Sistema de rastreamento veicular: como funciona e qual sua importância?

O sistema de rastreamento veicular é um software que proporciona segurança, economia e produtividade por meio de ferramentas direcionadas e desenvolvidas especificamente para as dores de uma frota corporativa.

De modo geral, o sistema alia a inteligência artificial ao poder de monitoramento que você assume, graças às funcionalidades bastante atualizadas e a captação dos dados de localização exatos.

Por meio do sistema, a sua frota tem o potencial aumentado, tanto na produtividade das operações de campo, quanto na redução de custos relacionados às variáveis da frota, como combustível, pagamentos de multas, manutenção e reparos em casos de acidentes.

Neste conteúdo, você vai descobrir como esses benefícios são assegurados, bem como é – detalhadamente – o funcionamento de um sistema de rastreamento. Acompanhe com a gente!

O que é e como funciona o sistema de rastreamento veicular?

De modo geral, o rastreamento veicular depende de um equipamento – o rastreador – que capta os dados de localização, além de um software para interpretá-los, transformá-los em informações e as organizar para você.

Sendo assim, são necessárias três etapas:

 

  • Captação de dados via satélite 

 

nessa primeira etapa, o rastreador veicular absorve as coordenadas de localização advindas do satélite, armazenando-as internamente, no aparelho.

 

  • Transmissão dos dados de localização: 

 

posteriormente, esses dados são transmitidos para o software, que realiza a função de os interpretar e os transformar em informações relevantes.

 

  • Interpretação e disposição das informações no sistema: 

 

por último, as informações são dispostas no sistema estrategicamente, a fim de apontar para você possíveis problemas relacionados à frota e assim te entregar o controle do monitoramento veicular.

Em alguns sistemas mais avançados, além de as informações ficarem armazenadas no software – como “rastros” – formando registros bastante fundamentais para a correção de alguns erros da frota e o avanço da sua empresa – elas também trabalham em uma dinâmica de monitoramento integral.

Esse monitoramento se dá pois você tem a opção de acompanhar os itinerários em tempo real, conferindo as informações e tendo o controle total da operação.

Dessa forma, o sistema serve como um “gestor de frotas” muito completo, que além de facilitar o monitoramento e a identificação de problemas nos trajetos, também aponta melhorias para a produtividade dos motoristas, a segurança da frota e a saúde econômica da sua empresa, por exemplo.

As ferramentas e os pilares do rastreamento veicular

Um sistema de rastreamento veicular eficaz ultrapassa as funcionalidades básicas – como a captação dos dados e sua transmissão. Por isso, escolha o software com bastante atenção.

Ao contratar um sistema verdadeiramente inteligente, você também tem acesso a algumas ferramentas específicas, direcionadas tanto para a identificação de alguns problemas da frota, como também para a otimização das tarefas desempenhadas pelos seus veículos, sejam elas entregas ou prestações de serviços.

Dentre as ferramentas desenvolvidas com o intuito de aumentar a produtividade das operações de campo, estão as 5 seguintes:

#1 Regras de rastreamento

As regras de rastreamento podem ser configuradas de várias formas e para diferentes finalidades, segundo o segmento que a sua empresa está e a política da sua frota. Isto é, elas são flexíveis para a sua realidade e são escolhidas por você, de acordo com os objetivos que você quer alcançar e os problemas que deseja extinguir.

De modo geral, você cria as regras dentro do sistema, especificando como ela vai funcionar, quais veículos estão sujeitos a ela, em que dias da semana elas são válidas e até mesmo o horário determinado. E pronto! A inteligência artificial do sistema de encarrega de monitorar se elas estão sendo seguidas, e você é notificado na quebra dessas regras.

Dentre as normas que você pode criar, estão:

  • Limite de velocidade;
  • Tempo de permanência no cliente;
  • Paradas em endereços/destinos;
  • Entrada e saída de cercas virtuais.

#2 Cercas virtuais

Essa outra ferramenta é ideal para quem deseja garantir a segurança dos veículos e o controle sobre a conduta dos motoristas.

Como o sistema possui um mapa dinâmico – por onde você pode se guiar e acompanhar os veículos – as cercas são delimitações que você escolhe, tanto para impor limites de até onde os condutores podem ir, quanto para determinar quais as regiões que devem ser atendidas pela sua frota.

As cercas virtuais também são eficazes para o controle e o monitoramento do uso pessoal do veículo, no caso das empresas que permitem essa prática. Delimitando as regiões permitidas, caso o motorista esteja fora delas, os custos com combustível e outras variáveis são de responsabilidade dele.

#3 Histórico de trajetos

Como já mencionamos, o sistema de rastreamento veicular serve como uma forma de registrar informações e trajetos percorridos pelo seu motorista, a fim de gerar um armazenamento de dados para futuras análises, ou até mesmo casos em que são necessários comprovações, como em processos trabalhistas, por exemplo.

Ter acesso ao histórico de trajetos também te auxilia a medir como está a velocidade das operações de campo, como está a conduta dos motoristas – se está acontecendo desvios de trajeto ou não – e até mesmo quais os colaboradores que estão se destacando nas operações de campo.

#4 Identificação dos motoristas

Segundo as informações do blog Doutor Multas, a multa mais comum vinculada às frotas corporativas acontece por não haver a identificação do motorista que estava conduzindo o veículo no momento da infração.

Nesse caso, a multa é dobrada para a empresa, que além de arcar com os prejuízos financeiros, também tem seu nome manchado. Em relação ao motorista, esse pode ter seu direito de dirigir suspenso, ou até mesmo a sua CNH cassada.

Sendo assim, a ausência da identificação do motorista pode ser um problema gigantesco para empresas portadoras de frota veicular. 

A ferramenta que identifica o motorista varia muito entre cada sistema de rastreamento veicular. A forma ideal – e mais moderna – é por meio de um QR Code, que ao ser lido pelo aplicativo do motorista, já o identifica em questão de segundos.

#5 Eventos de telemetria

Por fim, uma ferramenta diferenciada – e que pode gerar vários benefícios se for desenvolvida do jeito correto e em um sistema qualificado – é o registro dos eventos de telemetria.

Esses eventos podem ser: acelerações, desacelerações, curvas realizadas, freadas bruscas entre outros; tudo aquilo que é desempenhado pelo motorista e é resultado de sua conduta. 

Em alguns sistemas, a captação desses eventos de telemetria não é exata, por isso, os desenhos no mapa não são correspondentes aos verdadeiros trajetos. 

Todavia, quando os eventos são registrados de forma apropriada, os resultados que você pode alcançar são excelentes! Isso porque toda a rota que você monitorar será realista, bastante detalhada e de fato, exata.

Por que contratar um sistema de rastreamento veicular?

Para finalizar este conteúdo, se você ainda não se convenceu da importância de contratar um sistema de rastreamento veicular, vamos te falar um pouquinho mais sobre ela.

Como cada empresa possui seus objetivos específicos, metas a bater e missões a cumprir, especialmente em meio a um mercado de trabalho de constantes mudanças, os veículos – que prestam esses serviços e realizam as entregas – devem estar devidamente alinhados ao propósito do negócio.

O sistema de rastreamento veicular serve como uma plataforma inteligente, que aponta para você alternativas eficientes de otimização da frota. Como ele funciona de forma flexível, cada tipo de negócio pode usufruir das ferramentas de maneira diferente. 

  • Empresas prestadoras de serviço

No caso das corporações que utilizam os veículos para prestarem serviços, as funcionalidades do sistema servem como um meio de melhorarem a qualidade disso, já que otimizam o tempo do colaborador, conservam o estado do veículo e evitam imprevistos nas rotas.

Como os veículos são a forma que os clientes enxergam o “rosto” de quem está lhe prestando o serviço em questão, é fundamental que toda a excelência seja aplicada na frota.

  • Empresas de entrega

Já em relação às empresas que realizam entregas, o sistema de rastreamento veicular pode ser um meio de garantir a pontualidade dessas atividades.

Como as rotas são devidamente planejadas no sistema, bem como os problemas com os veículos evitados, as entregas se tornam bem sucedidas e eficientes, inclusive podendo acontecer adiantadamente.

Seja qual for a realidade da sua empresa, se ela depende de veículos para realizar a sua função, o sistema de rastreamento veicular deixa de ser uma opção, e se torna uma necessidade!

Com a excelência da sua empresa e a correção das inadequações dos veículos – sem contar com a otimização da frota, garantida pelo sistema – seus clientes certamente vão ficar muito mais do que satisfeitos!

No mais, nos despedimos por aqui. Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Responderemos com prazer!