empresário

5 perguntas que o empresário deve fazer ao abrir uma vaga na empresa

Conheça quais são as perguntas-chave que todo empresário deve fazer antes de abrir novas oportunidades de trabalho em sua organização.

Você decidiu que vai começar 2022 abrindo mais vagas de trabalho em seu negócio, que está indo de vento em polpa, e está todo empolgado com essa decisão? 

Mas, antes de tomar essa atitude, é preciso fazer alguns questionamentos que podem ser bastante úteis e que devem ser respondidos sem pestanejar. 

Conheça as 5 perguntas que todo empreendedor deve fazer antes de abrir uma nova vaga de trabalho na sua empresa. 

1 – Como está a entrega do trabalho?

Antes de abrir novas oportunidades em seu negócio, o que é sempre bem-vindo, você deve estar ciente sobre como está a entrega do trabalho no dia a dia. É preciso saber se tudo flui com uma maior assertividade ou se existem retrabalhos constantes. 

Além disso, não se esqueça de checar se todo o trabalho é entregue dentro do prazo estipulado. Você também precisa estar a par se existe muita procrastinação entre os colaboradores, o que causa atrasos recorrentes. 

Por fim, saiba também se a tecnologia oferecida está sendo usada devidamente para a execução das tarefas e, principalmente, como está a qualidade do trabalho entregue no cotidiano. 

Ela precisa ser satisfatória, caso contrário, contratar mais pessoas só vai aumentar os seus gastos mensais, medindo meta x objetivo para alavancar os seus negócios. 

2 – Existe reclamações dos seus clientes? 

Outra clássica pergunta que deve ser respondida. O empreendedor deve saber como está o nível de reclamações dos consumidores que compram com frequência da sua empresa. 

Se ele estiver alto, é melhor reverter essa situação o mais depressa possível, para que o seu negócio não perca vendas. 

Se a quantidade de reclamações estiverem em um nível aceitável, é hora de mantê-lo dessa forma ou elaborar estratégias para diminuí-lo, ao máximo. 

Antes de abrir uma nova de trabalho em sua empresa, é preciso que os seus produtos tenham uma boa aceitação no mercado e que os seus clientes estejam satisfeitos. 

Um negócio que tem muita reclamação no mercado não é bem-visto e não vai conseguir atrair bons talentos. 

Afinal de contas, nenhum profissional que se preza vai querer trabalhar em uma organização que tem milhares de reclamações na internet e até na mídia, sendo assim atente-se para isso antes de qualquer coisa. 

3 – É necessário profissional com habilidades específicas? 

Se você está pensando em abrir uma vaga na sua empresa, saiba antes se é necessário um profissional com habilidades específicas para ocupar o cargo que será criado, como:

  • Habilidades técnicas;
  • Capacidade de desenvolvimento rápido;
  • Inteligência emocional;
  • Integridade.

Muitas vezes, profissionais talentosos e capacitados costumam cobrar salários altos, já que nem todo mundo sabe o que eles fazem. 

Dessa forma, se a sua empresa realmente precisar de um profissional sênior, analise quais são as habilidades necessárias para que ele desempenhe a sua função com eficiência.

Não seja exigente demais na hora da seleção, pois quanto mais qualificado o talento for, mais caro será para o seu bolso. 

Muitas vezes, um colaborador um pouco menos experiente e qualificado pode exercer, com total maestria, a mesma função que um outro com PHD e vivência internacional.

O que estamos querendo dizer é que nem sempre é necessário contratar aquele talento com anos de experiência e que vai cobrar um alto salário, já que isso não significa que os resultados serão atingidos, como um arquétipo da cobra.

4 -Posso pagar um salário compatível com o cargo?

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, é preciso saber como estão as suas finanças, antes de abrir um novo posto de trabalho em sua empresa. 

Vale lembrar que, quanto mais qualificado for o cargo, maior deverá ser o salário. Por isso, veja se naquele momento as suas condições financeiras permitem isso. 

Muitas vezes, dependendo do valor da média salarial da vaga em aberto na sua empresa, pode não ser compensatório para o seu bolso. 

A grande questão é se o seu negócio oferecer uma remuneração baixa, certamente não vai atrair bons talentos, em contrapartida, se o salário for compatível com o mercado, terá os melhores profissionais batendo à sua porta. 

Por isso, tenha em mente que você poderá ter uma alta despesa quando contratar um novo funcionário, principalmente se o salário dele for alto. 

Se as suas finanças permitirem mais uma admissão, sem deixar a sua empresa no vermelho e honrando com todos os seus compromissos mensais, basta anunciar a vaga em aberto.

5 – A demanda é suficiente para uma nova contratação?

Finalmente, o empreendedor precisa saber se a atual demanda de trabalho na sua empresa exige uma nova contratação. 

Por isso, analise o dia a dia de todos os setores e entenda a demanda de tarefas de cada um deles. 

Contratar um profissional para ficar de braços cruzados dentro da empresa, é o mesmo que jogar dinheiro fora. 

Antes de sair contratando mais gente para trabalhar em seu negócio, saiba se existe trabalho suficiente para o novato que chegar com todo o gás para exercer a sua nova função. 

Contratar antes para checar essa informação depois pode ser frustrante e acabar com as expectativas do talento, além de manchar a imagem da sua empresa no mercado. 

Sem mencionar que essa atitude passa a impressão de uma baita falta de organização do empreendedor, que contrata sem saber se existe demanda suficiente para uma nova função dentro do seu negócio. 

Dessa forma, não deixe de se atentar para esse detalhe, que é mais importante do que podemos imaginar. Investir em um bom curso de hipnose pode alavancar as vendas da sua empresa. 

 

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.