Tecnologias indispensáveis para restaurantes

Os softwares e tecnologias tem sido disruptiva para vários setores, desde os mais pequenos até as maiores indústrias do mundo.

Se inovar nesse meio é extremamente preciso, entender como se aprimorar e entregar ao seu cliente sempre o melhor e de forma mais ágil garante a fidelização e fará com que os negócios sejam sempre prósperos.

Mas essa não é uma meta fácil, com tanta tecnologia disponível e às vezes com um orçamento não tão grande é preciso olhar com cautela para certos softwares.

E realizar uma pesquisa minuciosa para entender se usar certa ferramenta realmente agregará para um negócio.

Pensando nisso esse artigo traz alguns exemplos de softwares indispensáveis para essa indústria.

Controle de vendas

Uma das coisas mais requisitadas nesse ramo é o software controle de vendas, isso porque ele faz uma diferença brusca onde mais importa: na contabilidade.

Esse tipo de software ajuda a se ter uma noção completa do que está sendo vendido, em que quantidade, horários e etc.

Esse controle é fundamental para se ter um estoque sem produtos a mais (que podem estragar) e também ajuda a se manter os investimentos do local sempre em dia.

Ter noção de quanto dinheiro entra e quanto pode sair é a chave para não se endividar e nem tomar medidas que não cabem no orçamento.

Controle de estoque

Esse é outro ponto crucial no uso de softwares, e é possível encontrar vários softwares eficientes para o controle de estoque de forma eficaz.

Uma das coisas que mais dão prejuízos a restaurantes é a perda de produtos por falta de manutenção adequada, usar um programa para isso ajuda especificamente no controle de:

  • Rotação de produtos;

  • Datas de vencimento;

  • Controle de perecíveis;

  • Controle de frutas e legumes.

Dentre outras vantagens, realizar esse controle de forma automática é muito mais eficiente que o método utilizado anteriormente onde cada produto era catalogado.

Anotado e alguém tinha que constantemente verificar a lista, o que demandava um trabalho enorme.

Com o uso de softwares isso se tornou muito mais rápido, o que poupa mão de obra e dinheiro.

Controle financeiro

Diferente do controle de vendas, o software de controle financeiro tem como objetivo trabalhar diretamente na rotação de dinheiro dentro do local.

Fazendo com que o dono – e a gerência – tenham sempre noção de quanto está o orçamento para cada parte do restaurante.

Algo que permite analisar se é possível realizar algum tipo de obra estrutural para melhorar o ambiente caso o orçamento esteja com alguma abertura, ou também comprova a inviabilidade de certos projetos de forma automática.

Certos softwares fazem praticamente todo o trabalho de contabilidade de forma exemplar, poupando a consultoria de especialistas e empresas.

Alguns desses softwares podem ser pagos porém a relação custo benefício geralmente supera o valor que seria investido em uma consultoria por fora.

Controle de pedidos

Para entregar maior agilidade nos pedidos existem softwares que integram com o smartphone ou bip do garçom que possibilitam a emissão do pedido em tempo real para a cozinha.

Evitando a perca de tempo de locomoção do garçom para repassar o pedido e garantindo sempre que todos os pedidos saiam conforme o desejo do cliente, afinal estarão disponíveis para a cozinha a todo momento.

Segurança

Algo que vale ressaltar e que tem sido um ponto crucial na fidelização dos clientes é a segurança, principalmente quanto ao uso de cracha de identificação.

Isso se deve pela segurança que esse equipamento proporciona para os clientes (e até para os colaboradores, podendo identificar rapidamente quem circula por áreas internas).

Um outro ponto que o público ressalta é que esse crachás facilitam a interação com os funcionários, tornando a experiência no local mais íntima e, em alguns casos, mais aconchegante.

A recomendação é que se use crachá em pvc por conta da sua relação custo benefício e durabilidade do material, proporcionando elegância e resistência nesse equipamento de uso diário.

Esses crachás normalmente não servem só para identificação, é possível encontrar softwares de reconhecimento para facilitar diversas funções como ponto; controle de almoço e tráfego por áreas internas do restaurante.

É possível usar software para restaurantes em praticamente todos os quesitos dentro de um estabelecimento, no caso de restaurantes essas possibilidades são praticamente infinitas.

Como já destacado é importante sempre realizar uma pesquisa prévia para identificar o melhor produto para ser adquirido e entender a necessidade do seu restaurante, garantindo que seja sempre feito o melhor investimento possível.

2 comentários em “Tecnologias indispensáveis para restaurantes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *