segurança

Segurança e EPIs: adaptando o seu negócio

Melhorar o ambiente de trabalho é necessário para qualquer tipo de negócio, não só para focar na parte de segurança mas também para oferecer um ambiente mais saudável e adaptado para os colaboradores, clientes e prestadores de serviço que irão circular e executar suas funções dentro da empresa.

Neste artigo iremos abordar as principais formas de adaptar o seu negócio investindo na proteção e segurança dos colaboradores sem esquecer do investimento extremamente necessário que deverá ser feito no ambiente, transmitindo sempre a imagem e a identidade que sua empresa apresenta.

Melhores sistemas de segurança

A segurança e o monitoramento podem ser feitos de forma mais eficaz com o uso e a aplicação de tecnologias que o mercado oferece e que estão se adaptando e melhorando cada dia mais.

Pode ser um pouco difícil entender quais os benefícios e porquê optar por algum tipo de sistema de segurança mais específico.

Para compreender os sistemas existentes e as vantagens que ele traz para o seu negócio, confira os tópicos abaixo:

1. Segurança elétrica

As instalações elétricas devem sempre ser feitas por uma equipe especializada que irá entender exatamente a necessidade de distribuição de cada área do seu negócio.

Além disso, é sempre importante contar com um projeto SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).

Na prática, essa ferramenta se trata de um sistema que irá interligar um para-raio na parte mais alta da estrutura até um sistema de aterramento que irá dissipar a energia proveniente de raios em um local seguro, geralmente abaixo do solo.

Isso garante que essa energia (que é extremamente alta) não afete aparelhos ou atinja pessoas. Isso porque ele que pode causar incêndios e a queima de equipamentos.

2. Câmeras

O serviço de instalação de cameras deve ser feito por uma empresa que irá estudar o ambiente e aplicar cada câmera em um local estratégico, pensando em cobrir o maior raio de distância e utilizando a menor quantidade possível de equipamentos, gerando a maior eficácia pelo menor custo.

Esse sistema pode operar tanto por monitoramento via celular ou pela contratação de uma central que irá monitorar e reportar qualquer acontecimento inesperado dentro do ambiente.

A opção do monitoramento normalmente fica a escolha do dono ou gerente do negócio, pois são as pessoas que mais entendem a necessidade de segurança do local.

3. Renovação de CLCB

Ao iniciar a construção de qualquer empreendimento ou negócio é necessário emitir o CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros), que irá identificar qualquer falha no projeto, irá orientar em algumas medidas de segurança e ajudará a implementar sistemas de seguranças mais eficazes (como na escolha dos tipos de extintores e até mesmo no projeto elétrico). Mas uma pergunta muito comum é: Como renovar clcb?

Essa pergunta pode ser facilmente respondida uma vez que no próprio certificado consta a data de validade do certificado que, normalmente, varia de 2 a 4 anos. No entanto, cabe ressaltar que esse prazo pode variar muito dependendo das funções que o negócio possui.

Como vimos, existem muito sistemas que irão ajudar de forma eficaz na segurança do trabalho e que podem – e devem – ser implementadas com o máximo de cuidado possível, evitando incêndios, assaltos e até auxiliando na eficácia estrutural do seu negócio. Investimentos sempre são necessário para aumentar a produtividade e, obviamente, o lucro.

EPIS e os prestadores de serviços

EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são desenvolvidos para que os funcionários possam executar suas ações de forma segura, sem colocar em risco a saúde.

De modo geral, os EPIs variam desde máscaras que evitam a respiração de gases tóxicos até botas e luvas que evitam o contato com superfícies ou máquinas que podem fazer mal a pele.

Existem diversos tipos de EPIs no mercado, vamos abordar agora um equipamento que tem sido muito procurado e, provavelmente será vital para o seu negócio.

Protetor auditivo

O modelo mais comum desse produto é o protetor auditivo tipo concha que suas laterais (que realizam a proteção) reproduzem o formato de concha e conseguem realizar a proteção adequada dos ouvidos do colaborador, assim evitando que sons altos provenientes de maquinários e equipamentos operando possam afetar a sua saúde a longo prazo.

Fora esse modelos, existem outros no mercado, como:

  • Protetor intra-auricular;

  • Protetor de inserção moldável;

  • Protetor de inserção pré-moldados;

  • Protetor em arco.

Cada um fornece um tipo específico de proteção e para aplicar no seu negócio é necessário ter um estudo sobre qual tipo de ruído é captado. Assim será possível escolher o protetor mais indicado para o seu estabelecimento.

Prestadores de serviços

O serviço terceirizado possui diversos benefícios e, atualmente, é o método mais rápido e barato de contratar serviços.

Basicamente, um prestador de serviços deverá ser especializado na área em que é contratado e licenciado para executar a função que foi contratado. Esse método é o mais eficiente possível para ter mão de obra especializada e barata.