Design Gráfico e o Marketing Digital: o que saber?

Design Gráfico e o Marketing Digital: o que saber? Nos últimos 10 anos, o mercado profissional passou por grandes transformações, principalmente devido ao crescimento do mundo digital, o qual exige o desenvolvimento de competências criativas e inovadoras. 

Com isso, os profissionais ligados ao design gráfico e ao marketing vêm cada vez mais trocando informações entre as suas funções e precisando unir habilidades para marcar presença na internet e construir a carreira tão desejada.

Vejamos, então, como funciona cada uma dessas profissões, qual a sua importância no mercado atual e qual a relação entre elas. E mais: dicas para você se destacar e garantir o seu emprego dos sonhos nessas áreas. Confira a seguir!

Design Gráfico: entenda mais sobre o conceito

O termo ‘design’ tem origem no latim designare e significa o ato de desenhar, indicar, simbolizar, representar, projetar. 

Também chamado de design industrial ou desenho industrial, o seu principal objetivo vai muito além de uma função estética, envolve a construção de soluções para melhorar problemas sociais e empresariais.

A profissão do Designer tem geralmente 4 grandes áreas de atuações:

Design industrial

Esta área trabalha com a construção e o desenvolvimento de produtos físicos, como móveis, aparelhos eletrônicos, máquinas e muitos outros.   

Design de gráfico

Essa ponta está voltada para a elaboração de projetos visuais, principalmente com o objetivo de transmitir uma mensagem, sendo muitas das vezes interligado à publicidade e propaganda.

Adentrando mais especificamente no mundo do Design Gráfico, temos portanto, uma área que possui como função principal a elaboração de materiais gráficos de comunicação visual, por exemplo:

  • Panfletos;
  • Cartões de visita;
  • Construção de web sites;
  • Pôsteres;
  • Logotipos.

Sendo assim, os profissionais são capazes de se especializar em diversos cargos, como: designer de motion graphics, designer de tipografia, designer de social media, ilustrador, designer de identidade visual/branding, designer 3D, designer de games e outros.

Já sobre a remuneração desse setor, segundo o Site Nacional de Empregos (SINE) , os salários podem variar entre R$ 1.800,00 à R$ 5.000,00 (aproximadamente), dependendo do nível de experiência, portfólio e especialização do profissional.

Design de ambientes ou interiores

O foco aqui é trabalhar a construção de projetos arquitetônicos e de decoração para otimizar os espaços interiores.

Design de moda

Por último, esse design está voltado para o desenvolvimento de peças para vestuário, desde figurinos teatrais à peças comerciais.

Marketing Digital: entenda mais sobre o conceito

Com o avanço do mercado online, novas profissões surgiram nos últimos anos, e assim foi desenvolvido o setor de Marketing Digital

Os profissionais ligados a esse setor podem ser responsáveis pela construção de estratégias para o meio digital, análise de métricas, levantamento de dados através de pesquisas, otimização de conteúdo e produção de conteúdo para social media.

Enfim, as possibilidades de tarefas são infinitas, assim como a concorrência. E para enfrentar essa concorrência, torna-se primeiramente necessário definir qual área você deseja se especializar, entre elas, temos:

  • Copywriter: responsável pela construção de textos para conteúdo online;
  • Analista de Social Media: responsável por controlar as redes sociais;
  • Analista de CRM: responsável por produzir landing pages, postar campanhas, etc;
  • Analista de SEO: responsável por otimizar conteúdos com os parâmetros SEO;
  • Business Intelligence: capaz de construir planilhas, dados e trazer informações;
  • Analista de Mídia: capaz de analisar métricas e dados dos canais de comunicação.

Sobre a remuneração, segundo com uma pesquisa realizada pela plataforma Salario.com.br, a média salarial desses profissionais varia de R$2.900 à R$8.400,00 (aproximadamente), dependendo do nível de experiência, especializações obtidas e cargo do trabalhador.

Design Gráfico e Marketing Digital

É bem verdade que tanto o profissional de Design Gráfico quanto o profissional de Marketing possuem diversas possibilidades no mercado de trabalho, inclusive a de trabalharem em funções ‘híbridas’, ou seja, mesclando habilidades das duas áreas. 

Isso acontece principalmente porque com o constante crescimento das mídias digitais e redes sociais, atividades relacionadas à produção de artes digitais vêm se tornando uma necessidade dentro de estratégias de Marketing de Conteúdo (foco em conteúdo orgânico).

Mas não é só para produção de conteúdo orgânico, uma vez que muitos designers trabalham em agências de marketing e/ou publicidade, e muitas campanhas publicitárias são feitas no meio digital – através de mídia paga, por exemplo.

Ou seja, torna-se necessário a contratação desses profissionais para o setor digital. Desta forma, estes designers podem ficar responsáveis pela criação – e até mesmo edição – de artes, material fotográfico ou audiovisual, dependendo do seu cargo. 

Assim, cada vez mais é possível ver designers ocupando cargos múltiplos dentro do mercado online e profissionais de marketing digital – principalmente aqueles responsáveis por social media, branding e identidade visual – aprendendo habilidades relacionadas à comunicação visual.

Afinal, a arte produzida será o primeiro contato do público com o conteúdo provavelmente. Entretanto, é importante também ressaltar que, nem todos os profissionais de marketing digital possuem atividades ligadas ao design, tudo depende da descrição dos cargos. 

Por isso, caso você tenha intenção em transacionar para essa área mais criativa e artística – no mundo do design – é fundamental procurar se especializar, construir um portfólio e prestar atenção na descrição de cada cargo. 

Outra boa dica para se destacar no mercado e conquistar o emprego dos sonhos, é realizar compartilhar seu trabalho nas próprias redes sociais, mostrar um pouco do seu backstage e atualizar sempre seu perfil em uma rede voltada para profissionais.

Até porque, muitos headhunters e profissionais de recursos humanos analisam os perfis online dos profissionais.

Gostou do conteúdo? Para mais informações sobre estas profissões e para garantir seu diferencial frente à concorrência, conheça as ofertas formativas do Grupo Anchieta! A UniAnchieta está há mais de 80 anos no mercado e tem mais de 30 cursos disponíveis para você investir no seu futuro!