colaboradores

Proporcionando bem-estar para seus colaboradores

Os ambientes de trabalho, cada vez mais, possuem regras para a convivência e desenvolvimento do serviço para os colaboradores. Mais ainda, cada vez mais elas se tornam diferenciadas. Isso ocorre pois há muitos perfis de empresas e públicos, o que faz com que os ambientes se personalizem de acordo com a identidade do negócio e do seu público-alvo, trazendo mais bem-estar.

Apesar dessas diferenciações, nas empresas compromissadas há um ponto que se assemelha de forma a também padronizar e garantir um bom serviço prestado: garantir uma boa estrutura e o bem-estar dos funcionários e clientes.

Isso porque, além de todas as obrigações, o bem-estar de todos os funcionários deve ser algo importante como qualquer outro tópico dentro desde local, pois sabemos que sem eles muitos avanços não existiram.

Então, para que você saiba um pouco mais sobre como deixar o ambiente agradável, acompanhe o texto, pois iremos dar algumas dicas que são simples, porém demonstram o carinho e a importância que os colaboradores têm e necessitam.

Higiene ocupacional para colaboradores

Primeiramente, falaremos um pouco mais sobre a higiene ocupacional segurança do trabalho, que não se trata diretamente de manter a limpeza do ambiente mas impacta diretamente no local e no serviço prestado pelos profissionais.

Na prática, o termo higiene ocupacional se refere a uma ciência que possui o objetivo de reconhecer, avaliar e controlar riscos que são vistos como ocupacionais no ambiente trabalhista em questão. Ou seja, é sobre detectar e retirar todos os agentes que causam danos e doenças.

Mas isso não é segurança do trabalho? Não, porém ambos os estudos se interligam, pois enquanto a higiene trata de avaliar os elementos do local e os riscos, a segurança do trabalho engloba todas as etapas. Ou seja, a higiene é um aspecto muito importante para garantir as ações da segurança do trabalho.

Algumas de suas fases são:

  • Antecipação de riscos;
  • Reconhecimentos de riscos;
  • Avaliação de riscos;
  • Controle de riscos.

Alguns desses agentes são os físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes no local laboral. Eles são detectados a partir do momento em que oferecem risco a saúde, dependendo de variados fatores, e quando isso ocorre eles são corrigidos.

Exame de contratação de colaboradores

Conhecido também como exame admissional, ele se tratar de uma avaliação básica e rápida médica que é solicitada sempre que a pessoa for contratada em regime CLT, com carteira assinada.

Com ele, a garantia de que o profissional está em perfeitas condições físicas e mentais de trabalho é protocolada e assim, de forma documental, é possível provar que a pessoa está apta para exercer o cargo.

O exame é bom para os dois lados pois o contratante estará seguro de que o funcionário poderá fazer todos os exercícios a ele implicados, assim como o trabalhador poderá recorrer com seus direitos caso ocorra algo no local de trabalho.

Café

Se existe alguma bebida preferida dos brasileiros é o café. Todos se juntam para a hora de tomar um na cafeteira expresso, para poder relaxar, se distrair e voltar ao trabalho com mais gás ainda.

O benefício de possuir uma máquina de café em um ambiente de trabalho é enorme, pois ajuda no relacionamento das pessoas assim como na aproximação, na concentração e ainda traz um bem-estar para o local.

Assim, a maioria desses locais optam por alugar uma máquina café expresso profissional, para que seja possível uma manutenção mais certeira e com profissionais especializados, além de ser possível trocar de modelos quando desejar.

Uniformes personalizados

Por último iremos falar sobre uniformes personalizados de empresas. Hoje em dia isso é uma enorme tendência e ainda ajuda o local como um todo.

Quando pensamos em uniforme, pode ser desde um completo, até somente camisas personalizadas, que irão reinventar a forma de como a empresa tratará e entenderá os funcionários.

Claro que será para melhor, pois com o uniforme as pessoas são claramente mais avistadas, serão entendidas a partir de seu cargo e função e poderão, com mais facilidade, circular no local.

Desse modo, uma blusa para uniforme feminino e masculino ajuda em contextos como estratégias, fornecimento de brindes, detecção de todos os tipos de profissionais e afins. Ou seja, uma blusa pode trazer diversos significados.

Lembrando que há muitos tipos, cores, modelos e formatos que podem ser estilizados e feitos da forma que for desejado, sempre seguindo padrão e perfil da empresa e de todos os funcionários que nela trabalham.