imóveis

3 motivos para investir em imóveis para locação

Para quem busca uma forma de rentabilizar o capital deixado na poupança, investir em imóveis para alugar é uma excelente alternativa. 

Afinal, diante do cenário econômico no país, esse tem sido um bom momento para adquirir bens que valorizam com o passar dos anos e ainda remuneram mensalmente seus proprietários.

Inclusive, lançar-se ao mercado de imóveis nesse período garante lucro rápido a um baixo risco. 

No entanto, é importante levar em consideração alguns critérios-chave e buscar a ajuda de uma empresa séria nesse segmento, a fim de assegurar uma escolha apropriada.

Neste artigo, vamos abordar sobre o mercado imobiliário, o que observar ao investir em imóveis e como uma imobiliária auxilia na melhor tomada de decisão. Boa leitura!

Qual o futuro do mercado imobiliário?

As perspectivas futuras para o investidor imobiliário são boas, pois, com a retomada da economia, o valor dos imóveis tende a subir nos próximos anos. 

A vida dos brasileiros já vem se estabilizando com a liberação de crédito, de modo que o ramo da locação encontra-se cada vez mais aquecido.

É nesse contexto que o mercado reage com otimismo. Afinal, a expectativa é um aumento de cerca de 10% no número de imóveis novos vendidos no próximo ano. 

Sem dúvida, os aluguéis acompanharão o cenário e também voltarão a crescer. Portanto, esse é o momento ideal para investir em imóveis para alugar.

Por que investir em imóveis para locação?

Além do cenário que volta a aquecer-se, existem diversos motivos que demonstram o porquê vale a pena investir nesse segmento. Confira alguns deles nos tópicos a seguir:

1. Maior rentabilidade

Comparado a outros investimentos, como no mercado financeiro, o investimento em imóveis tem se mostrado uma ótima opção. 

Com as recentes quedas na taxa SELIC, os rendimentos com aluguel se tornam bem mais interessantes. 

Se combinado a uma boa administração, você garante um rendimento mensal sem dores de cabeça. 

Desse modo é preciso considerar que realizar um bom cadastro do futuro inquilino, com um contrato justo para as partes, além de uma vistoria de entrada e de saída, facilitam as negociações e acertos entre as partes.

2. Grande perspectiva de valorização

Depois de alguns anos com o mercado imobiliário em crise, a retomada vem acontecendo de forma rápida. 

A redução nas taxas de juros de financiamentos imobiliários, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas, vem facilitando a aquisição de imóveis por uma parcela maior da população. 

Com essa demanda crescendo, existe também a expectativa de que os valores dos imóveis voltem a subir, potencializando o retorno do seu investimento. 

3. Demanda crescente

Ao analisar a região ou cidade na qual você pretende investir, um ponto importante é ver o quanto as pessoas querem morar ali. 

O oeste paranaense, por exemplo, tem atraído um grande número de pessoas em busca de se colocarem no mercado de trabalho e de desfrutarem de uma maior qualidade de vida.

Toledo, em específico, se destaca nessa atração populacional devido aos diversos investimentos públicos e privados que vem acontecendo. 

Tais aspectos refletem também no potencial de valorização do seu investimento em imóveis nesta cidade, assim como outros pólos semelhantes.

O que avaliar ao investir em imóveis para alugar?

Entenda, a seguir, o que é preciso levar em consideração na hora de investir em imóveis para locação.

Localização

A escolha da localização é fundamental para o sucesso do negócio, logo, esse quesito precisa estar na sua lista de prioridades. 

Se as pessoas buscam por imóveis na região central do seu município, por exemplo, as chances de obter lucros são maiores nessa localidade, pois a demanda resultará no valor mais alto do aluguel.

Por outro lado, uma propriedade similar em bairros afastados representa um entrave para o alcance do retorno sobre investimento da forma como o proprietário almeja. 

Sendo assim, antes de decidir pela aquisição de um imóvel, entenda a necessidade de mercado na região em que pretende investir.

Demanda por clientes

Outro ponto essencial é investir no perfil de imóveis que têm mais procura no mercado de locação. 

Para famílias maiores, o ideal são propriedades com três quartos, já para casais sem filhos a demanda por dois dormitórios costuma ser maior. 

Nesse cenário, as perguntas que precisam ser feitas são: qual cliente pretendo atender e qual renda almejo obter com o aluguel? Caso seja possível, invista em diferentes perfis de imóveis.

Rentabilidade do investimento

Na hora de investir em imóveis para alugar, é preciso pensar nas diversas oportunidades de rentabilidade. 

Lembre-se que é possível obter lucros com o aluguel e com a valorização do patrimônio dentro de um período. Isso inclui também a compra de propriedades usadas para reforma e venda.

Como uma imobiliária ajuda na melhor escolha?

Ao investir em imóveis para alugar, o investidor deve contar com o apoio de uma imobiliária de confiança no mercado. 

Afinal, os profissionais do ramo precisam estar preparados para auxiliar na busca pela propriedade ideal, tendo em vista a carteira de clientes e os perfis mais desejados.

Aliás, é importante ressaltar que a imobiliária serve de intermediária entre o proprietário e o inquilino. 

Logo, cabe a ela, ainda, solucionar questões de ordem burocrática e garantir que o imóvel seja preservado durante todo o período da locação.

Nesse contexto, uma imobiliária auxilia em aspectos como:

  • Definir melhor o perfil desejado;
  • Traçar estratégias de divulgação mais amplas;
  • Realizar a intermediação entre seu público e você;
  • Controlar e facilitar aspectos burocráticos.

Como dissemos no início do artigo, o mercado imobiliário brasileiro está sinalizando para uma melhora acentuada nos próximos anos. 

Portanto, essa é a hora de investir em imóveis para alugar e, dessa forma, lucrar rápido sem correr um alto risco.

Já que investir em imóveis é uma alternativa lucrativa, que tal dar o primeiro passo para a tomada de decisão? 

Entre em contato com a Imobiliária Panorama e conheça, agora mesmo, a gama de opções interessantes que temos a oferecer!