9-box: bom uso

9-box: bom uso

A matriz 9-box surgiu como uma forma de otimizar a gestão dos colaboradores, com o objetivo de avaliar seu desempenho e auxiliar na tomada de decisões na empresa.

Construir uma empresa com excelentes profissionais e colaboradores é muito valioso para o sucesso das organizações. No entanto, deixar de cuidar desses funcionários talentosos por meio de uma gestão ineficaz é uma ação que pode levar à perda de pessoas-chave e, portanto, de dinheiro.

Nesse sentido, o artigo abaixo ilustra o conceito do 9-box (Nine Box), que visa destacar suas vantagens e ilustrar como esse método acontece na prática nas empresas.

O que é nine box?

9-box consiste basicamente em um elemento visual: a matriz. Em outras palavras, um 9-box é um grande quadrado dividido em nove quadrados menores.

Assim, como qualquer matriz, o 9-box é composto por linhas e colunas, e se o eixo vertical mostra o potencial do funcionário, o eixo horizontal mostra seu desempenho.

Assim, em cada caixinha formada pela matriz é colocada uma competência que determina o comportamento do profissional.

Eixo Vertical (Potencial)

O eixo vertical, como mencionado anteriormente, mostra o nível de potencial que o trabalhador precisa para realizar seu trabalho. Assim, seu potencial pode ser dividido em: baixo, médio e alto.

Eixo horizontal (desempenho)

Em relação ao eixo horizontal, qual é o nível de desempenho do funcionário, ou seja, qual é o seu cumprimento das metas estabelecidas pela administração da empresa. Esse eixo pode ser dividido em: menor que o esperado, esperado e maior que o esperado.

Habilidades

Considerando esses dois eixos, a interseção de cada linha e cada coluna forma caixas que determinam a qual habilidade o profissional pertence. Dessa forma, por exemplo, se um funcionário tem baixo potencial e desempenho abaixo do esperado, ele é considerado “adequado”.

No entanto, se outro funcionário tiver alto potencial e desempenho acima das expectativas, ele pode se enquadrar na categoria de “alto potencial”.

Um funcionário pode corresponder a nove configurações e algumas podem gerar dúvidas sobre a qualidade do trabalho do funcionário, como aqueles que têm grande potencial, mas ficam aquém das expectativas e são literalmente subqualificados. “mistério.”

Soluções

Com base na análise das qualificações do colaborador indicadas na caixa 9, a empresa pode conceber as soluções mais adequadas a cada situação.

Nesse sentido, um funcionário “alto poder” pode receber mais tarefas com o objetivo de promovê-lo para uma posição superior na organização.

Já o funcionário “Enigma” precisa de uma certa investigação do seu caso: você pode pensar em investir no desenvolvimento e treinamento dessa pessoa, tentando adequá-la a outros cargos ou chefias.

Além disso, se um funcionário for considerado “inadequado” para a empresa, é recomendável que ele seja transferido para um cargo de menor responsabilidade ou até mesmo demitido.

Seja qual for o caso, a 9 box oferece soluções para cada necessidade e procura mostrar quais pontos dos colaboradores devem melhorar ou manter.

Portanto, se, por exemplo, uma empresas de elevadores tiver um funcionário altamente qualificado, mas com baixo potencial, pode ser hora de oferecer algum incentivo, como um aumento, para retirá-lo. em plena capacidade humana.

Por outro lado, se um pintor trabalha com potencial médio, mas menos trabalho do que o esperado em, digamos, uma empresa de automação industrial, pode valer a pena verificar os atributos desse profissional para melhor colocá-lo em uma sala com base nesses atributos.

Assim, percebe-se que as soluções baseadas em desempenho são uma forma de motivação do funcionário, enquanto soluções para problemas relacionados ao potencial do funcionário muitas vezes podem ser resolvidos usando os talentos de outras pessoas. Todos (reatribuindo papéis ou habilidades).

Vantagens

As empresas hoje não usariam tanto a matriz de 9 caixas se ela não trouxesse diversas vantagens aos gestores, como:

  • Ajuda a identificar quais pessoas precisam de atenção;
  • Permite que os funcionários recebam feedback sobre seu trabalho;
  • Melhorar o diálogo entre funcionários e gerentes/gerentes;
  • Esclarece quais funcionários merecem focar em suas competências;
  • Entre outras

Como aplicar a matriz 9-box nas empresas?

Para criar uma matriz adequada, a empresa pode investir em programas especiais e também no desenvolvimento manual da mesa. Independentemente de como a matriz é criada, ela deve incluir duas coisas principais, que serão discutidas a seguir.

O primeiro passo importante é escolher um método de avaliação para determinar o nível de desempenho ou potencial. Afinal, usar a matriz de 9 caixas não é apenas dar aos gerentes uma impressão pessoal dos funcionários da empresa.

Portanto, para se obter uma visão mais sistemática e verdadeira de cada colaborador da organização, pode-se considerar a utilização de diferentes tipos de avaliações, por exemplo:

  • Desempenho em 360 graus;
  • Indicadores básicos;
  • Mapeamento de destino;
  • Entre outras ferramentas;

Assim, por exemplo, os gerentes de uma empresas de usinagem podem facilmente acessar o banco de dados do setor pessoal e rever os sucessos e atividades de cada especialista em impermeabilização ou outro setor. Depois disso, coloque as pessoas nos lugares apropriados na matriz de 9 caixas.

A segunda parte consiste em direcionar as decisões a serem tomadas de acordo com os resultados que a empresa deseja alcançar.

Assim, por exemplo, se uma empresa gestora de áreas contaminadas quiser reduzir custos organizacionais investindo em equipamentos mais modernos, pode-se definir que trabalhadores com habilidades “insuficientes” sejam demitidos.

No entanto, outras metas também podem ser definidas, como criar um feedback mais consistente ou promover funcionários com altos salários.

Uma medida importante é convocar uma reunião com o funcionário para explicar sua situação atual na empresa e justificar esse posicionamento. Dessa forma, você pode determinar o que se espera da pessoa.

É importante ressaltar que a matriz 9-box pode ser passada por todos os funcionários, independente do nível hierárquico.

Em outras palavras, por exemplo, uma empresa de pintura industrial pode usar 9 caixas para determinar se um operador de máquina será promovido a uma posição superior ou rebaixado a uma posição menos importante, dependendo apenas de suas qualificações.

A importância de 9 boxes

Segundo estudo publicado pela revista Época Negócios, mais da metade dos executivos pesquisados ​​afirma ter medo de perder seus melhores talentos de suas empresas.

Considerando a realidade de que muitos funcionários podem sair ou ingressar à vontade, a matriz 9-box é utilizada para fornecer as melhores diretrizes que todo funcionário deve ter.

Assim, por exemplo, uma empresa de ferramentaria pode reduzir a rotatividade de seus funcionários implementando soluções de acordo com a matriz 9-box, identificando aqueles que são mais importantes para o trabalho de reciclagem, seja um serviço. qualidade ou talento.

Assim, a matriz 9-box pode ser implementada de forma muito fácil e simples, proporcionando resultados em um curto período de tempo a um custo muito baixo.

Independente do negócio, seja uma concessionária de veículos ou, por exemplo, um atacadista de juntas de borracha, a matriz 9-box pode ser aplicada para aumentar a eficiência dos funcionários.

Considerando todas as informações acima, a matriz de 9 caixas parece ser uma técnica muito simples para escolher as “jóias” de uma empresa e envolver os funcionários em um ritmo constante de crescimento.

Dessa forma, uma organização que oferece, por exemplo, empresas de limpeza industrial, pode evitar a perda de especialistas técnicos para empresas concorrentes, manter sua posição à frente delas e controlar uma parcela ainda maior de um mercado cada vez mais denso e dinâmico.

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.