Como o empreendedor pode melhorar a comunicação da sua empresa?

Um negócio que tem uma comunicação interna eficiente pode se tornar altamente competitivo. Mas isso nem sempre é fácil de se fazer, já que os desafios podem ser imensos. Por isso, elaboramos esse post que vai trazer 7 dicas valiosas sobre como o empreendedor pode melhorar a comunicação da sua empresa. Fique conosco até o final e aproveite a leitura! 

Centralize a comunicação

Uma comunicação que não é centralizada dentro de qualquer empresa, pode ser falha e gerar diversos problemas no dia a dia. Por isso, toda a comunicação interna do seu negócio deve ser centralizada em um ambiente seguro em que todos os colaboradores tenham acesso a ele. Quanto mais organizados forem os processos, melhor para todos. 

Por exemplo, você pode usar o armazenamento de informações em nuvem ou investir no desenvolvimento de plataformas de trabalho remoto para todos os seus funcionários. Essa é uma forma viável de informações importantes não se perderem pelo caminho, o que pode gerar atrasos e trazer muita dor de cabeça. Pode apostar nisso sem medo! 

 

Faça o mapeamento dos processos

Muitas vezes, os colaboradores ficam perdidos em meio a tantas tarefas e não sabem quem são os responsáveis por isso ou aquilo, o que pode causar ruídos na comunicação. Dessa forma, é essencial o empreendedor fazer um mapeamento dos processos, para que tudo fique bem claro no dia a dia. Uma boa dose de organização é sempre bem-vinda e ajuda a economizar. 

Quando se tem uma noção do que precisa ser executado, do que está concluído e do que ainda está pendente, fica mais fácil fazer uma boa gestão da comunicação. Investir em um bom curso de coaching também melhora toda a comunicação dentro de qualquer empresa, já que essa moderna técnica visa o desenvolvimento pessoal e profissional, além de deixar as nossas atitudes muito mais assertivas. 

 

Uma política de feedbacks deve ser criada

Isso é fundamental, pois também pode melhorar a comunicação interna da sua empresa. Na hora dos feedbacks, líderes e colaboradores podem dialogar abertamente sobre os pontos fortes e os que precisam de alguns ajustes, na execução das tarefas do cotidiano, o que pode deixar a comunicação mais clara e objetiva. Isso faz uma grande diferença no estado emocional e na ansiedade no Brasil.

Mas o empreendedor deve deixar os seus funcionários a vontade para expor ideias e opiniões a respeito de algo, sem medo ou constrangimentos. Depois dessa avaliação de desempenho, é possível estabelecer melhorias na comunicação e eliminar possíveis falhas relativas a ela e que atrapalham o bom andamento das atividades. Vale ressaltar que o bom senso nunca é demais, principalmente na hora de apontar as falhas.  

 

Crie canais internos de comunicação

O empresário deve usar a tecnologia ao seu favor para aprimorar a comunicação da sua empresa. Para isso, todas as informações do cotidiano devem ser armazenadas em sistemas de acesso diário, como a intranet ou plataformas de comunicação interna. E opções para isso é o que não faltam no mercado. Em suma, tudo que possa deixar a comunicação da sua empresa mais assertiva está valendo.

Redes sociais corporativas ou chats de comunicação interna também são excelentes ferramentas que podem deixar todo o fluxo de informações importantes bem mais rápido e eficiente. A PNL é uma técnica que também pode contribuir para aprimorar a comunicação da sua empresa, de uma forma simples e prática. Por isso, é bastante usada em todo o mundo. 

 

Saiba reconhecer o bom desempenho

Reconhecer os talentos que têm um bom desempenho no dia a dia, também pode ser uma maneira de melhorar a comunicação dentro da sua empresa. O reconhecimento deve ser dado através de sinceros elogios e perante toda a equipe. Isso é uma forma de agradecer os esforços contínuos e motivar ainda mais. Toda pessoa gosta de reconhecimento, principalmente no que diz respeito ao trabalho.

Além de reconhecer, também é válido recompensar. Por isso, que tal convidar um funcionário de destaque para ser o palestrante na próxima reunião mensal? Pode até não parecer, mas isso pode promover uma melhoria contínua na comunicação interna da sua empresa, deixando-a mais assertiva. Quanto mais valorizado o colaborador se sentir, mais eficiente ele será, inclusive a sua comunicação. 

 

Gestão de conflitos

Um empreendedor experiente sabe que administrar conflitos internos pode ser uma tarefa árdua. Mas em compensação, quando se faz uma  gestão eficiente deles, toda a comunicação da empresa tende a fluir com mais naturalidade e sem ruídos. Para isso acontecer, é necessário que o gestor tenha o máximo de transparência com todos os envolvidos. 

Na gestão de conflitos, o líder precisa ser  imparcial e evitar favoritismos. Dessa forma, toda a comunicação pode ser mais dinâmica e sem discussões desnecessárias, que atrapalham o bom andamento das atividades. Na verdade, as falhas na comunicação são as principais responsáveis pelos conflitos internos. 

 

Promove um clima organizacional agradável

É essencial que o empreendedor promova um clima agradável dentro do ambiente de trabalho. Além de melhorar a comunicação interna entre os colaboradores, pode deixar todos mais motivados e dando sempre o melhor de si. Quanto mais harmônico for o clima organizacional, melhor para a sua empresa. 

Sendo assim, que tal promover um happy hour depois do expediente, proporcionar saudáveis momentos de descontração na hora do lanche da tarde, fazer um sorteio de uma viagem ou presentear a equipe com um delicioso almoço por conta da empresa? O objetivo é aumentar a interação e a proximidade dos funcionários. A hipnose pode te ajudar com essa tarefa e aprimorar a comunicação interna de qualquer empresa. 

 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *