Como cuidar da pele no período menstrual

Apesar de sentirem os efeitos das mudanças hormonais na pele, é comum que mulheres continuem usando os mesmos produtos durante esse período. No entanto, as fases do ciclo menstrual têm impacto direto na saúde e aparência da pele, por esse motivo, é preciso se atentar a elas.

Como qualquer ciclo, a menstruação segue fases que variam em características e cuidados. A duração de cada uma delas varia de mulher para mulher e é importante haver algum tipo de controle sobre os períodos para encontrar a melhor rotina de tratamento.

Edileia Bagatin, dermatologista da Unifesp e uma das autoras de “Acne na mulher adulta: um guia para a prática clínica”, alerta para a importância de que cada uma conheça suas próprias características ao adotar um cuidado de pele.

A especialista explica que o que funciona para uma pessoa não necessariamente  funcionará para você: “Copiar a receita de uma amiga não dá certo. Tudo que irrita, descama e deixa vermelhidão não é indicado”, 

É possível utilizar aplicativos ou até mesmo recorrer ao papel e à caneta para controlar as fases e necessidades. A seguir, acompanhe algumas dicas que ajudarão a harmonizar a rotina de cuidados com os altos e baixos hormonais.

Fase folicular

Essa fase dura de 7 a 10 dias e tem início assim que o ciclo termina. É quando os folículos estão se preparando para liberar um novo óvulo nos ovários. Os níveis de estrogênio começam a aumentar, afinando o revestimento do útero para que ele possa receber o óvulo.

Nessa fase, a pele está em seu pico e o rosto apresenta um brilho maior, já que, conforme os níveis de estrogênio aumentam, a pele afina, amenizando o tamanho dos poros e promovendo a produção de colágeno.

Para aproveitar esse momento, a dica é potencializar o brilho utilizando um esfoliante em dias intercalados para remover as células mortas. Outra sugestão é fazer uso de uma máscara de iluminação ou anti-idade (se necessário) para intensificar a vivacidade da pele.

Fase da ovulação

A fase da ovulação dura de 3 a 4 dias e é quando os ovários liberam o óvulo dentro do útero. Aqui, os níveis de estrogênio se mantêm elevados e o corpo começa a produzir hormônio luteinizante.

No entanto, ovular pode significar aumento na oleosidade da pele, o que geralmente traz consigo acne, cravos e manchas.

Portanto, este é um bom momento para manter os hidratantes e maquiagem suaves e, sempre que possível, optar por limpadores faciais não comedogênicos (que não obstruem os poros).

A sugestão neste caso é experimentar o dry brushing (esfoliação a seco) para acabar com as toxinas e fazer uso de máscaras purificantes.  

Fase lútea

A fase lútea dura de 10 a 14 dias e os níveis de progesterona aumentam para “avisar” o corpo que é preciso manter o revestimento uterino intacto, enquanto os de estrogênio diminuem.

Eles se aproximam de forma equilibrada, proporcionando intensidade na atividade das glândulas sebáceas.

Caso não haja gravidez e o óvulo não tenha sido fertilizado, uma mudança drástica nos níveis hormonais sinalizam o início período. É neste momento que os sintomas da TPM iniciam: manchas, pele oleosa, tons de pele diferentes… 

Tudo de uma vez!

Mas nem só de produtos tópicos viverá a pele. É importante que uma dieta seja aliada aos cuidados.  Beber muita água e optar por alimentos com alto potencial antioxidante são ações fundamentais. Quanto aos cuidados externos: manter os limpadores faciais e esfoliantes.

Neste nível a pele apresenta uma maior sensibilidade. Cosméticos com extrato de quinoa podem ser refrescantes para a pele cansada, além de bem eficazes para uma limpeza mais profunda.

Fase menstrual

A menstruação dura de 3 a 7 dias e diminui os níveis de estrogênio e progesterona. A pele responde com sensibilidade, irritação, opacidade e secura. Durante essa fase, o ideal é usar produtos à base de aloe vera, água termal, calêndula e óleo de argan. 

Durante os 28-35 dias do ciclo, os altos e baixos dos hormônios vão afetar a maioria dos funcionamentos do corpo — inclusive a pele. Por isso, é importante entender o quê e quando acontece para se adaptar às mudanças.

Além desses cuidados, alimentar-se saudavelmente, dormir bem, praticar exercícios físicos ou meditação também são meios de cuidar da pele.

Texto: Gear Seo