serviços

Serviços essenciais: entenda quais são e por que dependemos deles

O novo coronavírus surpreendeu o mundo todo e diversos serviços ao tomar grandes proporções rapidamente.

Medidas precisaram ser tomadas para que as pessoas possam se proteger, pois, ainda não existe uma vacina e, nesse momento, dependemos muito dos profissionais que são essenciais. 

Enquanto algumas profissões estão experimentando o home office, outras precisam que as pessoas continuem presentes.

É o caso dos médicos e enfermeiros, responsáveis por atender a população enferma e acompanhar a recuperação dos doentes. Mas será que você sabe o que são serviços essenciais e por que precisamos deles?

O que e quais são os serviços essenciais?

Serviços essenciais são aqueles que não podem parar, independente do que esteja acontecendo. No caso da pandemia do COVID-19, são atividades que permitem que boa parte da população fique em casa e se proteja.

Assistência à saúde

Médicos, enfermeiras e todos os profissionais que trabalham na área da Saúde não podem parar, pois, fazem parte de um serviço muito importante: são eles que vão socorrer a população. No cenário atual da pandemia do coronavírus, compõem a linha de frente no combate a doença.

Supermercados

Apesar de trabalharem com número menor de funcionários e em horário reduzido, os supermercados precisam ficar abertos para atender a população. Neste local, são vendidos tanto produtos de higiene e limpeza quanto alimentos.

Assistência social

Profissionais que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade são muito importantes a todo momento. No caso do COVID-19, ajudam orientando e fornecendo alguns itens básicos para moradores de rua.

Produtos de limpeza e máscaras também vêm sendo entregues para essas pessoas. Além disso, a assistência social também deve estar aberta a receber qualquer indivíduo que busque auxílio ou abrigo, por isso não podem parar.

Transporte e entrega de cargas

Os responsáveis por levar produtos para os hospitais e, até mesmo, para os mercados também precisam continuar seu trabalho, realizando, inclusive, entregas menores, dentro da própria cidade. A tendência, com as pessoas em casa, é que haja um crescimento da busca por serviços delivery.

Segurança pública e privada

Polícia e todos os serviços de segurança pública devem continuar funcionando para garantir a ordem. Além disso, o ofício também tem a missão de prevenir assaltos e outros crimes.

Profissionais que atuam com segurança privada, de casas ou estabelecimentos comerciais, também continuam atuando. O objetivo é o mesmo: proteger o patrimônio e as pessoas.

Serviços funerários

Os serviços funerários também fazem parte do que é considerado importante. Mesmo em outras situações, o trabalho de funerárias e coveiros é indispensável e precisa continuar funcionando. 

Tecnologia da Informação e Processamento de dados

Muitas empresas funcionam por meio da Internet. Agora, com o distanciamento social, esse serviço se tornou ainda mais importante.

Os bancos também precisam manter caixas eletrônicos e o autosserviço em funcionamento. Assim, todos os profissionais que atuam com TI ou Processamento de Dados não podem parar.

Serviços postais

O envio e a entrega de cartas também faz parte do grupo de serviços essenciais. Os Correios, principal responsável por esse serviço no Brasil, não podem deixar de trabalhar. 

No entanto, é possível atuar com horário diferenciado e maior prazo nos envios. Na atual situação, por causa do COVID-19, alguns serviços postais foram suspensos, mas ainda é possível enviar e receber cartas e encomendas.

Por que dependemos deles?

Existem outros serviços essenciais que poderiam ser citados, pois, são atividades básicas que mantêm a economia em funcionamento. Mas, afinal por que dependemos deles?

A resposta é simples: porque sem o devido funcionamento destes ofícios não seria possível ficar em casa e ainda faltariam produtos básicos para nossa sobrevivência, sem contar o risco que poderíamos correr.

Esses profissionais abrem mão de seu bem-estar e de sua saúde para que possamos permanecer tranquilos, em casa. Então, aí está a explicação do motivo pelo qual é tão importante manter essas pessoas trabalhando ativamente, mesmo em meio a uma pandemia.

Texto: Gear Seo