SEO

Técnicas de SEO: melhore o posicionamento do seu site

Algumas iniciativas do marketing digital que são desenvolvidas em favor de resultados mais vantajosos para as empresas, assim como técnicas de SEO, expansão da marca, captação de leads e parceiros mais positivos com clientes em potencial e antigos. 

Desta forma, uma das principais estratégias chama-se SEO (Search Engine Optimization) e passa pela melhoria das páginas e conteúdos da empresa de forma a obter uma posição favorável nos motores de busca, o que tem impacto no tráfego orgânico e na visibilidade.

Para compreender a importância do investimento em técnicas SEO, é interessante imaginar uma situação real de procura, por exemplo, um cliente que tem interesse por transportadora de são paulo para Piauí, sem dúvidas, diversos resultados serão apresentados na plataforma de pesquisa utilizada e uma boa posição, em especial, com um conteúdo de qualidade, pode ser decisiva. 

Além desses aspectos, deve-se mencionar que as páginas ocupam as primeiras posições nos motores de busca depois que os resultados pagos são determinados por robôs, eles se concentram em promover uma experiência positiva do usuário, portanto, a autoridade e a relevância do site são duas questões principais. 

Para que de fato a otimização dos sites e a empresa alcance mais pessoas, é preciso que diferentes técnicas sejam trabalhadas e que exista a combinação de diferentes aspectos. Nesse contexto, existem dois grupos que atendem aos requisitos de posicionamento:  On Page e Off Page SEO. 

O primeiro grupo trata dos elementos da página, o que reforça a importância de estruturar estrategicamente o conteúdo para que o robô identifique o código correto, por exemplo,  imagens e cabeçalhos. No que diz respeito às Off Pages, trata-se de aspectos externos, como hiperlinks em outros domínios. 

O papel das palavras-chave 

Quando se trata de conteúdo complexo, no marketing digital, as palavras-chave desempenham um papel importante. É importante abordá-lo antes de outros tópicos de SEO técnico para entender melhor o assunto. Basicamente, uma  palavra-chave (palavra-chave) é um termo que consiste em uma ou mais palavras e se refere ao formulário de pesquisa do usuário.  

Por exemplo, um empreendedor que pretenda investir em comunicação visual pode pesquisar o tema de forma abrangente ou procurar uma instalação de banners mais específica. Por isso, as palavras-chave são pesquisadas de acordo com temas específicos e colocadas estrategicamente no conteúdo, para que um maior número de acessos possa ser obtido. 

A formulação de palavras-chave para inclusão no texto pode estar diretamente relacionada a determinados fatores, como pesquisas relacionadas ao conteúdo competitivo, objetivos estratégicos, perfil do público-alvo, entre outras análises relevantes para  um direcionamento mais claro. 

Fatores de SEO on page 

Como mencionado, os elementos on-page são trabalhados dentro da web e são essenciais para que os recursos usados ​​nos mecanismos de busca determinem se o conteúdo é relevante para os termos que as pessoas estão procurando. Entre esses fatores, vale destacar que: 

  •  URLs amigáveis; 
  •  Qualidade do conteúdo; 
  •  Títulos internos; 
  •  Título da lista; 
  •  Otimize imagens.  

A URL é o endereço da página e, por esse motivo, estruturá-la especificamente pode facilitar o acesso dos leitores. Algumas coisas a evitar em URLs são números, opções que podem confundir o leitor e/ou muito gerais. 

Quando se trata de conteúdo, a qualidade deve estar sempre em primeiro lugar e os potenciais consumidores, lendo cada seção, devem ter suas necessidades atendidas. 

Por exemplo, na busca de recursos e empresas que forneçam manutenção em elevadores, se um usuário não conseguir identificar um conteúdo bem estruturado e relevante, ele procurará facilmente por outra coisa. 

O tamanho também pode afetar, mas sem a qualidade exigida, as chances de conseguir melhores posições nos buscadores são bastante reduzidas. 

O título interno corresponde à tag title  e é exibido quando o usuário está na página. É fundamental que seja bem produzido, pois  é o primeiro elemento que será visto e tem grande influência no crescente interesse. 

O título SEO, por outro lado, tem uma função distinta, pois é um elemento externo, que pode direcionar o leitor ao conteúdo. Nesse caso, é importante que seja objetivo, tenha palavras-chave e tenha em torno de 50 caracteres. 

Ao salvar imagens, o ideal é evitar espaços e usar palavras-chave, separadas por hífens. Além disso, sem um texto alternativo  bem projetado, os bots podem ver a imagem como irrelevante para o usuário. 

Por esse motivo, ao usar imagens, é importante apresentar uma descrição precisa para auxiliar na detecção. 

Como funciona o SEO off page? 

O SEO off-page está ligado a fatores off-page, que são essenciais para a autoridade que a marca/conteúdo apresenta e, portanto, o impacto nos usuários, medido de diferentes maneiras. 

A técnica off-page mais importante é a construção de links, pois constrói a autoridade do domínio da empresa e do site em geral. Basicamente, estas são as referências e o valor de cada link conforme julgado pelos motores de busca. 

Portanto, um perfil de link favorável representa principalmente diversidade e qualidade. No entanto, é muito importante mencionar que o SEO off-page vai além dos links. 

Por exemplo, se uma empresa terceirizada de limpeza de escritório é mencionada sem um link, ainda  é algo a ser adicionado quando se trata de métricas de pesquisa. 

Quando se trata de otimização on-page, é importante ter uma análise geral do desempenho apresentado pelo site. Uma das maiores vantagens é que por meio desse processo é possível obter informações mais precisas para as operações do negócio. 

Graças ao suporte profissional especializado em análise e desenvolvimento de estratégias, é possível alcançar mais clientes e, consequentemente, aumentar a receita.