atrase consideravelmente o carregamento do portal. Logo, é interessante que você sempre se atente a elas. 

Nesse contexto, um ótimo conselho é trabalhar com poucas imagens, usando apenas aquelas que são realmente necessárias.

Contudo, quando a utilização delas for inevitável, é interessante utilizar ferramentas, como os compactadores, para diminuir o seu tamanho.

Desse modo, será possível acrescentar um maior número de imagens e ocupando um espaço menor. Consequentemente, garante-se um carregamento mais rápido do endereço digital.

Utilize CDN

A sigla se refere a um termo utilizado para descrever um sistema de servidores otimizados localizados em diversas partes do mundo e que estão interligados por meio da rede.

De maneira geral, eles trabalham de modo transparente para fornecer a entrega rápida de conteúdos para os usuários.

Dessa forma, utilizar esta ferramenta propicia que seu site fique mais veloz, uma vez que a conexão de seu visitante ocorrerá em um servidor mais perto dele. 

Portanto, vale muito a pena utilizar o sistema e melhorar a experiência de todos os seus usuários.

Sempre habilite seu cache 

O recurso do cache é utilizado, principalmente, para evitar uma sobrecarga do servidor. A página em cache é uma cópia idêntica de que foi gerada anteriormente a armazenada em um arquivo.

Assim, resumidamente, ter um site de cachê permite que ele seja carregado várias vezes sem a necessidade de uma prévia consulta ao banco de dados. 

Isso torna o processo muito mais dinâmico e veloz, contribuindo para agradar os seus clientes, ganhando credibilidade e fidelidade.

Revise o código de seu site

É bacana salientar que apesar de existirem partes do site que não são visualizadas por seus visitantes, elas também necessitam de otimizações.

Logo, você deve saber que cuidar do código também influencia no carregamento do site. Por isso, preocupe-se em mantê-lo sempre limpo.

Mais ainda, se foi alguém que criou o endereço para você, questione se não é possível deixar os arquivos mais leves.

Caso você mesmo tenha elaborando  sites, sabe quais foram as linhas utilizadas até ele ficar pronto e, dessa forma, pode revisar e remover as que forem desnecessárias.

Elimine quaisquer recursos desnecessários no site

Você deve compreender que todos os plugins, extensões e scripts externos utilizam espaço em seu site.

Logo, muitas vezes usamos mais recursos do que realmente precisamos. Por isso, verifique a estrutura do seu site e deixe ativo aquilo que é realmente relevante.

Em muitas ocasiões, adicionamos detalhes extras para deixar os sites mais bonito. No entanto, é importante analisar se esses recursos adicionais são realmente necessários, já que podem aumentar o tempo de carregamento do portal.

Em alguns momentos, pode ser mais vantajoso abrir mão de alguns recursos para garantir que seus visitantes tenham acesso a sites com melhor funcionamento, maior velocidade de carregamento e, consequentemente, mais dinamicidade. 

O ideal é que você sempre tenha em mente que os mecanismos de busca procuram por qualidade no desempenho e conteúdo. 

Portanto, o carregamento rápido do site é um quesito fundamental para o sucesso de sua empresa, marca ou negócio.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de ter um site com carregamento veloz e quais estratégias você pode utilizar para conseguir isso, fica muito mais fácil tornar o seu site otimizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Upsites, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.