Equipamentos de segurança e portaria para condomínios

Cada vez mais, o sistema de cameras de segurança está presente no cotidiano de condomínios e outras residências, e isso é explicado pelo aumento considerável dos índices de criminalidade dentro das grandes cidades.

E, por causa disso, o investimento em sistemas de segurança, que vai além das câmeras de segurança, vem sendo muito discutido.

Neste artigo, abordaremos alguns desses equipamentos que estão presentes no cotidiano das pessoas, principalmente no caso de condomínios, tanto de prédios como de residências.

Além disso, falaremos sobre como esses equipamentos têm assegurado a qualidade do controle de acesso para condominios e gestão de possíveis riscos, com cancela para controle de acesso e outros equipamentos.

Há diversos equipamentos presentes nos sistemas de segurança, e são muito importantes para que todas as pessoas se sintam seguras e protegidas.

Abaixo, falaremos de alguns desses equipamentos.

Câmeras de segurança

Um dos equipamentos mais usados é a câmera de segurança, também chamada de câmera de vigilância.

Ela permite que pontos específicos sejam monitoradas, sendo uma importante inibidora de criminosos.

Os pontos mais comuns são as regiões que podem estar menos seguras como garagem, região dos fundos e também em locais com bastante fluxo, além de qualquer lugar que seja necessária a vigilância.

As câmeras instaladas devem possuir sensores infravermelhos, que, por meio de dispositivos optoeletrônicos, conseguem capturar imagens em ambientes com pouco iluminação, desse modo, o sistema de câmeras consegue funcionar mesmo na ausência de luz, assim como o controle de acesso RFID.

É fundamental que as câmeras tenham também um sistema de gravação, conhecido como DVR – Digital Video Recorder, para que as imagens sejam armazenadas e identificadas posteriormente.

Esse sistema de gravação deve ter um backup remoto, pois, caso haja uma invasão, os criminosos não terão as gravações.

Por causa do avanço da tecnologia, é possível fazer o monitoramento via internet dessas câmeras, por meio de um computador ou então de um smartphone.

Quando os criminosos veem esses equipamentos, geralmente são inibidos de praticarem os delitos, pois, caso o façam, há a possibilidade de serem identificados.

Outra tecnologia importante é o chamado Video Analytics que, por meio de softwares e algoritmos avançados de Inteligência Artificial, analisam as imagens monitoradas, sem a intervenção do fator humano, e ajudam ainda a identificar:

  • Invasões;
  • Suspeitos circulando;
  • Fluxos de pessoas;
  • Comportamentos incomuns na edificação.

As câmeras de vigilância também são usados em conjunto com a catraca eletronica e outros elementos.

Portaria remota

Uma das ferramentas mais usadas dentro dos condomínios hoje em dia é a portaria remota.

A portaria remota, de maneira mais geral, é a substituição da presença física de um porteiro dentro do condomínio por meio de um gerenciamento à distância.

Porém, ainda há um funcionário que trabalha de forma direta na central de monitoramento, controlando o acesso por meio dessas câmeras 24 horas por dia.

Por isso que esse tipo de portaria é chamada também de portaria virtual campinas.

O funcionamento dessa portaria é bem simples. O visitante aperta a campainha e conversa com o porteiro por meio de um interfone.

Ao mesmo tempo, o funcionário da empresa emite uma notificação para o morador por meio de diversos caminhos, como telefone, celular e até mesmo aplicativo.

E se for autorizado, o visitante entra.

Já a entrada dos moradores é feita com um sistema de identificação único que pode ser realizado por meio de biometria, cartões magnéticos e QR Codes.

Para que tudo funcione de forma plena e sem nenhum imprevisto, ou melhor dizendo, com a quantidade mínima de imprevistos, é preciso contratar uma empresa especializada e os condôminos devem investir em uma aparelhagem bastante tecnológica, que consiste em:

  • Câmeras de segurança;
  • Sistema de identificação;
  • Uma conexão de velocidade rápida com a internet.

A velocidade da conexão influencia no resultado, para que tudo seja transmitido em tempo real.

Depois da instalação, também é preciso fazer manutenções preventivas e periódicas, para que todos os equipamentos funcionem em sua potência máxima.

A portaria remota tem inúmeros benefícios, que são economia de tempo e dinheiro com treinamento de porteiros e vigilantes, diminuição de assaltos, já que, sem um porteiro físico, ele não poderá ser rendido por assaltantes, diminui o gasto com possíveis ações trabalhistas e assim por diante.

Assim, vimos que esses equipamentos ajudam e muito a segurança das pessoas com que convivem de maneira adequada.