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Você sabe o que é uma persona e como ela pode ajudar sua empresa?

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas é entender bem os seus clientes através de ferramentas como persona e analise de mercado.

Dentre as ferramentas que o mercado disponibiliza para isso, a Persona é a mais interessante. Isso porque ela vai criar um cliente ideal que está 100% do tempo disposto a responder as perguntas da sua marca. 

Parece perfeito, não?

Por então venha descobrir tudo o que precisa sobre essa ferramenta para que possa aplicá-la em sua marca também.

O que é persona?

Muitas pessoas dizem  que conhece muito bem seu melhor amigo, certo? Sabe detalhes sobre ele como sua comida preferida, o que gosta de fazer no tempo livre e até mesmo quais são suas preferências e gostos. 

A persona funciona para as empresas como um melhor amigo. Ela vai fornecer informações suficientes para que seja possível entender quem é o cliente, o que ele precisa e qual a melhor maneira de chegar até ele.

Definida como sendo uma representação do cliente ideal de uma marca, o que torna a persona tão interessante para as empresas é a forma como ela é construída.

Usando como base dados reais dos clientes – que podem ser recolhidos de diversas maneiras, como por entrevistas ou ferramentas online -, a persona é totalmente confiável e espelha perfeitamente o seu público real.

Para a sua construção, há alguns caminhos que podem ser seguidos. O primeiro deles, é mais tradicional, é através de pesquisas direcionadas, que incluem entrevistas com seus clientes para saber quem eles são.

A segunda alternativa é mais moderna, e presa por buscar dados na própria internet para saber mais sobre os clientes. Usando ferramentas como Google Trends, Google Analytics e Facebook Insights.

Mas para aqueles que precisam de algo mais prático, há ainda os softwares de criação automática de personas, como o Jornio, que fornecem desde templates até um sistema automatizado de criação com base em dados da sua empresa.

Os três métodos são válidos, basta descobrir qual deles é o ideal para você!

Persona e as estratégias de marketing?

Agora que já foi definido o que é a persona, podemos nos aprofundar um pouco mais neste assunto e entender o que ela pode fazer pela sua empresa.

Muitas pessoas  com certeza conhece, ou ao menos já ouviu falar, sobre as estratégias de marketing do mercado.

Elas são ferramentas que te ajudam a ganhar tempo e dinheiro, e poupar esforços desnecessários, otimizando sua empresa para os clientes.

Entretanto, todas essas estratégias têm uma coisa em comum. Para que funcionem, elas precisam saber com exatidão quem é o cliente!

Imagine se uma empresa investe meses de tempo, esforço e dinheiro em uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, para só então descobrir que seus clientes quase não acessam o e-mail.

Isso seria desastroso, e para evitar, basta criar uma persona! Ela vai contribuir para que otimize todos os cantos da sua marca e a prepare especialmente para os seus consumidores.

Caso queira saber o passo a passo para criar a sua persona, pode acessar esse conteúdo que separamos para você clicando aqui!

Conclusão

Desenvolver uma persona para a sua empresa é a estratégia ideal para escalar sua empresa e gerar mais lucro focando no que importa.

Ao conhecer os clientes, você pode melhorar suas campanhas, converter e fidelizar mais o público. Agora que já sabe o caminho ideal para isso, o que está esperando para começar a criar a sua persona?