empreendedorismo

O que é Empreendedorismo? Quais os Tipos?

O que é empreendedorismo e suas vertentes?  Esta técnica é uma maneira de todos viverem seus próprios negócios, não importa qual seja seu segmento.Saber aproveitar as oportunidades, encontrar novas maneiras de resolver problemas, planejar, correr riscos e inovar são formas de definir o empreendedorismo.

Empreendedores bem sucedidos são aqueles que encontram possibilidades de transformar ideias simples em um negócio valioso. Ou seja, para isso ele desenvolve produtos, serviços e soluções inovadoras.

O que é Empreendedorismo? Quais os Tipos?

Aqui no Brasil, esta prática se desenvolveu significativamente nos últimos anos. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 52 milhões de brasileiros se dedicam ao seu próprio negócio.

Portanto, hoje veremos:

  • Principais tipos de empreendedorismo no brasil;
  • A importância dos cursos online.

O que é Empreendedorismo?

Empreendedorismo é a ciência e a arte de empreender. Em outras palavras, é a capacidade de encontrar soluções, implementar projetos e fazer com que oportunidades se tornem negócios lucrativos. 

No campo dos negócios, esta prática está associado à criação de produtos ou empresas com base em uma ideia inovadora.

O termo vem do latim “imprehendere”, mas sua definição vem da tradução da palavra em inglês “entrepeneurship”

Hoje em dia, o empreendedorismo é um ato muito valorizado. Afinal, a evolução econômica e social depende do desempenho dos líderes empresários.

Principais Tipos de Empreendedorismo no Brasil

Acima vimos o que é empreendedorismo, então vamos conhecer quais são seus tipos. Agora é hora de mergulhar mais a fundo e conhecermos os 3 principais tipos de investimentos no Brasil. 

Portanto, veja as características de cada perfil e verifique se você se encaixa em pelo menos uma delas. Assim você pode até mesmo começar seu próprio negócio.

Confira quais são:

  • digital;
  • informal;
  • social.

1. Empreendedorismo Digital 

O empreendedorismo digital é um dos modelos de negócios que mais crescem aqui no Brasil. Essa modalidade é mais fácil de iniciar porque não existe uma estrutura física como em outros negócios. 

Ainda mais,sendo um dos principais tipos de investimentos, ele é facilitado pela expansão do acesso à Internet em nosso país.

Ou seja, cerca de 65% dos brasileiros acima de 10 anos acessam à Internet regularmente. Além disso, 116 milhões (94,6%) acessam à Internet por meio de telefones celulares. 

2. Empreendedorismo Informal

Esse é praticado por grande parte dos brasileiros que ainda não abriram formalmente seus negócios. 

Nesse tipo de empreendedorismo, a ideia é satisfazer necessidades de curto prazo. No entanto, proporciona apenas o básico para a sobrevivência.

Por exemplo, essa modalidade engloba barraquinhas de rua que operam sem CNPJ ou qualquer tipo de registro de atividades. 

Portanto, a desvantagem dessa categoria é que, por ser informal, está sujeita a várias restrições, sem acesso a serviços de crédito e outros.

3. Empreendedorismo Social

O que é empreendedorismo social? Essa é uma modalidade que se concentra na solução de problemas em várias esferas da sociedade. Ou seja, ele tem o objetivo de desenvolver soluções para as nossas necessidades. 

Com ele são criadas soluções de saúde, educação, distribuição de renda, moradia, direitos humanos e meio ambiente. Portanto, esse é uma das práticas mais importantes para a sociedade.

A Importância dos Cursos Online

Para começar a trabalhar com o empreendedorismo, o indicado é apostar em um curso online. Por meio dele, você conhecerá todas as etapas do processo de criação e abertura do seu próprio negócio. 

Ainda mais, com ele você terá dicas sobre quais são as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso.

Ou seja, os cursos online sobre empreendedorismo não apenas permitem que os empreendedores superem obstáculos diários com seu próprio negócio, mas também fornecem dicas e ferramentas para atravessar burocracias comerciais.

Conclusão

Hoje conhecemos os principais tipos de empreendedorismo. Acima de tudo, empreender significa ver oportunidades que ninguém vê, e oferecer boas soluções para todos nós. 

Além disso, é possível notar que desde o advento do empreendedorismo, a sociedade se desenvolveu em vários aspectos. Como você pode ver, é essencial saber o que é empreendedorismo.

A Internet se tornou mais presente em nosso cotidiano, colocando um mundo de oportunidades a um clique de distância. Portanto, use e abuse dessa nova maneira de fazer negócios na Internet, e obtenha resultados muito melhores.