9 vantagens de adotar um software de RH

O RH é responsável por diversas áreas e tarefas dentro da empresa. Ele trabalha desde o momento de recrutamento e seleção, desenvolvimento e treinamento, até a formação de equipes, integração de profissionais e muito mais. 

O setor de recursos humanos é a base para uma gestão eficiente e estratégica da empresa como um todo. 

É esse o momento que a tecnologia entra com o objetivo de otimizar o trabalho do RH e torná-lo cada vez mais ágil. Contar apenas com planilhas ou documentos impressos dificulta o trabalho do Recursos Humanos, além de ser arriscado.

Para que o RH consiga desempenhar todas suas tarefas adequadamente, ele necessitará da ajuda de algum sistema. 

Realizar uma gestão de pessoas realmente eficiente, que consiga cruzar dados das soft skills e hard skills de um colaborador ou candidato, é essencial para gerir e desenvolver o principal valor da empresa: o capital humano. 

A implementação de softwares de RH é um dos principais passos para transformar a gestão de pessoas de uma empresa. 

Quer saber mais vantagens de porquê adotar um software em sua empresa? Nesse artigo, iremos mostrar por que e como implementar. Boa leitura! 

As 9 vantagens de adotar um sistema de RH

Ao adotar um software de RH, o setor de Recursos Humanos, além de ter controle sobre os processos da empresa, sendo horas extras, aviso de férias e outros, terá também acesso aos processos de gestão de pessoas. 

É importante que o RH saiba que gerir pessoas por meio do comportamento é um processo bem mais eficaz, pois dessa forma, ele poderá identificar, desenvolver e gerir seus colaboradores por meio dos dados comportamentais, compatíveis com o cargo, equipe e cultura da empresa. 

Para contratar um software, o RH precisa pesquisar e fazer testes e comparações, para encontrar um sistema que se adeque às demandas que o setor precisa desenvolver.

Sendo assim, não deixe de realizar experimentos para identificar as propostas de valor do sistema. 

1. Organização 

Muitos RH’s ainda dependem de trabalhos manuais, sendo assim, grande parte dos currículos, fichas profissionais e documentos são mantidos em pastas e podem gerar desorganização e perda de tempo para o RH.

Softwares auxiliam na fixação e organização de documentos para que, por meio de filtros e acessos rápidos, o RH possa acessá-los. 

Demandando muito menos tempo e mantendo-os bem mais organizados, ou seja, tornando essa procura bem mais prática. 

2. Segurança e qualidade

Ao adotar um software, o RH estará disposto a abandonar todas as planilhas que ficam salvas em seu computador.

Sabemos que essas planilhas, mesmo protegidas por senhas, não eram seguras e poderiam sofrer problemas técnicos a qualquer momento ou ficarem perdidas no armazenamento do computador. 

Um software poderá auxiliar a manter todos esses documentos sigilosos em segurança, pois tais programas já se previnem para qualquer erro técnico ou vazamento de dados. Mantendo também a qualidade das informações que se encontram dentro do sistema. 

3. Relatórios prontos

Em softwares de RH, normalmente, existem funções prontas. Em instantes, o programa consegue realizar diversos cruzamentos e criar relatórios que, se fossem produzidos a mão, demorariam uma eternidade. 

4. Customização 

Como citado acima, uma das grandes vantagens de adotar um software de RH, é obter relatórios prontos com apenas alguns cliques. Em alguns casos, esses relatórios podem ser customizados.

Dessa forma, o trabalho do RH se torna mais simples, rápido e prático. 

Além desse benefício, algumas empresas fornecem softwares customizáveis, ou seja, você pode definir o que você realmente irá utilizar e necessita para conseguir desempenhar o seu trabalho da melhor forma e com mais eficácia. 

Por isso é sempre importante, antes de adquirir qualquer software, verificar se ele se adequa às suas necessidades, bem como às da empresa. 

5. Economia

Sabemos que a partir do momento que o RH têm recursos necessários para trabalhar o capital humano da empresa, ele irá trazer muito mais valor e retorno sobre tudo que é investido. 

O capital humano é um dos principais valores da empresa, e quando bem trabalhado, torna-se a maior fonte de renda para a empresa.

Pensando nisso, quando o RH contrata um software que o auxilia na gestão, retenção, treinamento, desenvolvimento e até recrutamento, ele conseguirá trabalhar com mais qualidade e rapidez. O que geraria mais resultados para a empresa. 

Além da economia do tempo, o RH estará reduzindo os erros de contratação, treinamentos – que se tornam mais eficazes com um software de auxilio – e muito mais.

6. Redução do tempo em tarefas 

Como citado acima, outra vantagem de contratar um software de RH, é a possibilidade de poder reduzir o tempo com certas tarefas que poderiam, manualmente, tomar muito tempo. 

Podemos citar o exemplo de análise de currículos. Receber e avaliar cada email é algo que toma muito tempo do RH, alguns softwares já disponibilizam a função de filtrar e selecionar o currículo que é compátivel a vaga desejada. 

Dessa forma, o trabalho passa a ser muito mais prático e eficiente. 

7. Treinamento e desenvolvimento

Além da identificação e acompanhamento rápido da necessidade de treinamentos, o RH pode utilizar das próprias plataformas que o software oferece para aplicá-los. 

Assim como pode também enviar notificações e avisos sobre próximos treinamentos, provas e testes, para ver se ele foi realmente eficaz. 

Por meio do software, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, criando avaliações de desempenho que fornecem uma visão ampla de como o treinamento está auxiliando no desenvolvimento de cada um.

8. Aumento de Produtividade

Pelo fato do software conseguir cruzar dados e entregar relatórios mais precisos, o RH poderá tomar decisões mais estratégicas, seja na forma de dar um feedback, planejar um treinamento ou, até mesmo, manter uma comunicação entre a gestão. 

Com esses atos, o colaborador se sentirá mais valorizado, o que gera uma aproximação maior com os valores da empresa e automaticamente, um aumento da sua produtividade.

Não somente nesse quesito: o RH também terá um grande aumento em sua produtividade por poder desempenhar suas tarefas de forma mais ágil e eficaz. 

9. Identificação de talentos

Assim como o software de RH auxilia na contratação de novos talentos, ele também identifica a possibilidade de reter aqueles que já estão em sua empresa. 

Pelo fato de ser possível acompanhar o desempenho e identificar a relação das competências de cada colaborador, na hora de premiar ou promover um colaborador, o RH terá informações relevantes para a tomada de decisão que são entregues pelo software. 

Agora que foi possível entender um pouco mais sobre as vantagens de adotar um software de RH, aproveite para pesquisar mais sobre os softwares disponíveis no mercado. 

A Sólides é uma plataforma completa de gestão de talentos, com people analytics e gestão comportamental

A plataforma utiliza diferentes metodologias para analisar o perfil comportamental dos colaboradores por meio do Profiler, uma ferramenta exclusiva, capaz de traçar o perfil comportamental em apenas alguns minutos. 

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *