Uniformes sociais no ambiente de trabalho

Uniformes corporativos consistem em uma realidade de diversas empresas, e muitas vezes é algo relacionado com a identidade do local e o tipo de imagem transmitida.

Todavia, é válido analisar que é um tema muito abrangente, uma vez que existem organizações que optam por camisas personalizadas totalmente ou outras peças e as que estabelecem algo mais sutil como a camisa social para uniforme com apenas um logo.

É possível que os uniformes sejam determinados de acordo com os setores ou funções. Desta maneira, pode-se observar que é algo muito relativo, porém, é crucial que apresentem praticidade, conforto e que tenham um design estratégico.

Essa opção pode proporcionar até mesmo maior praticidade para os colaboradores, evitando transtornos devido a um vestuário inadequado e facilitando a identificação por parte dos clientes da empresa.

Pelos aspectos citados, é possível dizer que não só a empresa se beneficia pelo uso dos uniformes, como também os colaboradores. A padronização pode contribuir com menos preocupações e impactar até mesmo na produtividade.

No entanto, o empreendedor deve se preocupar em selecionar um uniforme adequado e, claro, mais de um para cada funcionário.

Quais são os principais tipos de tecidos usados?

Um dos pontos principais do uniforme de trabalho é a estética, porém, a qualidade jamais deve ser negligenciada, uma vez que é algo que poderia resultar em prejuízos severos para o empreendedor. Entre os detalhes técnicos que devem ser observados estão os tipos de tecidos, sendo que os mais explorados são:

  • Microfibra;
  • Poliéster;
  • Jeans;
  • Algodão.

A microfibra conta com grande destaque, em especial, por se tratar de um tecido sintético relativamente atrativo e de grande durabilidade. Por essa razão, é uma alternativa comumente aplicada em uniformes que exigem uma qualidade estética superior, como em posições que lidam diretamente com o público.

O poliéster é muito explorado, principalmente, com outros materiais. Além de apresentar retenção de cor favorável e praticidade no processo de lavagem e secagem.

No caso do jeans, é uma alternativa muito presente em calças e tem como principal característica sua resistência, assim como o brim, que é amplamente aplicado para a mesma finalidade.

O algodão é uma opção muito versátil para a produção de camisetas para uniforme de trabalho, principalmente, por se tratar de um material confortável e de grande leveza.

Além dos aspectos apresentados, é importante abordar que existem tecidos que são criados a partir dos elementos citados, por exemplo, moletons confeccionados a partir do poliéster e algodão. Existe também a helanca, gerada por meio do poliéster, que é mais comum para uniformes esportivos.

Como definir o uniforme da empresa?

É importante dar ênfase ao fato de que os uniformes precisam atender necessidades específicas nas empresas, desde possíveis desgastes, segurança, condições da climatização no ambiente até fatores como público atendido, identidade da empresa, qualidade e conforto.

Sem dúvida alguma, o tipo de uniforme depende muito da área, pois entre as possibilidades estão itens como aventais, macacões, camisas sociais e calças.

A diferenciação também deve ser analisada, por exemplo, há empresas que definem um tipo de camiseta para uniforme feminino com medidas diferenciadas para assegurar um melhor caimento e conforto. A camisa social feminina e  masculina também pode ser divergente de acordo com as áreas da empresa.

A identidade da empresa deve ser analisada com cautela, mas não deve ser colocada acima de todos os outros aspectos, pois é o tipo de situação que pode resultar em um uniforme com a qualidade comprometida e até mesmo desconfortável para os funcionários.

É por esse motivo que comumente tecidos mais leves e flexíveis, porém, duráveis, são selecionados juntamente com personalizações sutis. Todavia, é algo muito relativo entre as organizações.

Por mais que existam esses aspectos a serem considerados, é necessário pesar os prós e contras dos projetos que envolvem os uniformes, principalmente, para identificar o equilíbrio e o custo-benefício que apresentam para a empresa como um todo. Afinal, o uniforme pode contribuir com resultados significativos para o sucesso.

Os uniformes corporativos são muito visados e podem apresentar grande diversidade, por mais que a confecção de camisetas possa receber um maior destaque em determinadas áreas.

De qualquer maneira, é importante que o empreendedor tenha suporte profissional para identificar as melhores opções a serem exploradas para obter resultados positivos em seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *