O que é contabilidade online? Tudo o que você precisa saber antes de contratar

Os avanços tecnológicos e a transformação digital nas empresas reconfigurou as formas de conduzir os trabalhos de diferentes setores. Esse é o caso da contabilidade.

Nesse cenário, a contabilidade é um serviço essencial para realizar uma eficiente gestão financeira da empresa. Isso porque ela é peça-chave na garantia da saúde financeira de um negócio.

Desse modo, com a evolução do mercado e uma demanda cada vez maior por serviços contábeis ágeis e práticos, surgiram empresas que prestam contabilidade online de modo a otimizar esse serviço e torná-lo mais eficiente.

Isso ocorre devido a tendência impulsionada pelas inovações na tecnologia que permitem a prestação desse serviço em ambiente virtual.

Mas, afinal, o que é contabilidade online?

Neste artigo, explicaremos o que é contabilidade online, como ela funciona na prática, quais as principais vantagens para a sua empresa e que cuidados tomar antes de contratar.

O que é contabilidade online?

Podemos definir o que é contabilidade online como a prática da gestão contábil de uma empresa por meio de uma plataforma digital conectada à internet.

Ou seja, é a possibilidade de resolver assuntos fiscais e financeiros a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Para que isso ocorra, no entanto, é preciso ter acesso a internet. Com isso, tudo fica muito mais ágil e prático.

Desse modo, ao invés de ter que se deslocar para um escritório físico e agendar horário, o empreendedor consegue gerenciar tudo por meio de ferramentas como um computador, tablet ou celular.

Isso porque, na plataforma de automatização, a contabilidade se dá de maneira mais simplificada e ágil.

Como funciona a contabilidade online?

Como mencionamos anteriormente, a contabilidade online funciona em uma plataforma digital. 

Desse modo, os serviços do contador são prestados de maneira remota, via internet, dispensando os encontros presenciais e até o envio físico de documentos.

Assim, documentos importantes, dados sobre as finanças da empresa e relatórios ficam armazenados nessa plataforma. Isso permite um controle em tempo integral e até consultas aos dados de forma mais simplificada.

Tal possibilidade existe graças a essa ferramenta que apresenta funcionalidades específicas para dar um suporte completo ao cliente.

Desse modo, toda a gestão contábil é feita a partir desse sistema, seja a apuração de tributos, declarações, balanço patrimonial, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), orientações fiscais e trabalhistas, entre outras tarefas.

Como tudo é feito em um mesmo ambiente, é mais fácil realizar o controle e conferir as informações sempre que necessário. Além disso, na plataforma de contabilidade, o usuário consegue alterar e inserir dados de maneira intuitiva e descomplicada.

Vale destacar neste ponto que o contador que opera online deve ter a mesma qualificação exigida dos contadores que prestam serviços presenciais.

Além disso, é de suma importância que eles estejam inscritos no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 

Principais vantagens da contabilidade online

Para entender melhor o que é contabilidade online, veja a seguir alguns dos principais benefícios que essa modalidade oferece para o seu negócio:

  • Acesso 24 horas aos dados armazenados e em tempo real;
  • Preço mais acessível;
  • Otimização do tempo;
  • Agilidade no processos de informações;
  • Atendimento mais rápido e ilimitado;
  • Gestão contábil centralizada em uma única plataforma;
  • Organização facilitada de dados importantes e sensíveis;
  • Redução de custos operacionais;
  • Redução drástica na papelada;
  • Diminuição da burocracia;
  • Alinhamento da plataforma às estratégias da empresa.

Apesar de todas as vantagens apresentadas aqui, vale lembrar que a contabilidade online é mais indicada para empresas de pequeno porte ou microempreendedores individuais

Isso porque, nesses casos, as operações são mais simples e não há muita complexidade fiscal e tributária.

Quais cuidados tomar antes de contratar um serviço de contabilidade online?

Se você está cogitando a possibilidade de contratar um serviço de contabilidade online, é necessário prestar atenção em alguns pontos importantes. 

O primeiro deles é pesquisar sobre as principais empresas prestadoras desse tipo de serviço e avaliar qual opção seria a mais adequada para o seu negócio, tendo em vista suas necessidades específicas.

É interessante se atentar também aos clientes das empresas e as opções costumam atender. Desse modo, é possível consultar a opinião deles. 

Afinal, nada melhor que saber de quem experimentou o serviço se ele é realmente bem feito por aquela empresa em específico.

Além disso, leve em consideração também os valores cobrados e se a metodologia de trabalho da empresa de contabilidade online é compatível com a sua. O suporte técnico é outro fator a ser colocado na balança.

Fique atento também ao seu modelo de negócio e ao grau de complexidade dos seus processos fiscais e tributários.

Ficou claro o que é contabilidade online? O Qipu, criador deste conteúdo, oferece esse serviço para mais de 400 mil empresas. Entre em contato com a gente e vamos conversar!