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10 chaves para o marketing digital que um empreendedor deve seguir

O marketing digital é um compilado de ações de comunicação que as empresas podem investir por meio da internet, do celular e outras formas digitais.

Esse meio é utilizado para comercializar e divulgar seus produtos e serviços, conquistando novos leads, fidelizando seus clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Para que haja um bom aproveitamento dessa estratégia que se inova a cada dia, recomendamos aos empreendedores que sigam 5 chaves simples para o sucesso acontecer.

1- Defina o seu público-alvo 

A definição do público alvo acontece uma vez que é decidido para quem você quer vender os seus serviços para que depois seja pensado como será feita a comunicação com essa audiência. Essa escolha é importante porque todo o serviço que você irá oferecer, todos os produtos e conteúdos que irá produzir será com base nessa decisão.

Criar uma persona para poder identificar além do público que você deseja atingir, mas também as necessidades desses leads e clientes, como você pode satisfazê-los, é uma escolha inteligente.

2- Analise seus concorrentes

Saber quem é seu público é muito importante, mas saber sobre os seus concorrentes diretos E indiretos também. Sempre existe uma empresa do mesmo segmento que o seu que não atinge o seu público.

Não é inteligente descartar essa empresa da sua lista de concorrentes, uma vez que HOJE ela não se encaixa na sua audiência, mas AMANHÃ ela pode se inovar e se tornar um concorrente direto, então é sempre bom prestar atenção nas ações tanto digitais quando offlines das pessoas que atuam na mesma área que você.

3- Automatize a sua empresa

Para que a comunicação seja feita de forma otimizada, poupando o tempo da sua equipe e deixando-a focar em outras demandas, é necessário uma ferramenta que automatize os e-mails que devem ser enviados.

É fundamental que ela atue no processo desde o cadastro em uma página até a venda, que coloque cada contato no funil correto, entre outras funções que a ferramenta de automação correta para a sua empresa pode facilitar.

4- Segmente a sua lista de contatos para marketing

A segmentação da lista de contatos é feita após você decidir para quem quer vender os seus ideais e produtos. Uma vez decidido, é hora de segmentar para saber qual contato vai para qual funil, para receber qual oferta, qual e-mail promocional, qual newsletter, e por aí vai.

Ou seja, para que haja um retorno do seu investimento na ferramenta e nas mídias sociais, é importante que esses contatos estejam nos lugares corretos para não receberem conteúdos aleatórios.  

Existe um meio de pesquisa com perguntas objetivas para filtrar contatos chamado Método ASK. Após as respostas serem preenchidas, a identificação do segmento do usuário é feita e é necessário juntar essas informações e automaticamente enviá-lo a um funil específico.

5- Produzir conteúdo de qualidade para as suas redes sociais 

A produção de conteúdo de qualidade é essencial para manter os seus leads e clientes antenados nas suas redes. Unir as redes sociais com tópicos de relevância, não apenas anúncios dos seus serviços, faz com que o público interaja e se identifique mais com a sua empresa

Além desses tópicos, é importante gerar uma estratégia de marketing com uma boa base, mas que seja flexível para possíveis mudanças de um futuro próximo. 

6- Lead Magnets no marketing

Pensar nos problemas principais que os seus possíveis clientes (leads) podem vir a ter e como você pode ajuda-lo a resolver. 

Perguntas como “o que eu posso produzir para ajudar a essa pessoa?”, podem ser respondidas com a produção ou adaptação de um e-book, uma consultoria de marketing digital ou mais específica, entre outros.

Lead Magnets agrega valor e mostra que sua empresa se importa com cada um de seus clientes, e não somente com ganhar dinheiro e se manter no mercado. Isso é um diferencial.

7- SEO 

O SEO é um motor de busca, ou seja, é um otimizador que ranqueia o seu conteúdo ou seu site em sites de busca, como o Google, Yahoo, Bing…

Existem duas formas de realizar uma estratégia de SEO:

On Page: com palavras-chaves, tamanho de conteúdo, títulos objetivos e chamativos.

Off Page: a divulgação do seu site em suas outras redes sociais.

8- Áudio marketing

O áudio marketing funciona de uma forma simples, mas efetiva. É a conversão do seu conteúdo escrito para áudios, como Podcasts, ou vídeos como Lives e publicações no Youtube. 

9- Análise resultados periodicamente 

A análise recorrente dos seus resultados é importante, já que é necessário descobrir em quais pontos a sua estratégia está dando certo e em quais ela está falhando. Isso fará com que você reconheça aonde há necessidade de mudar e, com isso, poderá ter sucesso com mais rapidez.  

10- Peça recomendações 

Pelo contrário do que muitos pensam, pedir recomendações e se basear no que dá certo em outras empresas do seu segmento não é ruim, é uma estratégia fácil, sem muito custo e que traz resultados para resolver o que não está funcionando no seu negócio.

Essas 10 chaves, preferencialmente em conjunto, darão um resultado extremamente positivo para a sua empresa!