Descubra como organizar uma empresa com o Modelo Canvas

Um modelo de negócio organizado e bem estruturado tem maior propensão a obter resultados significativos. No entanto, a falta de organização é um problema que muitas empresas costumam enfrentar, o que acaba prejudicando o desempenho em produtividade e geração de lucro.

Nesse sentido, é necessário que se crie um sistema em que as diferentes áreas do negócio possam operar em harmonia e de maneira integrada e organizada. E uma ferramenta muito útil para isso é o Modelo Canvas. Você já ouviu falar?

O Canvas permite que você visualize as estruturas-chave do seu negócio e as mantenha em ordem. Para saber mais sobre esse assunto, te convidamos a prosseguir com a leitura deste conteúdo e conferir nas próximas linhas o que é o Modelo Canvas.

O que é o Modelo Canvas?

O Modelo Canvas (Business Model Canvas – BMC) é uma ferramenta de gestão estratégica que resume visualmente os pilares de um modelo de negócio.

Desenvolvido no início dos anos 2000 pelo teórico econômico suíço Alexander Osterwalder e pelo cientista da computação Yves Pigneur, o Canvas é formado por 9 blocos que comunicam e organizam as principais estruturas organizacionais:

  1. Propostas de valor;
  2. Segmentos de clientes;
  3. Atividades-chave;
  4. Recursos-chave;
  5. Canais;
  6. Relacionamento com os clientes;
  7. Principais parceiros;
  8. Estrutura de custos;
  9. Fluxos de receita.

O Canvas é bastante flexível e de fácil entendimento. Além disso, a ferramenta traz mais organização para a empresa. Confira este template do Modelo de Negócio Canvas, criado pelo Siteware.

Como organizar uma empresa com o Modelo Canvas?

Se você está em busca de como organizar uma empresa, o Modelo Canvas é a forma mais fácil de conseguir isso. Existem alguns sintomas que indicam a necessidade de reorganização do modelo de negócio, como:

  • Dificuldade para cumprir prazos;
  • Conflitos internos;
  • Ausência de planejamento;
  • Aumento da rotatividade dos colaboradores;
  • Diminuição das receitas e aumento dos gastos.

Para corrigir esse problemas, confira a seguir como organizar uma empresa utilizando o Modelo Canvas.

1 – Reveja a sua proposta de valor

A proposta de valor se refere a como os seus produtos ou serviços podem solucionar os problemas do seu público-alvo.

Para organizar o seu negócio, é necessário ter uma proposta de valor claramente definida. No Modelo Canvas, você deve identificar as tarefas que o cliente quer realizar e quais são as dores que ele sente (problemas) ao usar uma solução de mercado para isso.

Em seguida, você deve descobrir que benefícios seus clientes esperam de uma solução que os ajude a completar essas tarefas.

Com base nessas respostas, você deve criar uma proposta de valor para seu produto ou serviço que gere um ganho para seus clientes e seja um verdadeiro “analgésico” para suas dores.  

2 – Saiba que segmentos de clientes sua empresa atende

Uma empresa bem organizada precisa saber com exatidão para quais segmentos de clientes ela se destina. Isso ajuda a evitar o desperdício de esforços e investimentos em um grupo que não tem potencial para se tornar clientes futuramente.

Lembre-se: seu produto ou serviço precisa atender a uma necessidade real de um segmento da sociedade que esteja disposto a pagar o preço pedido por essa solução. Esse é seu público-alvo.

3 – Defina as estratégias de relacionamento com o consumidor

Estabeleça as estratégias para estabelecer um relacionamento duradouro e de confiança com os clientes da sua empresa.

Isso envolve não apenas comunicação, mas também atendimento rápido e ágil e qualidade nos produtos e serviços, além de uma marca reconhecida e confiável.

4 – Escolha os canais de comunicação mais adequados

Outro ponto relevante para organizar uma empresa se refere aos canais de comunicação utilizados para interagir com o público e fazer com que as campanhas de marketing e relacionamento cheguem até os segmentos de clientes.

5 – Defina quais são as atividades-chave

Não há como organizar uma empresa se as atividades-chave não estiverem muito bem definidas e esclarecidas para todos os colaboradores. A mesma coisa vale para o próximo tópico.

6 – Estabeleça os recursos-chave

Uma empresa bem organizada precisa ter ciência sobre os recursos indispensáveis para que as atividades-chave possam ser executadas, como mão de obra, capital de giro, equipamentos etc.

7 – Aponte quem são os parceiros-chave do seu negócio

Os parceiros-chave são aqueles que vão ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. Eles podem ou não ter interesses diretos em contribuir para o bom desempenho do seu modelo de negócio, como fornecedores, investidores e outras empresas.

8 – Estruture a sua cadeia de custos

Neste pilar do Modelo Canvas, você deverá estabelecer a cadeia de custos necessários para garantir que a sua empresa continue operando. 

Uma dica é usar indicadores financeiros para ter este ponto sempre monitorado e manter o planejamento financeiro da empresa sempre em dia!

9 – Defina seu fluxo de receita

Por fim, a definição do fluxo de receita é indispensável para organizar uma empresa. É a partir do fluxo de receita que você saberá como o seu modelo de negócio vai trazer retornos financeiros.

Se você quer entender ainda melhor como usar na prática o Modelo de Negócios Canvas, confira este vídeo da Siteware, ele é bastante didático e vai ajudar você a organizar sua empresa de forma estratégica para atingir todos os seus objetivos: https://youtu.be/Ic9ekq9eCaw

E aí, ficou claro como organizar uma empresa com o Modelo Canvas? Use essa ferramenta e organize as estruturas essenciais do seu negócio.