tendência

Vestido com calça, por que apostar nessa tendência

A cada temporada, todos os anos, somos surpreendidos por alguma nova combinação fashion que nos deixa curiosos com as suas tendências inovadoras.

Estilistas, influenciadoras e personagens de novela estão sempre inovando quando o assunto é moda e criatividade. Nós, é claro, adoramos e ficamos de olho nas tendências para poder experimentar.

Sobreposições, de modo geral, entram facilmente nessa categoria de estilo diferente. Com uma proposta muito simples, elas são capazes de mudar completamente um look. Sobrepor peças, inclusive, é a dica básica para quem quer inovar o visual sem gastar dinheiro.

Contudo, um tipo de sobreposição, em especial, merece um pouco mais da nossa atenção: o vestido sobre a calça. Apesar de não ser exatamente uma novidade no mundo fashion — algumas celebridades já foram vistas com esse tipo de figurino anteriormente, só agora ela vem ganhando espaço entre as produções maiores.

Marcas com estilos completamente diferentes apostaram na combinação nas semanas de moda, em que apresentaram suas coleções para o ano de 2020. Só para citar algumas, Givenchy, Gucci, Jil Sander e Lanvin, estão entre elas.

Isso demonstra que essa é, provavelmente, uma tendência que vamos ver por mais algumas temporadas. O vestido sobre calça está deixando, aos poucos, o universo descolado e ganhando o mundo comum da moda. 

No entanto, como em toda tendência, o mais legal é dar personalidade ao look, trazendo elementos pessoais, que demonstrem sua personalidade por meio de suas escolhas de roupa.

Sobrepondo as peças

Apesar de ter uma fórmula bem simples, colocar o vestido sobre a calça pode ser uma composição extremamente criativa. A dica inicial na hora de compor um look sobreposto, usando as duas peças em questão, é procurar combinar a tendência com seu gosto pessoal.

Aquelas que preferem um estilo mais minimalista, por exemplo, podem usar a calça e o vestido da mesma cor. Isso vai manter o look sóbrio e elegante, elevando o estilo de maneira singular, antenada com a tendência atual. Não tem como errar!

Quem optar por um look todo preto, porém, deve ficar atento aos acessórios. Nesses casos, invista em itens com cores claras ou vibrantes para fazer um contraponto. Pelas escuras podem fazer o seu look passar despercebido.

As mais românticas podem investir em um vestido estampado com uma calça lisa. Vale, inclusive, a calça jeans. A chegada da primavera, em setembro, é o momento ideal para começarmos a usar as produções mais alegres.

Quem quiser ser um pouco mais ousada pode até unir o vestido sobre a calça com outra tendência: a sobreposição de estampas. Apesar de ser algo que ainda faz muita gente torcer o nariz, combinar estampas diferentes também é uma aposta fashion para a primavera que se aproxima.

Nesse caso, tente combinar peças que se comunicam de alguma forma. O poá, por exemplo, pode aparecer em tamanhos ou cores diferentes em cada uma das peças. Por sua vez, duas estampas geométricas, com padrões diferentes de forma, cor e tamanho, também podem ser uma aposta.

Brincando com volumes na tendência

A dica de ouro é utilizar vestidos um pouco mais largos e calças mais justas. Isso vai conferir tanto um equilíbrio ao seu look, quanto vai permitir que você consiga circular sem que sua roupa seja um problema. De qualquer forma, dá para experimentar com diferentes tamanhos e volumes na hora de criar a composição.

Uma maneira bem simples de fazer isso acontecer é utilizar peças com o mesmo tecido e cortes retos. Isso vai criar uma sobreposição harmônica e inusitada, diferente do que se tem visto até então. 

Regras à parte, o segredo é mesmo experimentar. Tente novas composições, veja o que fica melhor no seu corpo, peça a opinião daquela amiga que entendo tudo de moda e use a criatividade.

Texto: Gear Seo