Vai comprar uma cama queen? Confira todas as dicas

Ao escolher o modelo e tamanho da sua cama, é preciso considerar também outros fatores para evitar surpresas desagradáveis no dia-a-dia.

Atentar-se às especificações do seu colchão, por exemplo, faz você acertar ao comprar um lençol ou aquele edredom de algodão lindo que você tanto amou.

A cama

Escolher o tipo e o modelo da cama é a base das demais compras que virão depois. Não dá para comprar um colchão sem conhecer a cama, e não dá para comprar roupas de cama sem saber qual é o colchão. 

Além de quão linda a cama vai ficar no seu quarto, em harmonia com os outros móveis, é importante se atentar ao tamanho e às necessidades que o cômodo e os usuários possuem.

Uma cama queen size leva vantagem sobre a cama de casal tradicional por seu tamanho. Enquanto o modelo tradicional possui 1,38m de largura por 1,88m de comprimento, o queen vem na configuração 1,58m por 1,98m. Para quartos grandes é uma escolha muito confortável, em especial para casais.

Em camas de casal padrão, algumas dessas pessoas podem ficar com os pés para fora da cama, ou incomodar muito o seu parceiro ao se movimentar. A cama queen diminui este risco.

Considerando o espaço e outros móveis presentes no ambiente, você pode optar pelo modelo tradicional, com estrado e cabeceira, ou pelo modelo box

As camas tradicionais são bastante flexíveis quanto ao estilo. Portanto, é mais fácil de você encontrar o modelo exato que harmonize com o seu estilo e o do quarto. Por serem altas, é mais fácil limpar a parte debaixo. 

Por outro lado, as camas box são mais compactas e tendem a ocupar menos espaço no cômodo. Para quem sentir a falta de uma cabeceira, há peças avulsas que podem ser compradas para completar o visual. 

Por serem baixinhas, pessoas com dificuldade de mobilidade podem não ter uma boa experiência com o modelo. Além disso, é mais difícil fazer a limpeza debaixo dela.

Inclusive, pela pouca altura que tem, é comum que a parte revestida desapareça debaixo das roupas de cama. Então, de maneira geral, estas camas não costumam ter grandes pesos no design.

O colchão 

Para ter uma noite de sono completa e restauradora, a escolha do colchão é a parte mais importante do processo. Ele não pode ser nem exageradamente firme, e nem macio demais. 

Para tomar a melhor decisão neste quesito, é importante se atentar à qualidade da marca, e os tipos de mola, que costumam ser mais flexíveis, ou a densidade da espuma. 

O ideal é avaliar as características do produto e do biotipo (altura e peso) de quem usará o colchão. Outro item importante na escolha é a altura do seu colchão, é ela quem vai determinar quais roupas de cama escolher para o seu quarto. 

Roupas de cama 

Escolher as roupas de cama certas para o seu quarto pode afetar beleza, conforto e usabilidade. Portanto, é importante se atentar a esses itens quando for pesquisar os produtos. Em especial os lençóis ou capas, que precisam casar perfeitamente com as dimensões do colchão.

Tamanhos

Ao comprar um jogo de cama, tenha as dimensões exatas do seu colchão (largura, comprimento e altura). É importante que você saiba essas especificações, pois alguns tamanhos podem variar de uma marca para outra, mesmo sendo do mesmo padrão. 

Verifique se o lençol possui elástico ou não. Apesar de serem mais difíceis na hora de dobrar e guardar, os lençóis com elástico se fixam melhor no colchão, mantendo-o sempre coberto. Se preferir um sem elástico, prendedores específicos para lençóis podem resolver bem o seu problema.

Tecidos

Uma vez que os principais aspectos da sua cama já estão definidos, vamos aos detalhes finais. A escolha dos tecidos.

Algodão

Clássico, natural, versátil, confortável e com boa durabilidade, o algodão continua com seu prestígio. Ele provoca poucas reações alérgicas e pode ser elaborado com diferentes fios, dando mais ou menos maciez ao toque.

Quando puras, as peças de percal servem muito bem para dias quentes, pois são mais frescas. Mas é possível encontrar peças com uma mistura de algodão e poliéster; elas são fáceis de passar e com preços mais acessíveis. 

Microfibra

O tecido sintético de poliéster ou poliamida é resistente, macio e também tem propriedades antialérgicas. Por proporcionar trocas térmicas e esquentar na medida certa, esse tecido pode ser encontrado em mantas, edredons e cobertores.

Seda e cetim

Uma das texturas mais agradáveis para se ter na cama. Idealmente destinados para colchas e lençóis, esse gênero de peça retém calor, então vale evitá-las nos dias mais quentes.

Texto: Gear Seo