turismo

Turismo arquitetônico no Brasil revela as riquezas históricas do país

O Brasil é rico em cenários paradisíacos, naturais ou construídos pelo homem. Por todo o território nacional, é possível encontrar destinos deslumbrantes e pontos feitos para o turismo, que rendem ótimas fotos e memórias.

O turismo arquitetônico, aquele com o objetivo de visitar locais com arquitetura bem trabalhada e icônica, tem ganhado cada vez mais destaque entre brasileiros e estrangeiros que querem entender o país por meio de suas construções.

Se você é do tipo que gosta de história, então, aproveite para comprar sua passagem para Brasília e iniciar a jornada pelo Distrito Federal, cidade que foi toda planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, reconhecida por seu design inovador.

Além dela, há outras cidades que encantam pelas belas edificações. Que tal conhecê-las também?

Brasília (DF)

Considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade foi inaugurada em 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Vista de cima, ela tem o formato de um avião, por isso, os bairros são chamados de Asa Sul e Asa Norte.

Dentre os principais pontos turísticos, destaca-se o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Ponte JK, o Lago Paranoá e a Catedral Metropolitana.

São Paulo (SP)

A capital paulista também conta com diversidade arquitetônica: um paraíso para quem gosta de observar edifícios antigos e modernos!

A Pinacoteca do Estado, no bairro da Luz, tem projeto do arquiteto Ramos de Azevedo e foi inaugurada em 1900, com estilo neorrenascentista. O edifício também é vizinho da Estação da Luz, inspirada nas estações britânicas de trem.

O Copan, maior edifício residencial da América Latina, foi projetado por Oscar Niemeyer, na década de 1950. Ele conta com 35 andares, 115 metros de altura e 1.160 apartamentos.

O Hotel Unique, de Ruy Ohtake, tem curvas, janelas redondas e design moderno, que remete a um barco e chama a atenção de quem passa pelo bairro dos Jardins, na Zona Sul da cidade.

Salvador (BA)

A capital baiana é um presente para os olhos. O Elevador Lacerda liga a cidade baixa à alta, onde está o Pelourinho, bairro construído entre os séculos XVII e XVIII, contando com casarões coloridos e ruas de pedras.

Já a Casa do Carnaval, com vista para a Baía de Todos os Santos, é uma releitura de edificação antiga, que ganhou ares modernos para receber um museu dedicado a esta festa tão popular.

As igrejas são um detalhe à parte. Da famosa Senhor do Bonfim até a do São Francisco, a arte barroca e os entalhes em ouro impressionam, conquistando até quem não segue nenhuma religião.

Rio de Janeiro (RJ)

Outro destino que chama a atenção pela riqueza arquitetônica é o Rio, que também deslumbra por sua natureza exuberante, com o Pão de Açúcar e o morro da Urca, além de suas praias de areia branca e mar azul.

O Museu do Amanhã, inaugurado nesta década, chama a atenção pelo design moderno e inovador. Parte da revitalização da região do Porto Maravilha, ele atrai turistas de todos os cantos do mundo.

Antiga capital nacional, a cidade também conta com edifícios históricos e deslumbrantes, que marcam a nossa trajetória. O Real Gabinete Português de Leitura fica em um prédio do século XIX.

O Teatro Municipal carioca, a confeitaria Colombo e a igreja da Candelária também são pontos turísticos clássicos, chamando a atenção pela beleza e pelo requinte.

São Luís (MA)

O centro histórico da cidade proporciona uma volta ao tempo, com seus casarões de azulejo português, casarios coloniais do século XVIII, ruas e ladeiras de pedra, que remetem à colonização portuguesa.

Texto: Gear Seo