Qual a importância de emitir nota fiscal no seu e-commerce?

Vender produtos na internet se tornou uma das atividades mais viáveis e lucrativas nos últimos tempos. O fechamento do comércio físico acabou colaborando para o crescimento de marketplaces e plataformas de e-commerce que se adaptaram a esse novo contexto. 

Graças ao baixo custo de investimento inicial e alto tráfego de pessoas na internet, o varejo digital se tornou o epicentro do setor. A facilidade em abrir uma loja seja no e-commerce, s-commerce ou marketplaces chamou a atenção de diversos tipos de empreendedores.

Porém, muitos acabam esquecendo da importância de cuidar da documentação do próprio negócio e podem, mesmo que sem querer, acabar infringindo a lei. 

O que é Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

É um documento digital cuja emissão e armazenamento ocorre eletronicamente após cada venda realizada, é uma forma do lojista assegurar que as transações comerciais ocorram de forma segura e dentro da jurisdição da lei caso alguma das partes se sinta lesada.

Além de ajudar a manter o controle do estoque e contabilidade dos impostos que devem ser pagos, ela auxilia de um modo geral na diminuição de gastos com armazenamento de documentos fiscais. 

Importante frisar que ele é obrigatório para todos tipos de comércio, sejam eles físicos ou online, vai desde e-commerces até marketplaces. 

Por que ela é importante?

Este documento é fundamental para o lojista contribuir com ICMS (Imposto sobre Circulação de Produtos e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). 

Caso esses impostos que são registrados pela NF-e no comércio digital não sejam pagos, as vendas realizadas não estarão legitimadas pela lei. 

Lojas que não fazem a emissão da nota fiscal estão violando a lei de número 8.846/94, o que se qualifica como sonegação de imposto. Entre os problemas que isso pode acarretar para o lojista estão: 

  • Ter a razão social manchada;
  • Multa que pode chegar atè 5 vezes o valor sonegado;
  • Problemas para conseguir crédito;
  • Em último caso, e se tratando daqueles mais graves, pode levar à prisão.

Ou seja, é preciso ter bastante atenção e cuidado, principalmente para evitar qualquer um desses problemas.

Veja o que é necessário para emitir a Nota Fiscal

Agora que você já está ciente da importância de emitir corretamente as notas fiscais e hora de botar a mão na massa. Vamos começar indicando o que é essencial para que o lojista consiga fazer a emissão:

CNPJ

Antes de qualquer coisa, é fundamental que a empresa esteja regularizada no site da Receita Federal.  

Certificado digital 

Ele é como se fosse uma carteira de identidade virtual, na qual permite que sua assinatura seja legalizada ao assinar documentos à distância, ou seja, impõe um valor jurídico nela.

Em outras palavras, é o comprovante de que as negociações foram realizadas pelo titular do CNPJ. 

Importante frisar que existem dois modelos desse certificado, o A1 que é modelo digital padrão, ele pode ser emitido por qualquer dispositivo que esteja ligado à internet e sua validade é de um ano. 

Já o A3, é armazenado em uma mídia criptografada que fica em um token ou cartão, sua validade pode ser de um, dois ou três anos. O que muda entre os dois é o tempo de validade, e A3 você pode levá-lo para qualquer lugar sem a necessidade de instalar.

Registro da Secretaria da Fazenda

Por último, mas não menos importante, para que seja validado a emissão das notas fiscais da sua loja é preciso ter um credenciamento da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do estado que você reside ou que a empresa está registrada.  

Dica: um hub de integração pode te ajudar!

Quando se trata de algo tão importante para o funcionamento do seu empreendimento, não se pode brincar com a sorte. 

Depois de resolver toda a parte burocrática da documentação, é normal que o vendedor acabe nem pensando muito sobre o quão trabalhoso pode ser o processo de emissão manual. 

Já vamos te adiantando que sim, é possível emitir sua nota fiscal por um hub de integração. Com um HUB ao seu lado, você não vai mais correr o risco de colocar informações erradas na hora de

O integrador de marketplaces da Plugg.to, por exemplo, possui um faturador próprio que automatiza as emissões para você. Mas não pense que ele se reduz a apenas isso, pois diferente de alguns softwares, esse tem algumas outras vantagens:

  • Emissão ilimitada de NF-e;
  • Faz a impressão de etiquetas estilo zebra;
  • Faturamento para mais de um CNPJ;
  • Notas com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para fabricantes;
  • Emite NF-e de devolução;
  • E muito mais.

Quer garantir que a documentação do seu negócio esteja sempre em dia com a ajuda de um emissor de notas fiscais? Então acesse o site ou fale com um dos nossos consultores! preencher o documento.