5 dicas sobre como superar a crise financeira provocada pela pandemia

A crise financeira provocada pela pandemia da COVID-19 acabou afetando em cheio milhares de empreendedores de diversos segmentos. Mas nem tudo está perdido, por isso, vamos te dar 5 dicas sobre como você pode superar esse delicado momento de retração econômica e fazer a sua empresa prosperar no mercado. Continue a leitura até o final e fique por dentro. 

Use as redes sociais

As redes sociais contam com milhões de usuários em todo o Brasil. Diariamente, são milhares de pessoas conectadas praticamente 24 horas por dia. Mas a sua empresa está presente nelas? Se a resposta for negativa, chegou a hora de rever essa questão e marcar presença massiva em todas as redes sociais. Um curso de coaching pode aprimorar a comunicação da sua empresa e deixar suas atitudes mais assertivas. 

Facebook, Instagram, LinkedIn e Tik ToK são excelentes oportunidades de vender mais, já que o isolamento social está obrigando os consumidores a comprar pela internet. E isso acabou se tornando uma boa oportunidade para você investir e fazer o seu negócio superar a crise. Pode acreditar, apostar nas redes sociais é uma chance de ouro de aumentar o seu faturamento. E o melhor: sem gastar muito. 

Crie uma conta para a sua empresa em cada uma das redes sociais e exponha seus produtos em todas elas. Use e abuse da sua criatividade para chamar a atenção dos consumidores. Existem algumas estratégias que costumam dar muito certo para se vender mais nas redes sociais. O que não vale é ficar ausente delas. Imagine quantas pessoas saberão da existência do seu negócio e poderão comprar na sua mão. 

 

Plataformas de vendas online são boas opções

Você já pensou em anunciar em plataformas de vendas online, como o Mercado Livre? Os marketplaces são excelentes formas de ganhar mais visibilidade na internet e vender mais no dia a dia. Algumas plataformas mais conhecidas contam com milhões de acessos diários, por isso, a sua marca precisa estar presente nelas. 

A pandemia acabou nos obrigando a ficar mais tempo em casa, forçando as pessoas a comprarem pela internet. Por isso, as plataformas de vendas podem aumentar bastante o faturamento da sua empresa, mesmo em época de crise. A hipnose é uma metodologia que pode auxiliar a sua empresa a aumentar as vendas e  prosperar no mercado, independente do seu segmento de atuação. 

Com o uso das estratégias de marketing certas, é possível destacar a sua loja virtual nas plataformas de marketplace e conquistar mais clientes. Estar presente em uma plataforma de vendas online que recebe milhares de visitas todos os dias, pode ser um excelente negócio.

 

Aplicativos de delivery 

Se você atua no ramo de alimentação, a sua lanchonete ou restaurante precisa encontrar uma maneira de sobreviver à crise financeira provocada pela pandemia, certo? E a bola da vez é apostar nos aplicativos de delivery para compensar a ausência de clientes por causa do distanciamento social obrigatório. 

É melhor o empreendedor fazer um planejamento para arcar com os custos das taxas cobradas pelos aplicativos, que se tornaram a sensação do momento, do que não vender nada e fechar as portas de vez. E para quem tem um estabelecimento físico que oferece comida, esse recurso se tornou praticamente uma necessidade para manter as vendas.

Se você acha que esse investimento não é necessário, recomendamos repensar esse conceito. Os aplicativos de delivery são uma alternativa para manter a clientela e as contas em dia. Nesse momento de retração financeira, é importante se reinventar e oferecer novas opções para os clientes continuarem comprando na sua mão. 

 

Reduza os custos

Mais uma dica fundamental. Se o empresário ainda não sabe ou desconhece quais são os custos fixos da sua empresa, ele está fadado ao fracasso em pouco tempo. Em época de “vacas magras”, é preciso fazer uma minuciosa avaliação das despesas que são essenciais para manter o negócio funcionando a todo vapor. 

Depois que você fizer isso, é hora de cortar todos os custos não essenciais. Agora é o momento de economizar e poupar o máximo de dinheiro, já que o faturamento tende a ser bem menor do que era antes. Se você continuar gastando desenfreadamente, provavelmente vai se enrolar no futuro, pois a falta de dinheiro vai bater à sua porta.

Por isso, faça um bom planejamento dos seus custos e procure reduzi-los ao máximo. Priorize todos os gastos que são fundamentais e elimine os custos extras. Essa estratégia pode até não ser a ideal, mas pode possibilitar que sua empresa não decrete falência e deixe a concorrência rindo até as orelhas. 

 

Negocie com seus fornecedores

O empreendedor que teve uma queda acentuada no faturamento da sua empresa por causa da pandemia do Coronavírus, precisa negociar com seus principais fornecedores um prazo mais longo para honrar com seus compromissos. Agora é uma época em que todo mundo deve ajudar uns aos outros, com a máxima empatia. 

Depois que você fizer um bom planejamento financeiro, é possível fazer uma negociação que seja amigável e interessante para ambas as partes. Todos precisam ceder igualmente, para que não haja discussões e prejuízos, o que não é bem-vindo em momentos de crise financeira. 

A negociação com os fornecedores é essencial para manter a sua empresa funcionando e ficar em dia com as despesas que não podem ser adiadas. Fazer um curso de PNL pode ser uma alternativa eficaz, pois essa técnica aprimora a sua comunicação com os demais e deixa suas atitudes mais sensatas no dia a dia. 

 

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