seguro

5 critérios importantes na escolha do melhor seguro para o seu carro

Fazer o seguro do carro é importantíssimo para a segurança da sua família. Com tantos planos e empresas no mercado, é preciso pesquisar bastante antes de contratar.

Para lhe ajudar a fazer a escolher certa, vamos listar, aqui, os principais critérios que você deve considerar para o seguro do seu carro. 

Para ter a certeza de que está escolhendo a melhor opção, é preciso considerar suas necessidades e os recursos que o plano de seguro oferece. Informar-se sobre os mínimos detalhes do contrato é importante para não se arrepender depois. Confira, abaixo, quais são os critérios fundamentais na hora de escolher a melhor proteção para o seu carro.

Coberturas 

Nos planos de seguro, existem as coberturas básicas e as adicionais. A primeira opção oferece proteção contra roubo e furto, colisão e incêndio. Se a sua necessidade é simples, isso já é suficiente. 

Agora, se você precisa de mais, pode personalizar o seu plano de seguro adicionando outras coberturas, como, por exemplo, carro reserva, danos corporais e/ou materiais a terceiros, alagamento e acidentes de passageiros. 

Também é importante verificar o teor de algumas coberturas. A de colisão, por exemplo, geralmente, confunde os clientes. É preciso ter certeza do tipo, já existem dois: colisão que cobre qualquer batida e a que vale para perda total do veículo. 

Franquias

O indivíduo precisa pagar a franquia do seguro quando sofre um dano parcial, como colisão, acidente, alagamento, incêndio, etc. O dinheiro é direcionado para cobrir os custos com o reparo do veículo. 

O primeiro ponto a olhar é se a franquia é fixa ou possui um percentual, o que fica definido na apólice do seguro. Existem três tipos de franquias: básica, aumentada e reduzida. 

Quem possui mais riscos de sofrer um sinistro pode optar por uma franquia menor, para não ter um grande impacto financeiro caso algo aconteça com o carro. Se o segurado tem um bom histórico e nunca sofreu um sinistro, pode aumentar o valor da franquia, já que dificilmente precisará usá-la. 

Benefícios adicionais 

A maioria das seguradoras do mercado oferece benefícios que vão além dos utilizados. Dependendo da empresa é possível aproveitar vantagens adicionais, como ingressos com descontos para shows e cinema, serviços residenciais, entre outros. 

Se há algum serviço extra que te interesse, você deve levar os benefícios adicionais em consideração na hora de contratar o seguro. Para saber quais são, converse com o corretor e fale sobre aqueles que você gostaria de ter. 

Valores 

O valor do seguro é um fator importantíssimo antes da contratação. Você deve pesquisar qual é a opção com melhor custo-benefício dentre as existentes no mercado. Nem sempre as mais caras são as melhores, então, o ideal é que você busque uma segurança que seja referência no mercado, mas também considere o preço. 

É importante que você faça uma pesquisa com outros motoristas que possuem um carro do mesmo modelo que o seu para ter uma noção do valor do seguro para o veículo. Assim, você consegue encontrar indicações de boas seguradoras, que se destaquem por serviço, atendimento e preço. 

Contratar um seguro que não caiba dentro do seu orçamento não é uma boa escolha. Atrasar as parcelas do pagamento pode gerar o cancelamento de contrato e uma dívida imensa.

Área de abrangência 

A área de abrangência do seguro consiste na cobertura. Se o seguro age apenas dentro do seu estado, caso você sofra um sinistro em outro território, por exemplo, terá de arcar com as consequências. 

Se você é uma pessoa que viaja muito com seu carro, por exemplo, deve optar por um seguro com área de abrangência nacional, que cubra qualquer incidente em todo o país. 

Texto: Gear Seo