inbound marketing

5 dicas para usar o inbound marketing no seu negócio

Leads qualificados, custos mais baixos e maior conscientização da base. Esses são alguns dos fatores que levam muitos empreendedores a utilizar o inbound marketing como principal ferramenta para promover seus negócios.

Assim como outras técnicas relacionadas à mídia digital, isso a tornou cada vez mais popular.

No entanto, é preciso lembrar que para que o inbound marketing produza todos os resultados prometidos, ele deve ser feito da maneira correta.

A boa notícia é que as melhores práticas são as mesmas em todos os segmentos de negócios, desde a indústria com serviço de corte a laser em acrílico até bares ou restaurantes sofisticados.

Quer saber mais? Então continue lendo e conheça algumas dicas valiosas para usar o inbound marketing no seu negócio:

Crie personalidade

Enquanto a publicidade tradicional trabalha com o conceito de público-alvo, o Inbound marketing é baseado no conceito de personalidade.

Este é um personagem semi-ficcional que é o arquétipo do seu cliente ideal. Este perfil é criado com base em características como:

  • Idade;
  • Ocupação;
  • Dores e Desejo;
  • Poder de compra.

    Por exemplo, no caso de uma gráfica que produz camisas de silicone a pronta entrega, não é um absurdo pensar que o personagem seria um empresário cuja dor está associada à gestão das pessoas da organização.

No entanto, vale ressaltar que o protótipo não pode ser montado com base em simples suposições: é fundamental que seja confirmado por investigações e estudos.

Segmente seu público

Assim como as mídias tradicionais de publicidade, como impressão em chapa de acrílico, tendem a atingir mais pessoas , sem garantia de que esse público tenha maior probabilidade de comprar o produto ou serviço anunciado. Em outras palavras, a segmentação é muito mais difícil.

Por outro lado, no inbound marketing isso não só é possível como desejável. É possível decidir quem vai ver o seu conteúdo através de técnicas como SEO e audiências personalizadas nas redes sociais, então mesmo que o número de pessoas que vão entrar em contato seja menor, as chances de conversão são baixas.

Produzindo conteúdo relevante

Assim como a implementação de uma estratégia de inbound marketing exige o uso de diversas táticas, também é importante lembrar que uma determinada tática é essencial para o sucesso do seu negócio: produção de conteúdo, blog corporativo.

Dessa forma, é possível engajar e educar o público, além de prospects qualificados.

Normalmente, a preparação dos artigos é feita com base na sucursal do estabelecimento a declarar.

Por exemplo, no caso de uma empresa de gravação e corte a laser acrílico SP, é possível criar conteúdo sobre as vantagens desse método em relação aos demais, bem como as contraindicações para realizá-lo.

Invista em automação de marketing

Não existe inbound marketing sem leads qualificados e nutridores. O problema é que, à medida que o conteúdo usado para envolver o público se torna onipresente, torna-se quase impossível lidar com essas tarefas totalmente manualmente.

Felizmente, existe uma alternativa: automação de marketing. É um software que realiza tarefas como enviar e-mails e modificar feeds automaticamente, permitindo que o especialista responsável pela campanha tenha mais tempo para se dedicar a atividades reais, como segmentação de público, criação de personalidade e produção de conteúdo relevante.

Não se esqueça da fidelidade do cliente

Algumas pessoas pensam que o único papel do inbound marketing é simplesmente atrair novos clientes e sua missão é então cumprida.

Todavia, de acordo com Philip Kotler, considerado o pai do marketing, reter um cliente existente é cinco a sete vezes mais acessível do que comprar um novo. Portanto, investir na retenção de clientes é crucial para o sucesso do negócio.

Por sorte, o inbound marketing pode ser usado para esse fim. É relativamente simples: basta criar um feed de alimentação para onde os clientes são enviados após a conclusão da compra.

As chances dessa técnica se tornar uma maior fonte de renda recorrente, portanto, tornam seu negócio mais competitivo que a concorrência.