3 cursos para estudar finanças e aprimorar seu negócio

Estudar finanças é primordial para qualquer empresa, e essa instrução pode vir tanto de gestores e lideranças, como de funcionários. Ou seja, ainda que você tenha um cargo operacional ou técnico, também pode contribuir com o tema dentro de um negócio!

Nesse sentido, apesar de existirem inúmeros cursos livres sobre o assunto, você pode ir além. Caso seu perfil profissional se encaixe totalmente com a área, a sugestão é realmente investir em uma graduação. Já pensou nisso?

Além de a faculdade contribuir para o andamento do negócio em que você atua no momento, ela também enriquece o seu currículo para outras possíveis oportunidades! 

Afinal, é no Ensino Superior que temos tanto a visão prática,quanto a teórica acerca de um assunto. Em outras palavras, isso te dará uma visão mais aprofundada sobre finanças e não apenas poucas horas de aprendizado. 

Que tal algumas opções de curso para começar esse planejamento? Anota aí três alternativas de graduação!

1 – Economia

Talvez o primeiro curso que venha na sua mente quando falamos em aprender sobre finanças seja justamente esse. E não é por acaso: as ciências econômicas realmente te dão um panorama geral.

Por outro lado, essa é uma alternativa que não lida apenas com números e pura matemática. Você ficará por dentro de teorias sobre o consumo e sobre toda a realidade socioeconômica do país e do mundo. Quer alguns exemplos?

Podem ser disciplinas dos cursos de Economia as seguintes aulas: 

  • Probabilidade e Estatística;
  • Teoria Microeconômica;
  • História do Pensamento Econômico;
  • Matemática Econômica;
  • Entre muitos outros. 

Tudo vai depender, é claro, de onde você irá estudar. Seja como for, você terá cerca de oito semestres (ou, mais especificamente, quatro anos) para adquirir muito conhecimento e colocá-lo em prática. 

Vale aplicar isso no seu próprio negócio, ou na empresa em que você já atua. Curtiu a ideia?

2 – Ciências contábeis

Caso tenha sentido que a opção anterior não está dentro do que você espera ao estudar finanças, não se preocupe! Agora vamos entrar no mundo das ciências contábeis, ou melhor, da contabilidade. 

Ao contrário da graduação em economia, essa é uma alternativa que lida com a versão mais operacional das finanças. Você aprenderá sobre controle, planejamento de contas, despesas, receita, fluxo de caixa e tudo o que envolve uma rotina financeira, seja ela privada ou pública. 

Apesar de ser um pouco diferente, a contabilidade também tem disciplinas em comum e que se enquadram nas ciências econômicas, mas não só! 

Inclusive, administração financeira, direito empresarial e tributário, perícia, arbitragem e mediação, e empreendedorismo são algumas aulas que você também terá acesso.

Afinal, manter o quadro financeiro de uma empresa vai muito além de apenas um conceito. A educação empreendedora, por exemplo, pode fazer a diferença no seu negócio! 

3 – Gestão Financeira

Por fim, chegamos à possibilidade menos longa das três apresentadas: o curso de Gestão Financeira tem apenas dois anos!

Sendo um Tecnólogo, ele não necessariamente exige estágios e demais disciplinas complementares, mas também se enquadra em uma visão mais prática do assunto. 

Cursando essa opção, você terá visões de captação e geração de recursos, bem como estará por dentro do mercado como um todo. 

Nas aulas, também será possível adquirir noções de estoque e planejamento do negócio, não apenas campos que se relacionem diretamente com o fluxo de caixa.

Sob o mesmo ponto de vista que a Economia e a Contabilidade, a Gestão Financeira traz disciplinas similares. Porém, Análise de Investimentos, Mercado Financeiro, Operações Bancárias e Comportamento Organizacional são algumas adicionais. 

Se estiver procurando um caminho mais rápido para estudar finanças sem perder a qualidade de uma graduação: esse é o seu curso!

Que tal uma ajuda para decidir?

Em conclusão,  depois de tantas opções interessantes, sabemos que não é tão fácil bater o martelo. Por isso, aí vão algumas dicas rápidas:

  • Converse com profissionais que já estudaram as três faculdades;
  • Analise instituições de ensino e o tempo que você deseja investir nisso;
  • Compare a grade curricular completa de cada uma;
  • Investigue as oportunidades para o mercado de trabalho;
  • Pesquise como as teorias podem ser aplicadas no seu negócio.

Independentemente da sua escolha, estudar finanças sempre é um investimento que vale a pena. Você aplica o conhecimento na vida profissional e pessoal e, de quebra, se especializa no mundo financeiro! Boa sorte nessa decisão.