viagem

Como fazer uma viagem internacional: dicas e recomendações

Uma viagem internacional é o sonho de muitas pessoas, especialmente, quem deseja conhecer novos países, outras culturas e ter contato com pessoas com diferentes rotinas.

Por esse motivo, é importante saber como planejar muito bem todos os pormenores, para não ter problemas durante a viagem dos sonhos. Afinal, mesmo quando agendada previamente, sempre bate um frio na barriga momentos antes do embarque.

Desse modo, todo cuidado é pouco. Portanto, faça uma lista de todas as coisas que precisa para a sua viagem.

E não faça o planejamento em cima da hora: as viagens internacionais pedem maior compromisso e dedicação, por isso, recomenda-se que a preparação comece, pelo menos, uns três meses antes.

Documentos importantes para a viagem internacional

Ao decidir o destino da viagem e comprar a passagem, é preciso verificar todos os documentos obrigatórios. O principal é o passaporte, emitido pelo Governo que atesta o direito de proteção legal no exterior, bem como o retorno do indivíduo em seu país de origem.

Verifique se o passaporte não está próximo da data de vencimento, sendo necessário a renovação do documento.

Dependendo do destino, é necessário tirar o visto, um documento emitido pelo país de destino, que dá permissão ao indivíduo para entrar em território internacional, por um certo período de tempo. Em geral, o visto é retirado nos Consulados e carimbado ao passaporte.

O visto pode demorar alguns dias até ser aprovado, por isso, antes de comprar as passagens, é importante se programar para tirar o documento previamente. Em caso de negação do visto, o indivíduo não pode realizar a viagem internacional ao país de destino.

Para evitar qualquer contratempo, é recomendado fazer a digitalização de documentos, incluindo o passaporte, o visto, bem como outros, por exemplo:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Passagens;
  • Comprovante de pagamento das passagens.

As vantagens de digitalizar os documentos são inúmeras, pois em caso de perda ou roubo dos mesmos, é possível facilitar a comprovação aos órgãos competentes. Além disso, é uma segurança a mais para quem viajará.

Fora os documentos padrão mencionados anteriormente, é preciso verificar as exigências de saúde para cada país. Em alguns destinos, os brasileiros são obrigados a levar o comprovante de vacina contra febre amarela.

Se o destino for a Europa, é obrigatório a contratação de um seguro viagem que cubra todo o período da estadia.

Quer dizer que, antes de mais nada, é necessário estudar muito bem as exigências de cada país de destino, além das recomendações dos aeroportos internacionais. Lembre-se de anotar tudo e, de preferência, tenha cópias de todos os documentos e comprovantes.

Taxa de câmbio e quantidade de dinheiro para viagens internacionais

Além dos documentos, é importante levar em consideração a quantidade de dinheiro para a viagem. Hoje em dia, muitos bancos já realizam a troca da moeda e possuem agências no exterior.

Contudo, é recomendável levar algum dinheiro já trocado, pelo menos o suficiente para chegar até o hotel e passar um dia. Caso prefira, converse com um contador especializado, para mais dicas sobre a quantidade de dinheiro levada em viagens internacionais.

Dependendo do país, é viável fazer a troca do dinheiro nas casas de câmbio aqui no Brasil. Mas, em países com moedas mais fracas que a nossa, as vantagens do câmbio são maiores no destino da viagem. Por isso, estude a taxa de câmbio de cada uma das localidades.

As casas de câmbio contam com equipamentos especializados na contagem e conversão do dinheiro, como a máquina contadora de dinheiro. Portanto, tem-se a segurança de que todo o serviço de câmbio está sendo feito da maneira correta, por meio de procedimentos automatizados.

Além do dinheiro, há outras opções, como os cheques de viagem e os cartões pré-pagos. Os primeiros são emitidos pelas casas de câmbio, enquanto os cartões podem ser desbloqueados diretamente nas agências bancárias, com automação rápida.

Essas alternativas são mais seguras, pois em caso de roubos, é possível realizar o cancelamento. No entanto, nem todos os estabelecimentos comerciais aceitam os cartões e cheques.

Ou seja, o melhor mesmo é se preparar. Leve uma quantia suficiente de dinheiro e, para melhor organização, utilize uma contadora e separadora de moedas.

Países como os Estados Unidos têm muita moeda de 1 cent em circulação, por isso, é indicado organizar corretamente o seu dinheiro para não se embaralhar depois.