5 fatos que você não sabia sobre a terapia à distância

Nos últimos anos, a terapia à distância, nos quais o psicólogo utiliza uma ferramentas digitais, como um computador, tablet ou similar, para oferecer uma consulta ao cliente, via chamadas de vídeo ou áudio, têm se tornado cada vez mais comuns.

Essa modalidade é uma alternativa para a consulta presencial.

Quem está interessado em cuidar de si enxerga na terapia à distância uma boa oportunidade de recorrer ao serviço profissional. Algumas das vantagens dessa opção incluem o fato da pessoa poder fazer isso de casa, em um horário que se encaixe melhor na sua rotina, sem a necessidade de enfrentar trânsito, por exemplo.

Assim como o encontro presencial, a terapia on-line tem como objetivo oferecer um apoio psicológico para as pessoas. Ela ajuda o indivíduo a lidar com algum mal-estar mental, conhecer causas de determinados problemas ou comportamentos, ampliar o autoconhecimento e trabalhar mudanças de atitude.

Caso você não conheça muito bem essa modalidade de atendimento, aproveite este texto para saber um pouco mais sobre algumas das vantagens da terapia à distância.

Segurança

O Conselho Federal de Psicologia tem regras bem claras sobre esta questão. Ele determina que o psicólogo deve respeitar o sigilo profissional, protegendo, por meio da confidencialidade, a intimidade do seu cliente. 

O ideal é que o entorno da consulta também seja protegido. É recomendável que tanto o cliente, quanto o psicólogo, estejam em um ambiente tranquilo, isolado, sem perturbações e distrações. Garantir que esse local tenha um bom acesso à internet também é fundamental para que a sessão ocorra sem problemas.

Crianças e adolescentes

É permitido que psicólogos façam atendimentos para crianças e adolescentes. Entretanto, a determinação do Conselho Federal de Psicologia diz que isso só pode acontecer mediante autorização expressa de, ao menos, um dos responsáveis legais.

Preço baixo

A terapia é vista como um serviço de luxo para a maioria dos brasileiros. Um levantamento do Conselho Federal de Psicologia, de 2019, apontou que uma consulta presencial com psicólogo custa, em média, R$239,90, um preço que impede muitos de terem um número adequado de consultas por mês.

Já o valor da consulta on-line costuma ser bem mais em conta. É possível encontrar sessões com preços a partir de R$70. Isso expande o alcance das consultas e permite que muita gente tenha a oportunidade de usufruir deste recurso. Vale lembrar, porém, que o preço da sessão é determinado pelo próprio psicólogo, com possíveis variações dessa média.

Eficiência

Os profissionais que prestam atendimento on-line defendem que essa forma é tão eficiente e válida quanto o encontro presencial. A tecnologia disponível, hoje, como chamadas de vídeo, permite que a sessão tenha todo o conteúdo verbal e não verbal necessário para a avaliação do paciente.

Além disso, esses profissionais entendem que há toda uma geração de pessoas que já está acostumada a manter suas relações de diferentes esferas permeadas pela tecnologia. O psicólogo, portanto, deveria estar preparado para entender esse comportamento e se fazer presente nessa área.

De qualquer maneira, cabe ao cliente perceber se esse tipo de atendimento lhe atende. Ele deve procurar o tipo de terapia que o faz se sentir mais confortável e no qual ele considera que está progredindo.

Economia de tempo

As consultas on-line aumentam a disponibilidade de horário para o atendimento. Uma vez que a pessoa não precisa, por exemplo, de se deslocar para ir até ao consultório, ganha tempo para escolher um horário que seja mais adequado para ela e o psicólogo.

Vale destacar que as duas partes devem combinar as condições do atendimento, como a duração de cada sessão, a periodicidade dos encontros e os horários de atendimento. Também deve ser acordado o que será feito em caso de atrasos ou haja a necessidade de a sessão ser prolongada.

Texto: Gear Seo