Vendas online e presenciais: como equilibrar as duas modalidades?

As vendas online e em lojas físicas se tornaram as principais alternativas para muitas empresas aumentarem o faturamento e prosperarem no mercado. Inclusive, em meio à concorrência, é preciso inovar para atrair a atenção dos clientes e reter os antigos. 

Fique por dentro das nossas dicas sobre esse assunto e faça a sua empresa prosperar no mercado e deixar a concorrência para trás

Mas como é possível manter o equilíbrio perfeito entre as vendas online e presenciais? É isso que vamos responder nesse artigo, através de algumas dicas para os empreendedores. Vamos lá! 

Tenha um marketing para cada modalidade

Se você acha que não precisa usar estratégias de marketing diferentes para as vendas online e presenciais, está totalmente enganado a respeito disso. 

O empreendedor deve elaborar uma estratégia de vendas para a loja virtual e outra para a loja física, pois são ambientes completamente diferentes. Somente dessa forma pode ser possível equilibrar as duas demandas com assertividade. 

O marketing para as vendas online, por exemplo, precisa ser diferente, já que são diversas variáveis que interferem nesse direcionamento. O perfil do público que faz compras pela internet, muitas vezes, não é o mesmo daquele que prefere comprar em uma loja física. 

Dessa forma, para as vendas online, o marketing deve ser arrojado e com um tom mais informal, dependendo da sua persona. 

Já o marketing para uma loja física precisa ser mais tradicional, já que os consumidores dela, na maioria das vezes, têm o perfil mais conservador e não estão familiarizados com os meios digitais. 

Inclusive, para quem que métodos inovadores de ação, a hipnose é uma metodologia que pode te auxiliar a desenvolver suas campanhas de marketing para o ambiente virtual e físico. 

Faça uma divulgação consistente para cada tipo de venda

Você deve manter todas as informações da sua loja física e virtual 100% alinhadas e sem nenhum tipo de contradição. Uma boa dica é fazer uso da mesma tecnologia para divulgar as suas vendas online e presenciais. 

Dessa forma, você pode fazer a divulgação dos seus produtos com mais consistência e sem margem para erros. 

Em nenhuma hipótese deverá acontecer o desencontro de informações, principalmente em relação ao seu estoque. Uma divulgação efetiva é crucial para uma gestão de vendas mais eficiente no ambiente físico e online. 

Afinal de contas, os clientes não podem correr o risco de comprar em sua loja virtual e não receberem o produto em casa por culpa de uma divulgação mal feita, certo? 

Por isso, é importante não se descuidar dessa importante questão. Um curso de coaching pode deixar a comunicação do empreendedor mais otimizada e todas as suas ações mais assertivas. 

Além disso, essa metodologia elimina todas as barreiras emocionais que impedem o alcance dos objetivos, já que atua direto na mente. 

Imprevistos: não se esqueça deles

Os imprevistos acontecem em praticamente todas as empresas. Por isso, o empreendedor deve estar sempre preparado para lidar com eles, como:

  • A falta de um produto na sua loja virtual;
  • Um baixo volume de vendas na loja física;
  • O feedback negativo de um cliente;
  • Um erro de estoque;
  • Entre outros pontos.

A dica aqui é fazer um bom planejamento para minimizar os impactos negativos causados pelos imprevistos do cotidiano. O empreendedor que não se planeja no dia a dia e conta com a sorte para a sua empresa prosperar, raramente alcançará o sucesso. 

Tenha em mente que os imprevistos mais cedo ou mais tarde acontecerão e podem colocar tudo a perder. Seja em uma loja física ou virtual, eles vão acontecer, por isso, você precisa ter uma carta debaixo da manga para enfrentá-los da melhor forma. 

Ter resiliência em momentos poucos favoráveis sempre é bem-vindo. Inclusive, essa é uma qualidade essencial no mundo dos negócios. 

Fique ligado nas novas tendências de mercado

Um empreendedor experiente está sempre antenado sobre as novas tendências do seu segmento de atuação. Isso também é importantíssimo para equilibrar as vendas físicas e online. 

Estar bem informado sobre as mudanças ou previsões do mercado é fundamental para deixar o seu estoque bem abastecido com os produtos que apresentam grandes possibilidades de vendas. 

Suponha que você tenha uma loja de roupas física e uma loja virtual. É importante ficar ligado nas principais tendências da moda, no que diz respeito ao lançamento de novas coleções que possam atrair a atenção dos seus clientes. 

Ninguém merece ficar com o estoque encalhado na loja por falta de atenção a esse detalhe. Por isso, fique ligado em tudo o que acontece em seu mercado. 

O autoconhecimento é fundamental para o empreendedor que deseja ter sucesso com sua empresa. Quanto mais ele se conhece, maiores podem ser as chances dele fazer uma boa gestão das suas emoções no dia a dia.

Mantenha um rígido controle de estoque

Você também deve controlar o seu estoque com sabedoria, para que nenhum produto falte para seus clientes. Se isso acontecer, eles vão comprar da concorrência, que vai ficar rindo até as orelhas. 

Uma boa dica é fazer o uso de modernos softwares que podem te auxiliar a controlar o estoque da sua loja virtual e física com inteligência. A PNL é uma metodologia que pode te ajudar a fazer uma boa gestão do seu estoque, já que aprimora seus comportamentos.

Vale lembrar que, tanto a loja física quanto a virtual precisam contar com um bom estoque para não perderem nenhuma venda. Um empreendedor que nem sabe como está o estoque da sua empresa, seguramente tem grandes chances de fracassar. 

Mantenha atenção especial em seu estoque e se certifique de que todos os produtos que estão em seu site e na vitrine da sua loja física estejam disponíveis para venda. 

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