Impactos do estresse na vida do empreendedor

Gerir uma empresa pode ser algo desafiador e exige determinadas habilidades para que todos os processos sejam mais assertivos. As dificuldades do cotidiano podem deixar muitos empreendedores com os nervos à flor da pele. A grande questão é que o estresse pode impactar negativamente a vida de todo empresário e prejudicar a gestão do seu negócio. Conheça os principais malefícios que o estresse pode causar na vida do empreendedor. Aproveite ao máximo a leitura! 

Menos produtividade

Se você anda extremamente estressado no dia a dia por causa dos imprevistos do cotidiano ou até pela falta de experiência sobre como fazer uma boa gestão da sua empresa, é melhor relaxar. O excesso de estresse afeta diretamente a nossa produtividade. 

E isso pode ser fatal quando o assunto é empreender. Quanto menor for a sua produtividade, pior podem ser os resultados, pois as metas e os objetivos não serão alcançados. Aí, além de todo aquele estresse, você também vai ter que lidar com a frustração. 

 

Síndrome de burnout

Outro impacto negativo do estresse na vida do empreendedor é a síndrome de burnout. Ela é caracterizada pelo esgotamento físico e mental, muitas vezes causado pelo excesso de trabalho ou pelo estresse diário. 

Por isso, se você anda trabalhando em um ritmo alucinante e não para nem para almoçar direito, tome muito cuidado. O estresse pode te abraçar em pouco tempo e afetar em cheio a sua saúde. Trabalhe para viver e jamais viva para trabalhar. Essa é a lei da vida!

 

Insônia 

Você anda tendo dificuldades para dormir e costuma ficar a noite inteira rolando de um lado para o outro na cama? O estresse pode ter dado as caras na sua vida. Muitas vezes, o excesso de trabalho e a rotina extremamente agitada na gestão da sua empresa, podem lhe roubar o sono.

É melhor diminuir o ritmo e procurar relaxar mais. Tenha um hobby e reserve um dia na semana para descansar. Entender sobre a PNL pode te deixar livre da insônia e te fazer dormir muito bem, todas as noites. Essa técnica elimina todos os obstáculos emocionais que te impedem de pegar no sono, deixando a sua mente livre dos problemas do cotidiano.

 

Problemas de saúde

O estresse pode causar hipertensão arterial e problemas cardíacos como palpitações, bem como as famosas enxaquecas, se não for tratado a tempo. E você não pode se dar ao luxo de adoecer, certo? Por isso, procure ficar bem longe do estresse. 

Andar estressado o tempo todo não faz bem para a saúde física nem para a saúde mental. Lembre-se sempre de uma coisa: as dificuldades e desafios do mundo dos negócios vão sempre existir, dessa forma, para que se estressar? Não vai adiantar nada ficar com os nervos à flor da pele e você é o principal prejudicado. 

 

Ansiedade

A ansiedade é um dos males do século atual e atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Mas um dos grandes responsáveis pelas crises de ansiedade é o estresse. Por isso, se você anda estressado em excesso no dia a dia em sua empresa, tome cuidado, pois a ansiedade pode chegar com força total. E isso pode afetar diretamente os seus negócios. 

Você sabia que a hipnose é uma das alternativas mais eficazes para combater a ansiedade? Essa metodologia é bastante usada em todo o mundo para combater esse problema. Esse é um investimento que vale muito a pena e pode te fazer ser uma pessoa mais feliz e realizada, em todos os âmbitos da sua vida. 

 

Dificuldade de concentração

Ultimamente, você está com muita dificuldade para se concentrar até para fazer tarefas simples e corriqueiras na sua empresa? É melhor ficar alerta, pois o estresse pode ter chegado em sua vida. Esse problema emocional é tão grave que pode afetar até outras funções cognitivas, como a memória, por exemplo. 

Dessa forma, o nosso conselho é: evite se preocupar demais com tudo o que diz respeito ao seu negócio. Aprenda a delegar tarefas e conte com as pessoas certas para te ajudar com a gestão da sua empresa. Você é um ser humano e não uma máquina. Não vale a pena deixar o estresse acabar com sua saúde, certo? 

 

Vícios

Você sabia que o estresse também pode levar o empreendedor a desenvolver vícios? É verdade! Cigarro, abuso de álcool e até o consumo de substâncias ilícitas ou determinados medicamentos em excesso, são bons exemplos. Se você anda extremamente estressado com tudo e com todos, é melhor rever essa questão. 

E quando uma pessoa adquire algum vício, pode ser complicado ficar livre desse problema. Imagine um empreendedor que fica 1 semana sem ir até a sua empresa por causa do seu vício em bebidas alcoólicas. As chances dela fechar as portas são imensas. 

 

Aumento de peso

Se você tem trabalhado 12 horas por dia ou mais em um ambiente estressante e tem notado um considerável aumento de peso, o estresse pode ser o grande culpado. Esse problema leva a pessoa a consumir alimentos pouco saudáveis como doces, massas brancas, refrigerantes, guloseimas e frituras, de forma exagerada. 

Por isso, tenha cuidado se você ganhou peso ultimamente e tem trabalhado além da conta. A grande questão é que, o excesso de peso provocado pelo estresse, também pode desencadear outros problemas graves de saúde, como a obesidade. Em suma, evite se estressar e saia no lucro. Pode até não ser fácil, mas é possível! 

 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!