cozinha industrial

Tenha uma cozinha segura, funcional e sofisticada

As cozinhas industriais são estabelecimentos construídos para o preparo, produção e comercialização de refeições, podendo ser consumidas nos locais ou na casa dos clientes, via sistemas de entregas. Com isso, esse ambiente têm como principal característica a alta produtividade e higienização em todas as suas etapas e atividades.

A limpeza e a segurança são as características priorizadas pelos clientes dos estabelecimentos alimentícios e estão atreladas ao respeito nas atividades relacionadas ao alimento e sua função.

Isso porque o ato de cozinhar é para nutrir, confortar e demonstrar afeto pelas pessoas, tendo grande impacto na saúde de todos.

Assim, as cozinhas industriais precisam ser planejadas e contar com serviços que assegurem essas qualidades.

Estruturando a cozinha

Antes de se atentar aos equipamentos e utensílios essenciais, é necessário montar toda a estrutura da cozinha, que é responsável pelo armazenamento, suporte e funcionalidade dos objetos, acessórios e alimentos dentro delas.

Algumas estruturas básicas são as prateleiras, as pias e as bancadas.

A prateleira para cozinha industrial precisa ser muito resistente ao peso e à umidade, além de ser estética e fácil de limpar.

Podendo ser distribuída em toda o ambiente, a prateleira precisa ser posicionada estrategicamente, permitindo que todas as pessoas que trabalham no local tenham acesso fácil aos objetos presentes nela.

Com isso, elas agregam ao ambiente mais:

  • Organização;
  • Funcionalidade;
  • Economia de espaços;
  • Praticidade na execução das atividades.

Como a maioria dos acessórios e estruturas dentro de uma cozinha, a prateleira cozinha industrial é confeccionada, em sua maioria, com aço inox ou inoxidável.

Esse tipo de aço tem propriedades que impedem que o processo de oxidação ocorra. Além disso, tem uma superfície lisa, impedindo o acúmulo de sujeiras e tornando o processo de limpeza mais simples.

As pias são espaços reservados para a lavagem e higienização das louças e dos alimentos que serão utilizados para o preparo das refeições. Dessa forma, não podem deixar de ser contempladas no projeto.

pia de inox é o modelo mais indicado, principalmente pelas propriedades higiênicas do material.

Normalmente, as pias são distribuídas em alguns pontos estratégicos para que as operações possam ser realizadas sem congestionamento ou atrasos.

Por fim, há as bancadas, que são utilizadas como suporte e sustentação dos utensílios e preparo dos alimentos.

Colocadas de maneira funcional por toda a cozinha, elas permitem que o ambiente fique organizado por setores e etapas de preparo.

Além disso, a bancada inox cozinha industrial complementa a estética do local, deixando com aspecto mais moderno, limpo e sofisticado.

Equipando a cozinha

Além das estruturas, é necessário equipar a cozinha com todos os utensílios necessários ao preparo rápido, saboroso e prático dos alimentos.

Assim, há muitas ferramentas que precisam ser inseridas, como geladeira, câmara fria, coifa, fogão, forno e microondas industrial, que tem uma potência e tamanho maior.

Além dos acessórios maiores, há os menores, como conjuntos de bowls, pratos, talheres, copos, conjunto de facas e afiadores profissionais, liquidificadores, batedeiras, fritadeiras elétricas e formas.

Com todas as ferramentas, é necessário apenas uma mão de obra qualificada e especializada para que as refeições sejam produzidos com muito sabor, valores nutricionais e limpeza.

É importante ressaltar que, independentemente do tamanho da cozinha e dos alimentos produzidos, a organização é essencial para que todos os processos e etapas do preparo sejam realizadas com qualidade.

Limpeza e fiscalização

Após a montagem completa da cozinha, é obrigatório a fiscalização da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros para assegurar que a cozinha atenda e respeite as normas legais de limpeza e segurança do local. Com o processo de vistoria realizado, os certificados são emitidos e a cozinha pode começar a operar.

A limpeza e segurança precisam ser prioridade máximas dentro das cozinhas indústrias, mesmo após as vistorias. Por isso, a limpeza do ambiente com os produtos e acessórios corretos devem acontecer diariamente depois das atividades serem encerradas.

Além disso a fiscalização da vigilância continua acontecendo mesmo após a emissão do certificado.

Visando a limpeza correta, muitos restaurantes e bares investem em empresa de limpeza terceirizada para que a qualidade do serviço seja mantida e especializada.

Dessa forma, os serviços são sempre realizados por profissionais qualificados e treinados na área, diminuindo os custos e a mão de obra das empresas.

Construindo uma cozinha funcional e elegante, atentando-se as exigências e padrões obrigatórios por lei, é possível ter uma cozinha industrial completa com todos os seus processos e recursos otimizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *