segurança

Segurança para seu imóvel ou residência

Com o mercado da segurança em constante crescimento, vale a pena destacar como esse negócio tem obtido crescimento nos últimos anos.

Devido a procura por instalações elétricas, segurança diante de incêndios e as exigências do Corpo de Bombeiros.

Os assuntos voltados à segurança podem envolver não somente a parte da prevenção de assaltos, roubos ou furtos, mas também toda parte de instalação de sistemas elétricos assim como as proteções diante de incêndios.

Por isso, esse artigo vai trazer algumas dicas de elementos que podem ser incorporados em sua residência ou empresa, com o objetivo de garantir a segurança de todos.

Se você ficou curioso para obter mais informações, continue a leitura do artigo.

Você já ouviu falar em sistema de sprinkler? Confira os detalhes

O combate a incêndios é uma das prioridades em um local em que existe uma aglomeração de pessoas. A ideia, além do combate, é atuar também na prevenção, para que os incêndios nem ocorram.

Diversas soluções foram desenvolvidas para ser utilizados em locais com grande aglomeração de pessoas como:

  • As edificações;
  • As construções, inclusive, as industriais;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Hotéis.

sistema de sprinkler para proteção contra incêndio é um método que visa proteger o local e por isso, pode ser analisado pelos especialistas para sua instalação.

Esse tipo de sistema é acionado quando a temperatura do local se eleva acima do que é considerado como normal.

Por ser tão importante, esse sistema é recomendado por profissionais do setor da construção como engenheiros, pelo fato de reduzir os incêndios ou sua probabilidade de propagação de chamas.

Esse tipo de sistema é acionado por meio de um sensor que identifica a elevação da temperatura e simultaneamente aciona uma liberação de água para o combate às chamas.

Além disso, o objetivo é resfriar o local e evitar que as chamas se propague. Ela conta com orifício de entrada, assim como uma ampola e defletor. No entanto, além desse sistema existem outros que traremos nesse artigo.

Documentações de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros

Quando o assunto é sobre incêndios, o Corpo de Bombeiros é fundamental para emissão de diversas liberações de funcionamento. Um deles é o CLCB bombeiros SP.

Esse tipo de laudo e vistoria é exigido para os seguintes casos: tanto de construção como reforma, a regularização de edifício, assim como construções provisórias como em circos e eventos.

Ambientes totalmente familiares não exigem o uso desse tipo de laudo e vistoria. Basicamente, o CLCB SP mostra que o local está apto a receber as instalações ou prosseguir a construção.

Com o objetivo de mostrar que eles estão aptos com a presença de extintores, saídas de emergências, placas de sinalização, dentre outros.

A importância de realizar instalações elétricas de forma assertiva

Já que estamos falando sobre a precaução com segurança, evitar incêndios e pensar em ações de detectar fumaça, é importante estar atento também às instalações elétricas do local.

Elas são fundamentais para garantir que a distribuição de energia elétrica seja feita corretamente e ainda, evita problemas como uma sobrecarga da rede e até curto-circuito.

Um dos mecanismos de segurança é o sistema de aterramento elétrico, que ocorre, principalmente, em condomínios. Um dos fatores que podem ser um princípio de incêndio é ocasionado pelos fatores externos.

Os raios podem ocasionar incêndios por meio de descargas elétricas e por isso esse sistema de aterramento e tão importante.

O aterramento consiste na instalação de peças metálicas no telhado do prédio conectado a cabos e fios que proporcionam as descargas elétricas e sua distribuição até a terra, quando deixa de afetar ao ser humano.

Esse sistema de aterramento deve ser feito não somente em prédios, mas também em ambientes industriais, como é o aterramento eletrico industrial.

Com isso, você garante a segurança tanto dos moradores como dos funcionários de sua empresa.

Além da segurança nas instalações elétricas dentro da empresa, é importante focar na segurança dos funcionários por meio da distribuição de equipamentos eficientes e de proteção individual.

Por exemplo, muitos funcionários  trabalham com altura estão expostos a diversos riscos. Por isso, um dos meios é apostar no uso da cinta de ancoragem que é feita de forma resistente, com compostos metálicos.

Por meio do uso desse material fica mais fácil estar seguro e protegido.