crises

7 ideias lucrativas para tempos de crises

Como todos sabemos, de tempos em tempos a humanidade passa por crises, sejam elas de cunho social, sanitário, econômico ou outro.

De qualquer forma, todo e qualquer tempo de crise traz muitos problemas para a qualidade de vida e a manutenção da renda das famílias. Sobretudo, de países em desenvolvimento como o Brasil.

Contudo, apesar de criarem cenários de certa forma até desesperadores, as crises sempre trazem oportunidades que podem e devem ser aproveitadas por todos.

Caminhando nesse sentido, criamos esse artigo para indicar nada menos que 7 ideias lucrativas que podem fazer muito sentido em tempos de crises. 

Inclusive, algumas dessas ideias são “à prova de crises”, mantendo-se eficazes a todo tempo. Conheça-as!

  1. Torne-se um revendedor

A primeira dica de ideias lucrativas que podem literalmente te proteger de uma crise financeira é a boa e velha revenda de produtos.

Essa metodologia de comércio é vantajosa em vários aspectos, mas principalmente no que diz respeito à praticidade de revender apenas produtos que já estão prontos, assim dizendo. Dentre as classes de mercadorias que podem ser revendidas, destacam-se:

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Joias;
  • Cama, mesa e banho;
  • Cosméticos e perfumes;
  • Eletrônicos e material de informática;
  • Entre muitos outros.

Dependendo do tipo escolhido, será possível se beneficiar até mesmo da popularidade da marca desse produto, adquirindo uma economia também no quesito do marketing.

Vale destacar ainda que, caso use a internet para revender os seus produtos, poderá aderir à modalidade dropshipping, que basicamente exclui a necessidade de ter um estoque físico disponível. Busque mais informações a respeito!

  1. Comece a vender alimentos caseiros

Várias pesquisas e levantamentos apontam o Brasil como um dos países em que o comércio de alimentos caseiros é mais aquecido. 

Portanto, não poderíamos deixar de citar a comercialização de alimentos como uma das ideias lucrativas mais interessantes para quem quer fugir das crises e/ou do desemprego.

Hoje em dia, essa atividade é praticada sobretudo com o uso do sistema delivery (entrega em domicílio), em que os clientes fazem seus pedidos via internet e um entregador vai até eles para fazer a entrega do produto adquirido.

Para começar, poderá fazer marmitas, lanches, sucos e outros alimentos rápidos para oferecê-los através das redes sociais, por exemplo. O sucesso é praticamente garantido!

  1. Que tal entrar no mercado de afiliados?

Com quase toda certeza, você já ouviu falar sobre o mercado de afiliados em algum momento. Se esse não é o caso, saiba que o mundo do marketing neste setor funciona mais ou menos como uma representação comercial online. 

Em resumo, deverá entrar em um site que ofereça um programa de afiliação, pegar os links de produtos vendidos nesta página e começar a divulgá-los. Todas as vezes que alguém comprar o produto pelo seu link, você recebe uma comissão.

Você pode anunciar o produto em qualquer lugar da internet, desde que aponte o link como caminho para adquiri-lo. Hoje em dia, existem comissões bastante atrativas em diversos tipos de produtos, desde os digitais até os físicos comuns.

Além disso, existem sites focados no mercado de afiliados, como Hotmart e Monetizze, fora os grandes varejistas, como Magalu e Casas Bahia, por exemplo, que também possuem programas bastante interessantes. Faça uma tentativa!

  1. Use a sua habilidade para prestar serviços como freelancer

Você tem alguma habilidade pessoal e se considera bom no que faz? Então, pode aderir à prestação de serviço como freelancer, uma das melhores ideias lucrativas da atualidade.

Hoje em dia, existem sites como 99Freelas, Freelancer.com, Workana e GetNinjas, que promovem o encontro entre pessoas que precisam de determinados serviços e prestadores que estão dispostos a ajudar com isso.

Através dessas páginas e até de grupos nas redes sociais, são encontradas oportunidades para redatores, web designers, programadores, copywriters, assistentes administrativos e até profissionais em serviços tradicionais, como construção civil, por exemplo. Investir nessa ideia pode ser a solução para o seu momento de crise!

  1. Produza conteúdo para a internet

Todos devemos convir que hoje em dia não dá para viver sem internet, correto? Por esse e outros motivos, produzir algum tipo de conteúdo para lançar na web é uma das maiores ideias lucrativas que existem.

Nesse sentido, se escreve bem, é um bom apresentador, entende de programação ou consegue editar fotos e vídeos, pode estar perdendo tempo e dinheiro. 

Para começar a lucrar com a produção de conteúdo, poderá oferecer os seus serviços em sites especializados, como os citados no tópico anterior, ou agir de forma autônoma, com um blog ou canal no YouTube, por exemplo.

Por outro lado, poderá ainda começar a desenvolver infoprodutos, que por sua vez podem ser comercializados em páginas, como Hotmart e Monetizze, também já citadas, em que os afiliados vão fazer o trabalho de marketing, divulgando os produtos criados.

  1. Trabalhe com algum aplicativo

Outra grande porta de oportunidades para quem está enfrentando turbulências em sua vida financeira são os revolucionários aplicativos que oferecem trabalho remunerado. Alguns exemplos são Uber, 99, iFood, Rappi e outros.

Nesses apps, qualquer pessoa pode se cadastrar para se tornar um taxista particular ou um entregador de alimentos e/ou outros produtos. 

Todo o processo envolvido, desde o cadastramento até o pagamento aos trabalhadores é feito pela aplicação, de forma prática e ágil.

Caso tenha um carro ou uma moto e esteja à procura de uma chance de mudar de vida, essa pode ser a sua melhor oportunidade!

  1. Ofereça a prestação de serviços especializados

Como última dica de ideias lucrativas para vencer a crise, temos mais um clássico: a prestação de serviços especializados.

Em suma, o serviço especializado é tudo aquilo que um profissional, chamado de especialista, oferece como serviço. Nessa lista se enquadram técnicos de informática, mecânicos, pedreiros, eletricistas, encanadores, etc.

Então, se tem expertise em alguma área específica e precisa ganhar dinheiro, comece hoje mesmo a se posicionar como especialista e oferecer os seus serviços. 

Para atrair clientes, use a internet e veículos de grande alcance na região onde você mora. As chances de dar certo são enormes!