tráfego orgânico

Tráfego orgânico no Marketing: Como ter bons resultados?

A advocacia, como você já deve estar ciente, é um dos maiores segmentos do mercado, afinal, nelas existem diversos nichos e especializações as quais o advogado pode seguir.

E, além de ser um segmento extremamente vasto, a advocacia também é muito necessária em nossa sociedade, já que por meio dela podemos garantir o direito de todos os indivíduos, seja individualmente ou no meio social.

Apesar de ser muito necessária, a advocacia também é um nicho muito desafiador e competitivo para muitos profissionais do direito.

Principalmente para aqueles recém formados que estão tendo o seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

De toda forma, esses profissionais precisam encontrar métodos junto do marketing para conseguir prospectar clientes, claro que buscando respeitar todos os limites impostos pela OAB, sem ferir o seu código de ética.

Uma das formas de conseguir mais clientes na advocacia é por meio do tráfego orgânico, uma estratégia de prospecção de clientes ao longo prazo.

E, o tráfego pago não é apenas necessário para os advogados, como também é essencial para todo profissional que deseja conquistar o seu espaço no meio digital e conseguir clientes.

Que tal pegar o seu bloquinho e começar as anotações?

O que é tráfego orgânico?

Como citado acima, o tráfego orgânico é uma estratégia de prospecção de clientes mais espontânea e passiva, dependendo especificamente dos mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing, Yahoo, dentre outros.

Esse tipo de estratégia necessita que os usuários, ao procurarem por algo em um mecanismo de pesquisa, cliquem no resultado não pagos, ou seja, aqueles que não contém a informação “anúncio” no início.

Agora, para ajudar a contextualizar um pouco mais o tema, que tal entender o que é o tráfego pago?

O tráfego pago no marketing, como o próprio nome já diz, é um tráfego de pessoas obtido por meio de campanhas pagas, normalmente desenvolvidas por especialistas em plataformas como o Google Ads, Facebook Ads, dentre outras.

No caso do tráfego pago a previsão de resultados é voltada para o curto prazo, já no tráfego orgânico a perspectiva de resultados é voltada para o longo prazo.

Já que os profissionais precisam investir em técnicas de SEO e necessitam dos mecanismos de busca.

Qual a sua importância para os advogados?

Assim como investir em tráfego pago é importante para o profissional de direito em determinado momento de sua trajetória, as estratégias de tráfego orgânico também são muito importantes.

E como essa estratégia não é focada em métodos pagos, a mesma tem um grande potencial de engajamento com os usuários, clientes e possíveis clientes do escritório com temas que respondam a dúvidas jurídicas, por exemplo.

O principal canal de vendas do advogado hoje em dia é o seu site, e as demais ferramentas como o Facebook, Instagram, WhatsApp, dentre outras, acabam sendo apenas estratégias que guiam o lead para o momento da venda, que ocorre no site.

Desta forma, aumentar o tráfego do site por meio de conteúdos relevantes, normalmente publicados em um blog, ajuda com que haja novas possibilidades de negócios para o profissional.

Vantagens do tráfego orgânico

A principal vantagem do tráfego orgânico é a possibilidade de atrair mais visitantes para o site do escritório, possíveis clientes, sem que haja a necessidade de um investimento muito pesado para conseguir tais resultados.

E, ainda que essa estratégia necessite de um longo tempo para surtir efeito, é preciso um trabalho constante voltado para otimização e planejamento, para que os objetivos principais do escritório continuem em foco.

E vale salientar que as estratégias de longo prazo são mais vantajosas no quesito de custo por lead, claro, sem deixar de trazer resultados caso o profissional pare de investir nessa estratégia.

 

Principais estratégias de tráfego orgânico

Existem muitas possibilidades nas quais podemos e devemos investir quando pensamos em tráfego orgânico.

Onde, grande parte dessas estratégias podem aparentar não funcionar a curto prazo, mas quando dedicamos tempo e paciência, elas começam a dar bons frutos.

O tráfego orgânico é uma das principais estratégias quando pensamos em autoridade na advocacia, afinal, o melhor jeito de se investir em tráfego pago é por meio de conteúdos.

Normalmente esses conteúdos podem ser trabalhados em blogs, como artigos, em posts nas redes sociais, stories, ou até mesmo como vídeos no YouTube e no TikTok, que é a maior sensação do momento.

E é assim que o profissional gera autoridade nos meios digitais, mostrando que ele sabe do que está falando e que ele é sim um especialista em determinado nicho da advocacia.

Ainda assim, existem algumas ferramentas importantes as quais devemos dedicar nossa atenção no dia a dia e na elaboração de estratégias, como por exemplo:

 

Conteúdos

Como já citado acima, os conteúdos são uma das maiores formas de transmitir conhecimento hoje em dia, já que toda e qualquer dúvida das pessoas elas acabam recorrendo aos mecanismos de pesquisa.

Quando um usuário faz uma pesquisa no Google, por exemplo, ele recebe uma enxurrada de resultados, cada qual contendo uma informação e um ponto de vista sobre determinado tema.

E é desta forma que você consegue aumentar sua autoridade e conseguir mais tráfego para o seu site, produzindo conteúdos que sejam relevantes e de qualidade, prezando sempre pela entrega de informações verdadeiras.

E claro que vale considerar a precisão e assertividade das informações, ou seja, você precisa ser claro na informação que deseja transmitir, garantindo que o usuário, ao fazer tal pesquisa, não saia do seu conteúdo porque não achou o que procurava.

SEO

O SEO é uma das principais estratégias no marketing, e a principal estratégia para a obtenção de tráfego orgânico para o profissional.

Caso você ainda não saiba, os mecanismos de pesquisa tem um algoritmo, ou seja, um mecanismo que avalia e ranqueia os conteúdos na plataforma, dependendo da sua qualidade, assertividade, e claro, a sua relevância.

As técnicas de SEO variam desde on-page, que se refere a tudo que está dentro da sua página, como imagem de destaque, título, palavra-chave, meta descrição, URL, etc.

E o SEO off-page se refere a tudo que está fora da sua página, especificamente fora do seu site. Podemos destacar que para essa estratégia é necessária a troca de links com parceiros, autoridade ou domínio do seu site, sinais sociais e SEO local.

Além disso, o SEO para os advogados é implementado nos conteúdos, como já deu para perceber, desta forma vemos que essas duas estratégias se entrelaçam.

Hoje em dia, para grande parte dos advogados, se destacar como um especialista em sua área do direito é altamente requisitado, já que dessa forma o profissional é reconhecido com mais facilidade no meio digital.

Links externos

Como citado acima, os links externos fazem parte das estratégias de SEO off-page, ou seja, toda aquela estratégia que está fora da sua página e do seu site.

A troca de conteúdos é uma prática muito comum no marketing, principalmente quando ela é uma das formas que ajuda com que o seu site consiga atingir outros públicos e ganhar mais relevância no digital.

Essa estratégia envolve o backlink, um link no site de um parceiro que encaminha os usuários e leitores para o seu site, assim como o guest post, que é uma troca de conteúdo com esses parceiros.

 

Conclusão

Existem muitas formas de se fazer marketing, porém, para os advogados essa prática ainda é um pouco limitada e precisa respeitar o código de ética da OAB, onde, caso a mesma infrinja o código, o profissional pode sofrer punições.

De toda forma, o marketing na advocacia não é impossível e pode sim ser trabalhado de forma assertiva, ajudando o profissional a conquistar o seu espaço no digital.

Muitas estratégias são necessárias para esses profissionais da advocacia, principalmente para aqueles que estão iniciando no direito e buscam por novos clientes.

É comum ver esses iniciantes na advocacia dando os pés pelas mãos e correndo grandes riscos ao assumir responsabilidades e dívidas as quais não tem condições de bancar, por isso é necessário conhecer certos assuntos e técnicas.

Como por exemplo, entender o básico de marketing jurídico e marketing digital para advogados.

Entender como fazer tráfego pago e qual o melhor momento para fazê-lo, além de conhecer o básico do SEO, para garantir que seu conteúdo seja entregue.

Fico feliz que tenha chegado aqui, foi ótimo ter você acompanhando a leitura. Até breve!

Esse conteúdo foi originalmente desenvolvido pela 3MIND Marketing e Tecnologia, uma empresa que transforma escritórios e advogados em experts para novos negócios jurídicos. De norte a sul, somos a maior empresa de Marketing Jurídico do Brasil.