Serviços terceirizados e suas vantagens para os negócios

Toda empresa tem uma atividade fim, ou, em outras palavras, sua razão de ser. Por mais que ela seja o foco do negócio, sempre é necessário contar com alguns serviços de apoio, que, por mais que não tragam receita ao estabelecimento, são necessários para o seu funcionamento. São as chamadas atividades-meio.

O problema é que, por mais que elas não tragam retorno financeiro, podem consumir uma parcela considerável do orçamento do estabelecimento.

Para evitar que isso aconteça, muitos empreendedores optam pela terceirização – ou seja, ao invés de contratar uma equipe própria, contrata-se uma empresa, que, por sua vez, fornece tanto a mão de obra quanto os objetos necessários para a prestação do serviço.

Deste modo, ganha-se eficiência e corta-se os custos operacionais do estabelecimento.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns serviços que as empresas costumam terceirizar, bem como suas vantagens:

  1. Limpeza

O local onde uma empresa funciona é o seu cartão de visitas.

Isso pois, caso ele transmita uma imagem profissional, por meio de uma decoração bem elaborada e de uma boa rotina de limpeza, isso causará uma boa impressão nos visitantes – inclusive os mais importantes, como clientes e investidores em potencial.

Por outro lado, caso o local esteja fora de ordem e passe uma imagem de desleixo, o efeito será o contrário.

A boa notícia é que não é preciso comprometer o orçamento do estabelecimento para evitar que isso aconteça: a contratação de serviços terceirizados de limpeza predial permite que a tarefa seja executada de uma maneira eficiente e a baixo custo.

Isso pois, quem opta por isso não contrata funcionários, mas uma prestadora de serviços, que, por sua vez, responsabiliza-se por tarefas tais como:

  • Recrutamento e contratação de funcionários;

  • Treinamento;

  • Salários e encargos sociais;

  • Fornecimento do material de limpeza necessário.

Além disso, como os proprietários no negócio não terão que se ocupar com nenhum desses itens, eles terão mais tempo e recursos para focar no que realmente importa: o core business do estabelecimento.

  1. Portaria

A má situação da segurança pública brasileira não é novidade para ninguém.

Contudo, nem todas as pessoas se dão conta de que as empresas são mais visadas por criminosos do que as residências: além de dinheiro, elas costumam contar com equipamentos de valor em suas dependências, que podem ser vendidos por um alto valor.

Para evitar que isso aconteça, muitas empresas optam por controlar a entrada e a saída de pessoas por meio de um porteiro.

Esse profissional pode fazer tal controle com a ajuda de ferramentas como sistemas e credenciais, evitando que terceiros não autorizados entrem nas dependências do estabelecimento.

Mais uma vez, não é preciso comprometer uma fatia considerável do orçamento do negócio nessa atividade: é possível optar por contratar uma empresa para dar conta da tarefa.

No caso da portaria terceirizada, uma de suas principais vantagens é o fato de que não é preciso se preocupar com faltas: quando elas acontecerem, serão cobertas por outros funcionários da empresa contratada para essa função.

Deste modo, a segurança do local não ficará comprometida.

  1. Frota

Muitos negócios precisam de veículos para realizar suas atividades cotidianas. É o caso, por exemplo, de comércios ou de restaurantes que realizam entregas: é preciso contar com carros e motos para realizá-las.

Felizmente, isso não significa que é preciso investir uma alta soma de dinheiro em uma frota própria: há empresas especializadas no fretamento de vans e de outros veículos.

Do mesmo modo, há a possibilidade de terceirizar os motoristas, reduzindo os custos, mas sem perdas de produtividade.

Por mais que esse serviço costume ser vantajoso para o contratante, é preciso ter em conta que, para que os benefícios prometidos se concretizem, é fundamental tomar alguns cuidados.

O primeiro deles deve ser verificar a reputação do estabelecimento que se pretende contratar, tanto por meio de pesquisas quanto do contato de quem usufruiu de seus serviços anteriormente: assim, será possível verificar se ele é sério e cumpre o que promete.

Da mesma maneira, antes de fechar o contrato, é importante checar o estado de conservação dos veículos fornecidos pelo estabelecimento.

Isso pois, caso os carros e vans estejam muito desgastados, ou mesmo aparentem não estar com a manutenção em dia, as chances de que a locação traga mais prejuízo do que vantagens é grande.

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