Sistema integrado ao setor industrial: conheça as vantagens

O sistema de gestão, fundamental no gerenciamento de uma empresa, é um grande aliado de muitos gestores na organização e controle das atividades operacionais. Isso porque o  software possibilita a automatização dos processos e ajuda na tomada de decisões. 

Assim sendo, ao nos referir ao setor industrial, a necessidade por uma gestão integrada e eficiente aumenta a cada dia. Por isso, investir em ferramentas como o web ERP tem se tornado um diferencial para o crescimento das indústrias.

Saiba como funciona o sistema de gestão integrada e quais as suas vantagens.

Saiba o que é gestão integrada

Gestão integrada é o processo que permite gerenciar diferentes setores de uma empresa de modo centralizado, ou seja, todas as informações e dados são automatizados e ficam armazenados em um único lugar.

Esse processo permite que os gestores implementem políticas eficientes, que os riscos e falhas sejam minimizados e que os esforços sejam focados em resultados.

Sistema de gestão para indústrias

Para atender as demandas do setor industrial com eficiência, um sistema de gestão deve disponibilizar os seguintes recursos: 

  • Informações da negociação comercial;
  • Solicitação de venda;
  • Ordem de produção;
  • Solicitação de materiais;
  • Produtos para o estoque;
  • Solicitação de expedição.

Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens dessa ação.

Conheça os benefícios da gestão integrada

O objetivo da gestão integrada é otimizar os processos, para auxiliar na redução de custos e no aumento de lucro. Confira os principais benefícios:  

Redução de retrabalho

Um dos principais benefícios de implantar um sistema de gestão é a redução de mão de obra humana por processos automatizados. 

Essa troca permite que todas as informações da empresa estejam conectadas, possibilitando que o gestor e sua equipe tenham mais tempo para focar em atividades que possam trazer mais benefícios para a empresa. 

Segurança das informações

Com o sistema de gestão, os trabalhos da organização terão menos falhas, isso porque com o software os documentos poderão ser totalmente digitais, minimizando os riscos de erro ou perda. 

Com isso, as equipes não perderão tempo com retrabalho e trabalhos repetitivos, garantindo mais segurança e confiabilidade nos serviços. 

Controle de estoque

Pois bem, uma das áreas que é mais beneficiada pelo sistema de gestão, é o controle de estoque. 

Com a integração de todos os sistemas, a organização terá mais controle sobre tudo que entra e sai da empresa, realizando a integração entre outros setores como o estoque, vendas, compras e produção. 

Controle de custos

Com o sistema de gestão a redução de custos com retrabalho, erros, multas e atrasos, é imediata. O controle se torna mais simples e seguro e com isso os gestores têm acesso a dados que facilitam a criação de estratégias eficientes que reduzem perdas e maximizam ganhos.

Aumento da produtividade

Assim como já foi mencionado, o sistema de gestão beneficia a produtividade da empresa, já que todos os processos se tornam mais simples, padronizados e eficazes, gerando um maior retorno financeiro para a organização.

Como escolher o melhor sistema de gestão?

Ao optar por implantar um sistema de gestão para sua empresa, é fundamental buscar funcionalidades como: 

1. Se a ferramenta atende o setor industrial

Para mais eficiência em suas demandas, é preciso investir em uma ferramenta que atenda com qualidade todos os seus serviços. Para isso, é necessário ficar atento a sistemas de baixo custo, já que poderão trazer problemas e custos futuros como a troca do sistema. 

Sendo assim, invista em sistemas especialistas em gestão de indústria, como o da W3ERP,  garantindo o amplo funcionamento dos processos da empresa. 

2. Se o sistema é de qualidade 

Com a constante evolução da tecnologia, o indicado é optar por fornecedores que ofereçam serviços atualizados e tecnologia de ponta. Opte por um sistema de gestão em nuvem, que mantém o sistema da empresa sempre atualizado e pode ser acessado de qualquer lugar. 

3. Principais funcionalidades

Um sistema de gestão completo oferece as seguintes funcionalidades:

  • Vendas e faturamento;
  • Prestação de serviços;
  • Gestão financeira;
  • Compras e recebimentos;
  • Importação de produtos;
  • Controle da produção;
  • Controle de estoque;
  • Controle do chão de fábrica;
  • Integração com a contabilidade;
  • Controle da qualidade;
  • Gestão de documentos;
  • Databooks;
  • Controle da expedição;
  • Gestão de projetos.

Pois bem, as opções são diversas e bem amplas. 

4. Suporte 

Busque por uma empresa que ofereça um suporte de qualidade. Veja se a empresa fornecedora viabiliza atendimento especializado em diversos meios de comunicação: telefone, chat ou controle de atendimento via ticket. 

5. Custo-benefício

Ao contratar um ERP, muitas empresas almejam qualidade e custo benefício. Seja físico ou web, os custos de um sistema de gestão pode variar muito, comparece aos serviços oferecidos e busque por um sistema que seja customizável e que ofereça custo benefício.

Agora que você já conhece as vantagens de um sistema de gestão para o setor industrial, entre em contato com a W3ERP e invista em um software completo, de alta qualidade, que garante uma gestão eficiente e automatizada.