Site lento e instabilidade comprometida: dicas para solução do problema

Você sabia que problemas de lentidão e instabilidade podem estar diretamente relacionados à falta de criação de site profissional?

Toda plataforma, seja ela um site ou aplicativo, recebe uma programação básica. Essas são feitas pensando em diversos aspectos como:

  • Otimização dos recursos;
  • Funcionamento adequado;
  • Rapidez na leitura;
  • Design espetacular e leve.

Portanto, o serviço pensa em como seu site vai ficar em questões de layout, como também o que fazer para melhorar a experiências dos usuários, que é tão importante atualmente.

Desse modo, é nítido que a forma como seu site é desenvolvido pode influenciar diretamente em sua performance.

Com isso, seu impacto, seja ele positivo ou negativo, influenciará os resultados do negócio. Confira a seguir algumas dicas para resolver esse problema.

Por que a criação de páginas profissionais é tão importante?

Como dito acima, o desenvolvimento de um site quando feito de forma profissional, ou seja, por meio de web designers, é pensando muito além do layout da página.

Profissionais da área são qualificados para o serviço e visam a criação de plataformas usáveis. Ou seja, ambientes que possuem boa velocidade de carregamento e navegação.

Independentemente de como vai ser a estrutura visual da página, eles sabem como criar qualidade sem interferir no correto funcionamento.

Ao mesmo tempo, sua programação é feita de maneira completa. Sem deixar falhas que podem gerar os famosos bugs, entre outros problemas.

Desse modo, quem opta por esse tipo de serviço de criação de sites profissionais sai à frente, se destacando entre o público.

Problemas causados na criação:

Para que você possa entender os impactos que a falta desse serviço pode causar, além de lentidão e instabilidades no site, confira abaixo três questões a serem avaliadas:

1. Códigos mal otimizados

A falta de otimização, ou quando feita de maneira incorreta, impacta diretamente nos comandos de funcionamento.

Isso porque ela pode trazer as chamadas incorretas, seja por códigos mal programados/otimizados ou inválidos. Isso pode fazer que o site saia do ar em determinados momentos ao procurar informações.

2. Scripts mal programados

Os scripts podem ser definidos como um conjunto de comandos e ordens para a execução de diferentes funções na plataforma.

Com isso, eles são responsáveis pela forma como o site carrega e como o layout aparece a cada acesso.

Quando não armazenados corretamente ou mal escritos, isso altera as ordens a serem enviadas.

O ideal nesse cenário, segundo desenvolvedores, é que todos os scripts sejam armazenados em um mesmo arquivo para que, a cada acesso, as informações sejam rapidamente identificadas, aumentando a velocidade de carregamento do site.

3. Falta de otimização de imagens

Antes mesmo da criação de conteúdos, o site possui inúmeras imagens que determinam sua identidade visual. 

No entanto, quando muito pesadas e não otimizadas, elas podem tornar o site extremamente lento.

Além disso, elas irão consumir um espaço maior no HD de hospedagem, afetando o desempenho do site.

Para isso, soluções como miniaturas com aplicação em alta qualidade podem auxiliar quando a qualidade elevada é necessária em seu domínio.

Outros problemas que afetam o carregamento e estabilidade do site

Não é apenas no desenvolvimento de um site que problemas podem ser gerados, elevando o tempo de carregamento e instabilidades.

Outros fatores relacionados com a hospedagem de site com péssima qualidade também podem ocorrer. Confira a seguir outros fatores que impactam o carregamento:

1. Plugin de cache

Também conhecido como plugin de armazenamento em cache, ele tem a função de emitir instruções ao servidor ao qual está conectado. 

Desse modo, ele armazenará os dados e arquivos do site, em memória RAM ou disco. Mas, como isso influencia na rapidez? 

É simples, após a visualização de uma página ou conteúdo, eles relembram e duplicam a cada novo acesso. 

Isso faz com que as páginas carreguem mais rapidamente pois serão “retiradas” do cache. Em resumo, esse é um plugin utilizado para reduzir o trabalho necessário para exibir diferentes páginas.

Além disso, a instalação de um plugin de cache reduz a utilização dos recursos do servidor. Logo, quanto menos recursos são utilizados, mais rápido será o carregamento, a navegação e a experiência do usuário.

2. Recursos da hospedagem de site

Outra fator que você precisa verificar são os recursos oferecidos pela sua hosting. Muitas pessoas buscam uma hospedagem de site barata, considerando apenas sua precificação e não a relação de custo-benefício, que é primordial.

Com isso, acabam adquirindo menos do que precisam para um bom desempenho do site.

Nesse aspecto, a BQHost se torna uma solução dentro do mercado de hospedagem. Isso porque ela oferece hospedagem com preço acessível e diversos recursos.

Entre os benefícios está um o espaço HD com SSD, uma tecnologia capaz de aumentar em até 4 vezes a velocidade de leitura e carregamento de um site e suas páginas.

Além disso, o uptime (tempo em atividade) oferecido fica em torno de 99,9%. O que representa menos de 45 minutos por mês fora do ar.

Mudança no plano de hospedagem pode ser a solução para seu site:

Por vezes o problema nem sempre é a falta de recursos, mas sim a quantidade limitada de espaço em HD que é oferecida.

Nesse cenário, a revenda de hospedagem pode ser uma ótima solução. Isso porque ela oferece espaço ilimitado para criação de inúmeros domínios, comportando melhor sites com muitos conteúdos e informações.

Vimos então, ao longo deste artigo, quais são os principais pontos que podem afetar a velocidade e estabilidade da sua página.

Portanto, na hora de buscar por uma hospedagem de site barata, priorize aquelas acessíveis com ótimo custo-benefício.

A BQHost é uma empresa com mais de 14 anos de mercado e possui recursos avançados, além de trabalhar com a revenda de hospedagem. Ou seja, é a opção ideal para quem procura preço bom e qualidade elevada.

O que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do Bqhost, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.