Tudo sobre Automação de Marketing: o que é e quais os benefícios de adotar?

Se você busca implementar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa, já deve ter passado pela sua cabeça sobre como automatizar isso tudo, certo? 

Atrair consumidores a partir de uma presença digital é um objetivo que muitas empresas compartilham, e para isso, existem várias estratégias como:

  • geração de leads,
  • Inbound Marketing,
  • Marketing de Conteúdo, 
  • links patrocinados, 
  • envio de e-mail marketing e muito mais. 

Todas essas ações são importantes em um plano de marketing eficiente e completo, na busca de novos clientes e no relacionamento com consumidores. Mas como colocar todas essas ações em prática de forma eficiente? Como monitorar resultados e fazer uma gestão eficiente de leads? 

A resposta para essas dúvidas está em aprender tudo sobre automação de marketing.

Se você tem essa dúvida de como usar essa automação e para que ela serve, este texto é para você!

O que é automação de marketing?

Antes de saber tudo sobre automação de marketing, é necessário que você saiba os conceitos básicos dessa forma de trabalhar os leads do seu negócio.

Em suma, automação de marketing é realizada a partir de uma ferramenta especializada que permite automatizar os processos e ações de marketing, visando aumentar a eficiência do setor e manter um relacionamento com o cliente desde o momento que ele entra no fluxo, até o pós-venda.

É bastante comum que as pessoas achem que automação de marketing é programar publicações para as redes sociais. Isso está longe de representar todo o potencial dessa forma de fazer marketing. 

A automação de marketing oferece múltiplas funcionalidades, entre elas:

  • criação de fluxos de e-mail marketing automatizado, 
  • segmentação de clientes,
  • pontuação de leads,
  • lead tracking,
  • uso de chatbots, e mais. 

Tudo isso pode ser realizado por uma ferramenta de automação de marketing.

No entanto, apesar de todas essas formas serem tipos de automação, quando se pensa em tudo sobre automação de Marketing, precisa-se obrigatoriamente ser encarado como um processo com várias ramificações.

A automação, como já mostramos, pode ser aplicada em vários pontos de uma estratégia, mas é no Inbound Marketing, visando atender as etapas do funil de vendas, que ela tem seus maiores aliados.

Isso acontece porque os recursos de uma ferramenta de automação de marketing permitem o acompanhamento dos usuários e leads na passagem por cada etapa do funil de vendas, tornar essa gestão mais eficiente é mesmo possível, dentro de vários aspectos. 

Fonte: Marketing Moderno

Se você quer saber tudo sobre automação de Marketing, não pode esquecer que o objetivo principal é de gerar leads qualificados, trabalhando e nutrindo-os até que virem clientes e no pós-venda continuar a manter o contato com esse cliente em busca da tão sonhada fidelização.

Benefícios da automação de Marketing

Ainda não está convencido se automação de marketing é para sua empresa? Bom, para saber de fato tudo sobre automação de marketing, vamos listar aqui os principais benefícios dessa forma de trabalho para que você tire suas próprias conclusões.

Funil eficiente

Tornar o funil de vendas mais eficiente tem tudo a ver com automação de marketing. Isso porque através desse processo, você melhora o rendimento e otimiza o tempo da sua equipe.

Desta forma, a eficácia da automação dentro do funil é visível porque ela é fundamental para colocar em prática as ações necessárias para levar os visitantes e leads por cada uma das etapas da jornada de compra, até a conversão e fidelização.

Além de ser indispensável para a execução de ações, como fluxo automatizado de e-mails e pontuação de leads, também permite que sua equipe fique por conta de planejar, criar e acompanhar a jornada do cliente em busca da conversão.

Maior produtividade da equipe

O grande pesadelo de quem trabalha com Inbound Marketing é querer abraçar o mundo e tomar conta de cada movimento dos leads, mas imagina quanto trabalho não dá acompanhar e nutrir seus leads de forma manual, não é mesmo? A verdade é que esse é um trabalho impossível depois que se passa de 10 ou 20 leads na base. 

Com a automação de marketing sua equipe ganha tempo para focar em outros pontos mais estratégicos, criar conteúdos de maior qualidade e para o maior número de mídias.

Integração entre setores

Só existe automação de verdade quando se integram setores fundamentais como o atendimento e vendas ao setor de marketing. Nesse processo, todos se beneficiam uma vez que todos os dados relevantes para cada estão em um mesmo sistema.

O conceito de vendarketing passa a integrar os setores tanto em objetivos, quanto em metas a serem batidas, além de ações conjuntas.

Ambos só têm a ganhar com a automação, sendo possível acompanhar o andamento das atividades para saber o momento de uma abordagem de vendas quanto a criação de novas estratégias feitas em conjunto com o feedback de cada setor.

Veja este vídeo para entender melhor o conceito de Vendarketing: 

https://www.youtube.com/watch?v=ucI_Jq4usfQ&feature=youtu.be 

E aí? Pronto para começar a fazer uma gestão de Inbound Marketing eficiente? Contribuímos para que você entendesse melhor tudo sobre automação de Marketing?  

Se você ainda tem dúvidas sobre como agir, conheça mais sobre automação de marketing e veja como tudo fica mais simples, desde o planejamento, execução e acompanhamento de resultados. 

Este artigo foi escrito pela LAHAR, um software de Automação de Marketing completo que vai te ajudar a aplicar as ações de redes sociais, e-mail marketing, SEO e muito mais de maneira mais simples e assertiva, com relatórios completos e atualizados em tempo real. Faça seu teste grátis por 15 dias e converse com um de nossos especialistas.