Quero abrir um pequeno comércio: em qual setor devo investir?

Existem diversos tipos de negócios que são mais simples de serem geridos e necessitam de um baixo investimento para iniciar a operação.

Com tantos nichos de mercado, fica difícil definir em qual investir. Aqui, vamos mostrar alguns setores de destaque nos últimos anos para lhe ajudar a escolher o seu tipo de empresa. 

Fazer a gestão de uma empresa não é tarefa fácil para novos empreendedores. Por isso, escolher bem o comércio que você deseja montar é fundamental para facilitar a gestão. 

Quais são os melhores setores para investir? 

Estudar bem o mercado é fundamental para descobrir setores que tenham bom potencial. É preciso buscar oportunidades que possuam um bom público e não precisam de investimentos altos. Abaixo, vamos listar alguns dos melhores setores para começar uma empresa em 2020, confira.

Alimentação 

Quando falamos em abrir um novo comércio, o ramo alimentício é sempre um dos primeiros a se considerar. Afinal, comida boa tem demanda em qualquer lugar do mundo. Com a correria do dia a dia, as pessoas estão com menos tempo para preparar suas próprias refeições e, cada vez mais, recorrem às comidas prontas. 

Este setor também se caracteriza por abrir espaço para diversos tipos de negócios. Para vender comida, você não precisa montar um restaurante, por exemplo, basta montar um food truck ou food bike com um investimento bem menor. 

Alimentação saudável 

Um nicho do ramo alimentício que tem crescido bastante é o de alimentação saudável. Nos últimos anos, o cuidado com a saúde aumentou em todo o mundo. Muitas pessoas estão buscando ter uma vida mais saudável, regrada por exercícios frequentes e bons hábitos alimentares. 

Isso abriu espaço para os negócios focados em alimentação saudável. Já existem aplicativos específicos para quem deseja trabalhar com a entrega de refeições desse tipo. Muitas empresas do ramo também focam em produzir marmitas para a dieta.

Estética e Beleza

Serviços como corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, depilação e muitos outros contam com um grande público feminino, ganhando adeptos masculinos também. 

Abrir um comércio na área de beleza e estética pode ser uma excelente maneira de investir o seu dinheiro e começar o primeiro negócio. Salões, clínicas de estéticas, lojas de cosméticos e barbearias são algumas opções nesta área. 

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que o setor cresce ano após ano, há mais de duas décadas, superando crises e tendo faturamento anual na faixa dos R$ 40 bilhões. 

Consertos e manutenções 

Abrir um negócio na área de consertos e manutenção de bens também é ótima pedida. Com as recentes crises econômicas enfrentadas pelo Brasil, boa parte dos brasileiros mudou sua forma de consumir. 

Muitas pessoas apostam na manutenção de seus bens como uma forma de prolongar a vida útil de produtos importantes, como computadores, carros e até imóveis. Não à toa, nos últimos anos, surgiram diversas empresas de serviços dedicadas a reparos, manutenções e consertos de dispositivos dos mais diversos segmentos. 

Oficinas mecânicas, serviços gerais, conserto e manutenção de computadores, recarga de cartuchos, manutenção de eletrodomésticos, reforma de móveis e imóveis são apenas alguns dos tipos de negócios possíveis nesse setor. O que pode ser uma notícia ruim para o mercado de varejo, mostra grande potencial aqui.

Varejo de moda 

Mesmo com as recentes crises, além de manter o cuidado com a beleza, os números mostram que os brasileiros continuam se preocupando com o vestuário. As lojas e as franquias de vestuário e calçados arrecadaram cerca de R$ 136 milhões em 2016, no auge da pior recessão econômica da história. 

Investir no varejo de moda é uma excelente forma de iniciar um pequeno comércio. A dica é tentar se diferenciar ao máximo dos concorrentes. Existem empresas variadas, possibilitando a montagem para venda de tipos de roupas específicos, como moda íntima, ou vestuário voltado para nichos, como a moda afro.

Texto: Gear Seo