acesso

Conheça os meios de controle de acesso

Na atualidade, cada vez mais se mostra necessário o controle de fluxo de acesso a determinados ambientes. São condomínios residenciais, prédios comerciais, eventos, shows, todos esses demandam o controle das pessoas que ali estarão entrando e saindo. Ter esse controle contribui para a garantia da segurança das pessoas e a integridade dos bens ali presentes.

Hoje já existe no mercado, uma infinidade de itens e aparelhos eletrônicos, os famosos gadgets, que realizam esse trabalho do controle de acesso de forma rápida, prática e com a devida segurança e sigilo dos dados das pessoas envolvidas.

Neste artigo, abordaremos alguns desses equipamentos indispensáveis que auxiliam de forma eficiente a organização de entrada e saída em qualquer ambiente, para qualquer fim.

Controle de acesso – Do que se trata?

Para começo de conversa, vale contextualizar brevemente o que é o tal de controle de acesso.

Basicamente, ele é uma ferramenta utilizada para gerenciar o fluxo de pessoas num determinado lugar ou ambiente, e é comum que seja comandado ou controlado por um específico profissional.

Composto por uma barreira física, como uma parede ou um muro, ele conta com um ou mais pontos de entrada, esses que são devidamente controlados por meios mecânicos, do tipo das cancelas, catracas ou portões, e eletrônicos como ponto, leitores e etc.

Também vale ressaltar aqui, que este controle também pode se dar por meio do desempenho humano, que mesmo que seja dificultoso, auxilia na entrada e saída das pessoas de um determinado local.

Vejamos agora, alguns equipamentos utilizados no auxílio da organização e controle dos acessos.

Impressora Térmica

Mesmo que o nome lhe pareça estranho inicialmente, a impressora térmica muito provavelmente desempenha um papel quase que diário em sua vida. Se trata de um aparelho com a capacidade de imprimir determinados conteúdos a partir do aquecimento seletivo de um papel térmico acoplado em uma bobina (comumente chamado de termossensível).

Esse tipo de papel, é fabricado com um determinado material que ao ser aquecido, muda de cor.

Ela é muito usada no dia-a-dia para a emissão de extratos bancários e notas fiscais. No âmbito do controle de acessos, a impressora térmica tende a ser utilizada na impressão de ingressos, tickets e senhas. Trazendo rapidez e economia no desempenho de suas funções.

Podem ainda ser aplicadas em diferentes usos, como:

  • Nota fiscal, no controle de acesso;

  • Registro, como o que ocorre em relógio de ponto eletrônico;

  • Etiquetas;

  • Máquinas de cartão para a impressão de cupom fiscal;

  • Portáteis, aquelas usadas na impressão de faturas.

Muitos não sabem, porém, há diferentes tipos da Bobina para impressora termica.

Há as bobinas offset, de sulfite em diferentes gramaturas que tende a ser a de uso mais comum no dia-a-dia, pois aceita diversas possibilidades de impressões.

A bobina de papel autocopiativo, necessária para a impressão de mais de uma via do item, é usada para que se tenha um maior controle fiscal e etc.

Já a bobina de papel térmico é a mais vendida, já que aceita a impressão pelo método direto. A revelação ocorre apenas com o calor do cabeçote, sem que haja a necessidade de ribbon ou alguma outra tinta.

Leitor de tag

O chamado de RFID, vem sendo utilizado largamente na rotina de pequenas, médias e grande empresas, e no dia-a-dia das pessoas num âmbito geral.

Ele se trata de um sistema cuja a função é capturar informações que são armazenadas no que é chamado de tag, ou seja, uma espécie de etiqueta eletrônica, que posteriormente é lida por meio de um leitor apropriado.

De forma lenta, mas gradual, o sistema RFID tem adentrado o mercado brasileiro e o público já conta com uma diversidade de excelentes soluções para a garantia de um controle de acesso eficiente e que traga a devida segurança para o local.

Os aparelhos que se utilizam do leitor de tag, estão a disposição para a realização de performances altamente eficazes no quesito segurança e, devido a isso, muitas casas estão optando na instalação dele em suas portas com fechaduras digitais.

Tal item proporciona, uma maior comodidade e tranquilidade aos moradores.

Catraca torniquete

Catraca torniquete é a mais simples aqui da lista, mas de alta importância. Ela é largamente utilizada na realização do gerenciamento de acesso de locais restritos ao público geral e que necessitam de um alto nível de segurança.

Com ela, se pode realizar individualmente de forma uni ou bidirebobcional o acesso, sem a necessidade de haver um monitoramento físico de um determinado funcionário.

A catraca torniquete pode ser acoplada em aparelhos eletrônicos para que seu desempenho se dê em maior agilidade e eficácia.