imposição social

Você sabe distinguir o que é feito por você e aquilo que é fruto de imposição social?

Já observou como a regra social influencia a sua percepção de vida? Somos condicionados, desde muito pequenos, a aceitar regras impostas pela sociedade.

E isto já é tão enraizado em nós, que muitas vezes é difícil diferenciar o que fazemos por vontade própria e aquilo que fazemos por imposição social. 

Em básico, a regra social diz que precisamos estudar, trabalhar, casar e ter filhos para sermos seres bem sucedidos. Desta maneira reducionista, seria para muitos de nós uma fórmula da felicidade. 

Neste contexto, aqueles que optam por não cumprir com tal “receita”, ficam à mercê do julgamento social. Os que optam por não estudar são chamados de preguiçosos, os que não trabalham são vagabundos, os que não se casam são encalhados e os que decidem não ter filhos são egoístas. 

Todos pagamos um preço pelas nossas escolhas. Mas será que as suas escolhas são nossas ou fruto das regras sociais? Talvez seja importante começar a refletir sobre isso e buscar ressignificar este contexto!

O que é a imposição e pressão social?

Pressão social ou imposição social, como você preferir chamar, é o nome dado às cobranças da sociedade, estejamos falando de familiares, amigos, conhecidos ou desconhecidos que podem nos pressionar conforme as exigências do ambiente exterior. 

No dia a dia sofremos várias pressões para nos encaixarmos dentro de estilos de vida e traços de personalidade que são supervalorizados na nossa sociedade.

E várias vezes nos decepcionamos e nos frustramos com nós mesmos por não conseguirmos atingir tais expectativas sociais, principalmente quando a pressão é feita por pessoas que amamos. 

Por exemplo, é esperado dos jovens adultos que se formem e imediatamente encontrem um trabalho com um salário que cubra todas as suas despesas. É esperado das mulheres que gerem filhos e vivam para cuidar deles.

Mas, e se a vontade de se adequar a esses papéis não existir? E se eles quiserem treinar pessoas numa sala de treinamento na Barra da Tijuca?

As imposições sociais podem prejudicar a saúde mental?

Quando crianças, de modo generalizado, ninguém nos ensinou a preservar nossa autenticidade e cuidar da nossa autoestima. E este tipo de criação permite que a sociedade nos molde com mais facilidade, nos tornando adultos que cedem facilmente às pressões externas. 

Neste contexto, podemos colocar nossos sonhos em segundo plano para perseguir uma vida considerada “apropriada” aos olhos de terceiros. E, somado ao apoio de pessoas próximas que incentivam tal comportamento, a insatisfação com a vida pode subir de patamar. 

Quando negamos nossos sonhos e desejos deixamos sentimentos como a frustração, a tristeza e a angústia afloram em nós.

E precisamos mentir e inventar desculpas para nós mesmos para sustentarmos um estilo de vida indesejado e que em algum momento irá nos sobrecarregar causando problemas físicos e emocionais.

E o pensamento de recomeçar e fazer as coisas que desejamos pode representar um desafio demasiadamente complicado, afinal, estamos indo “contra à maré”. Mas será que correr esse risco não é melhor que passar a vida inteira vivendo uma vida com a qual você não sonhou?

4 dicas essenciais para enfrentar as pressões sociais

Você sente a necessidade de se livrar das amarras da imposição social? Além de buscar ajudar de profissionais como terapeutas ou psicólogos que podem lhe ajudar a alcançar o autoconhecimento e a autoconfiança algumas dicas práticas também podem lhe ajudar:

  1. Reflita sobre a sua vida e busque identificar as decisões influenciadas pelas pressões sociais em sua vida. Depois, imagine como você gostaria que a sua vida fosse se você não tivesse que agradar ninguém. Fantasiar pode ajudá-lo a descobrir quais são os pontos que precisam ser mudados. 
  2. Fortaleça sua auto confiança. Quando confiamos em nós mesmos, não duvidamos das nossas decisões e desejos. 
  3. Eleve sua autoestima e pare de comparar a sua vida com a de outros indivíduos. Comece a valorizar suas virtudes e você conseguirá se blindar das pressões sociais. Algumas frases motivacionais podem ser de grande ajuda!
  4. Determine o que é melhor para você e faça o que seu coração sentir que é o certo. As pessoas podem chamá-lo de louco ou irresponsável, mas dê ouvido a esses comentários. Tenha confiança no seu processo!

Quer buscar o autoconhecimento, desenvolver a sua autoestima, aprimorar a sua inteligência emocional e se tornar a pessoa que você sempre desejou com a vida que você sempre quis? Conheça o Curso de PNL Online do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento. Sua transformação começa aqui!