Entenda sobre Tabela Fipe Carros: Como é Definido o Valor?

A Tabela Fipe Carros é um dos principais indicativos de valores de mercado dos veículos. Trata-se de um instrumento para pesquisar quanto vale um carro em determinado mês e ano.

Muitas pessoas, no entanto, desconhecem como são definidos os valores dos veículos que circulam em território nacional. Para você ficar por dentro dessa informação, fomos pesquisar como a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas define esses valores da Tabela Fipe carros. 

Valores definidos pela Tabela Fipe carros

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – responsável por atualizar mensalmente os valores da Tabela Fipe carros – usa de algumas metodologias que permitem chegar ao preço médio mais aproximado do valor de veículo novo ou usado no mercado.

Em resumo, o valor é definido segundo os seguintes levantamentos:

A Fundação conta com uma equipe de mais de 40 profissionais altamente especializados na função, que realizam o trabalho.

O trabalho de levantamento de dados é realizado, todos os meses, em, pelo menos, 24 estados brasileiros.

O 1º passo, geralmente, é o “Levantamento de Dados” para realizar a tabela Fipe carros. A equipe de profissionais faz cotações de veículos novos e usados.

Todos os meses são realizadas mais de 125 mil cotações, nos estados que entram na pesquisa. São consultadas lojas, concessionárias, anúncios, consumidores, montadoras, revistas especializadas, entre outras fontes.

Tendo esses dados em mãos, os profissionais realizam o processo conhecido por “Descarte de Valores”. Nessa fase, são desconsiderados da pesquisa, para a tabela Fipe carros, os valores com muita dissonância em relação a maioria deles – ou seja, preços muito acima ou abaixo.

Descartando-se os valores discrepantes do levantamento de dados, é calculada uma média de valor para cada veículo que configura na tabela Fipe carros.

Além da média, os profissionais fazem alguns ajustes nos valores obtidos. Geralmente, leva-se em conta as variações encontradas pela diferenciação dos estados pesquisados, índice de inflação e flutuações do próprio mercado de veículos.

Normalmente, esses ajustes são realizados subtraindo um percentual de cerca de 2 a 3% do valor médio calculado. Esses percentuais levam em conta, também, o que é perdido, naturalmente, durante o processo de compra e venda de um veículo.

Assim, a Tabela Fipe carros apresenta o valor efetivo de mercado dos veículos da lista.

Utilizando a Tabela Fipe carros

Não há nenhuma lei que obrigue que qualquer transação seja feita em cima dos valores da Tabela Fipe carros. Mesmo assim, como já mencionado, ela se trata de um dos indicadores mais fiéis sobre o custo de um auto no mercado.

Assim, veja algumas situações onde os dados da Tabela Fipe carros são levados em consideração:

Índice de preços para carros novos e usados

A Tabela Fipe carros, como já mencionamos, é uma das formas mais precisas (ou mesmo justas) para determinar o valor de mercado de um auto. Assim, ela deve ser consultada antes de realização de qualquer transação – permitindo que nenhuma das partes da negociação saia perdendo.

Isso serve tanto para compra e venda realizada diretamente entre consumidores, como negociações envolvendo empresas, como lojas e concessionárias.

Aliás, se você tem concessionária ou loja que trabalha com veículos novos ou usados, é interessante que fixe preços com base na Tabela Fipe carros e informe isso aos possíveis compradores ou pessoas que vendem carros para estabelecimentos. Como a Tabela é bastante confiável, a chance de o consumidor optar pela sua concessionária ou loja para fazer um negócio, certamente, será maior – em relação aos comerciantes que ignoram a Tabela Fipe carros.

Mede a depreciação de autos

Caso você queira saber o quanto o seu veículo usado teve de depreciação no mercado com o passar dos meses, consultar a Tabela Fipe carros é a melhor forma de saber sobre isso. Com essas informações, você saberá melhor se continua optando pelo modelo do carro que tem atualmente, ou escolhe outro que apresente menos depreciação com a passagem do tempo. 

Base para o valor do IPVA

Como você deve saber o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores) é cobrado em todo começo de ano. E consultando a Tabela Fipe carros, você consegue ter uma ideia de quanto pagará por esse imposto.

Basta consultar o quanto vale o seu veículo, atualmente, e calcular o índice em cima do preço total – que será valor do seu IPVA.

Vale saber que cada estado cobra um índice diferente em cima do valor do auto. Procure no Detran (Departamento de Trânsito) para saber é o percentual que a sua região costuma praticar em relação ao IPVA. 

Indenizações no caso de sinistros

Muitas seguradoras colocam uma cláusula em contrato que os valores de indenização ao segurado serão feitas de acordo com os dados da Tabela Fipe carros. Isso é uma vantagem para o segurado – procure saber se a seguradora usa a Fipe e dê preferência para assegurar o seu auto por essas empresas.

Indenizar o cliente no caso de sinistros com base na Tabela Fipe evita transtornos, como seguradoras que calculam valores abaixo do mercado para carros asseguradas – prejudicando o consumidor.