Dicas para abrir uma assistência técnica de celular

O Brasil está entre os países que mais usa celular no mundo. Ele se tornou um item indispensável para os brasileiros, pois pode fazer tantas funções que é um dos melhores amigos do homem. 

Por isso, uma loja de assistência técnica de celular é fundamental em qualquer região do país. Já imaginou ficar cinco horas longe de um aparelho? Imagine o seu cliente que não sabe nem como consertá-lo? 

A urgência das pessoas em ter o celular o tempo todo disponível é um dos motivos pelos quais o mercado está aquecido. 

Além disso, é mais barato consertar o celular do que comprar um novo. Portanto, abrir uma assistência técnica de celular acaba sendo uma ótima ideia de negócio lucrativo para se trabalhar. 

Porém, é fundamental ter cuidado em alguns pontos para garantir sucesso com esse empreendimento. Quer descobrir o que fazer para ter o seu negócio ainda este ano? 

Neste artigo, vamos definir como você pode montar o seu escopo de trabalho, como organizar o seu ponto comercial, como comprar bons equipamentos, entre outras questões.  Continue lendo este texto agora mesmo e mude de vida. 

Como abrir uma assistência técnica de celular? 

Um empreendedor não deve apenas conhecer as particulares de cada aparelho. Claro, isso é muito importante.

No entanto há outras dicas que você precisa levar em consideração para ter sucesso nesse tipo de negócio. Veja baixo! 

Defina o escopo do seu trabalho 

O primeiro passo para iniciar o seu empreendimento é entender de que forma o serviço será prestado.

Existem duas formas: contratar alguém para atender os clientes ou efetuar as próprias demandas. 

Você não pode colocar alguém despreparado nesse tipo de função. Hoje as pessoas têm o celular como um filho e qualquer erro prejudicará a sua imagem. 

Porém, se você não tem verba para contratar uma pessoa logo no início, recomendamos que faça um curso profissionalizante. 

No mercado, temos diversas opções de cursos, que abordam todos os conceitos de manutenção para celulares, desde procedimentos mais simples como remoção de vírus do sistema, até o reparo físico dos aparelhos. 

Além disso, as aulas são práticas para potencializar o conhecimento. Em média, os cursos custam R$ 300,00.

É fundamental deixar claro, que independentemente do serviço escolhido, sua loja é obrigada a oferecer a garantia pelo serviço prestado. 

A regra está estipulada em Lei pelo Código de Defesa do Consumidor. Portanto, foque na qualidade do serviço ou perderá mais tempo para refazer aquilo que não teve êxito na primeira oportunidade. 

Escolha uma loja confortável 

Uma vantagem de iniciar o trabalho de assistente de celular é que esse tipo de negócio não exige um espaço grande para o seu funcionamento. 

Você pode montar uma loja com até 15 metros quadrados. Grande parte dos estabelecimentos não ultrapassam 20 metros quadrados.

O jeito de organizar a sua loja também é bem simples. Basta ter uma mesa confortável para receber os clientes. 

Invista também em boas cadeiras para que ele espere o serviço ser finalizado sem estresse. 

O empreendedor também precisa investir em uma boa iluminação para que o ambiente fique agradável, e para você desenvolver o serviço com mais facilidade. 

As lojas de assistências de celular, geralmente, usam uma divisória para que o consumidor não acesse o fundo do estabelecimento, onde os serviços são prestados. 

Essa organização faz com que o trabalho seja efetuado sem congestionamentos na loja. Além disso, mantém a segurança dos aparelhos de outros clientes. 

Outra dica interessante é que você deve colocar um armário com chave para armazenar os celulares que já estão prontos. Isso ajuda na organização e protege os aparelhos. 

Compre bons equipamentos 

Os equipamentos necessários para abrir uma loja de assistência são de manutenção. Eles são semelhantes aos materiais utilizados para consertar computadores. 

O empresário pode comprar seu kit de ferramentas em lojas de informática. 

É importante também comprar peças de celulares. Evite escolher equipamentos falsificados, caso contrário, terá problemas com os clientes no futuro. Invista em peças autorizadas pelas marcas. 

Para isso, solicite o contato dos fabricantes dos aparelhos e de marcas que são responsáveis pela fabricação das peças feitas somente para celulares como teclado e cabo. 

Em alguns casos, os empreendedores preferem trabalhar com peças sob encomendas. No entanto, elas podem gerar desgastes, uma vez que o cliente terá que esperar o item chegar a sua loja. 

Então, mantenha um estoque variado se você quer se destacar da concorrência e agradar o consumidor, combinado? 

Uma boa loja de celulares tem em seu balcão os seguintes equipamentos: cuba limpadora ultrassom; estufa de cura; manta antiestática; fonte de alimentação digital regulável; estação de solda profissional; chaves, espátulas e pinça; pulseira antiestática display, baterias e cabo flat, além de outras peças para celular.

Fique de olho na legislação 

Uma loja de assistência técnica precisa seguir alguns critérios para não ter problemas com a legislação no futuro. É essencial ter um CNPJ e garantir o registro na Prefeitura como prestadora de serviços. 

É sempre recomendável contar com o apoio de um contador para que ele faça todos os procedimentos corretos, entre os quais: pagamento de férias, contratação de colaboradores e até de abertura de firma. 

Escolha um bom fornecedor 

A qualidade das peças da sua loja influencia diretamente em seu resultado. Um dos grandes desafios de um negócio é fechar parceria com fornecedores confiáveis.

Você deve ficar atento também a questões de pagamento e prazos de entrega para que isso não atrapalhe o desenvolvimento das suas demandas. 

Por isso, pesquise bastante antes de fechar com algum fornecedor. Use sites como o Reclame Aqui para descobrir a reputação dele no mercado. Vale também pesquisar com os clientes como é o trabalho do fornecedor.

Divulgue o seu trabalho 

Não adianta você abrir uma linda loja, comprar os melhores equipamentos, fazer um curso sensacional se não divulgar a novidade para o mercado. 

Existem diversas formas de atrair o seu público. 

  • Distribua panfletos;
  • Faça mídia paga em todas as redes sociais; 
  • Use o email marketing, tradicional estratégia de marketing digital;
  • Cole cartaz em comércio como na padaria; 
  • Faça um cartão de visita. 

Todas as dicas que apresentamos neste artigo não exigem grandes investimentos. Por isso, comece a praticá-las para ter resultados mais rápidos em seu novo negócio. 

Uma loja de assistência técnica de celular é bastante rentável. Um simples conserto pode render R$ 50 ou até mais para o seu caixa. Em dois ou três dias você pode lucrar quase R$ 200,00. 

Agora, se trabalhar em 25 dias o seu faturamento pode alcançar R$ 5.000. É uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma nova carreira ou para quem sempre sonhou em abrir um próprio negócio.  

 

Texto criado em parceria pela Tech Tube.

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